GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria – Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
E. E.
JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno ou não.
Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.
As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.
Atividade
de Língua Portuguesa- 1ª Série E.M.
Situações
de Aprendizagem desenvolvidas para o 1º Bimestre – Língua Portuguesa – 1º ano EM
EF69LP08 / EF69LP07B – Produção de texto em diferentes gêneros,
considerando adequação ao contexto de produção e circulação; Revisão e edição
de mídia tendo em vista adequação ao gênero.
Produção de mídia: notícia
jornalística – vídeo-filmagem – Problemas Socioestruturais do Jardim Alegria
– Francisco Morato/SP - TRABALHO EM GRUPO
·
deve
ser concluído e entregue - postado via WhatsApp (grupo da classe) ou (preferencialmente)
por e-mail – elaine_ritter@hotmail.com;
·
e/ou,
por conta da atual situação, pode ser produzido e entregue em versão escrita
e de FORMA INDIVIDUALIZADA, para que não haja contato interpessoal, e,
possível prejuízo de sua saúde;
·
Como
esse trabalho já estava previsto e devidamente orientado, espero sua
conclusão no mais tardar, para a última semana de março.
Leia os textos abaixo.
Texto 1
O casaco de listras azuis
Era a
década de setenta, e o Pintor [...] decidiu que iria fazer o retrato do Amigo.
E porque o Amigo era especial, também especial deveria ser o retrato.
Os
filhos do Amigo, crianças curiosas, acompanhavam a figura do pai que, pouco a
pouco, caprichosamente, ia aparecendo no papelão que, noite após noite, dormia
no tripé improvisado da sala.
E,
então, depois de certo tempo, o retrato ficou pronto.
Se,
como Michelangelo [...] o Pintor ordenasse “parla!”, a obra falaria, tamanha a
sua pequena perfeição. Os cabelos parados no desenho pareciam voar, o sorriso
tinha certa ironia misteriosa e o olhar maroto [...] dava conta de que o Amigo
se divertia enquanto era retratado.
E o
casaco de listras azuis! Ah, quem comparasse de perto o casaco verdadeiro com o
seu desenho não conseguiria enxergar diferença entre um e outro. [...]
(Depois
de um tempo, a vida e as correrias afastaram um pouco o Pintor e o Amigo.
Seguiram ambos ganhando o mundo, a vida. O Pintor, dividido entre duas casas. E
o Amigo, supersticioso que era, deixou de usar azul depois que duas ou três
coisas meio ruins lhe aconteceram quando vestia esta cor.)
Tantos
anos depois, o retrato ainda está lá, vivo, na parede. E, tantos anos depois, o
Pintor e o Amigo (meu pai) também estão lá, vivos, no retrato.
SCHNEIDER, Henrique.
Disponível em: <http://migre.me/s89WU>. Acesso em: 16 nov. 2015.
Fragmento.
Texto 2
ZIRALDO. Curta o menino maluquinho... em
histórias rapidinhas. São Paulo: Globo, 2006.
(D20: Reconhecer
diferentes formas de tratar uma informação na comparação de textos que tratam
do mesmo tema, em função das condições em que ele foi produzido e daquelas em
que será recebido)
01) Esses dois textos são semelhantes,
porque
A) apresentam a pintura como uma
brincadeira de criança.
B) descrevem a pintura como uma
representação da realidade.
C) ensinam a técnica de pintura dos
desenhos em quadros.
D) explicam o mistério presente nas
pinturas de retratos.
(D17: Reconhecer o
efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.)
02) No último parágrafo do Texto 1, os
parênteses foram usados para
A) apresentar uma explicação.
B) citar um trecho de um livro.
C) descrever uma sigla.
D) destacar um exemplo.
Leia o texto abaixo.
Consumismo: impactos para o bolso e para o planeta
Há
vários anos, a sociedade moderna tem sido rotulada como a sociedade do consumo.
A grande questão, na verdade, é que temos assistido à consolidação de uma
sociedade consumista. E esse é o grande problema.
Em
uma sociedade de consumo, as pessoas adquirem produtos e serviços necessários
para sua vida. Consumismo, ao contrário, é o ato de comprar produtos e serviços
sem necessidade e consciência. É compulsivo e descontrolado. Não basta se
vestir, é preciso por alguns produtos tecnológicos, é necessário possuir os
últimos lançamentos. Numa sociedade consumista, o consumidor é permanentemente
incentivado a adquirir novos produtos.
E
essa onda consumista traz graves consequências para a nossa sociedade. No plano
individual, um grande número de pessoas se encontra em uma situação de
endividamento extremo estimulado pelo desejo de consumo. [...]
Já no
plano coletivo, é o nosso planeta que sofre bastante com o consumismo. O meio
ambiente é diretamente afetado, pois o consumo desenfreado e o desperdício
[...] requerem o uso de mais matérias-primas, e, consequentemente, também geram
grande quantidade de resíduos. Por causa disso, os ambientalistas acreditam que
o nosso planeta está gravemente doente e alguns dos sintomas já são sentidos e
estão piorando as condições de vida na Terra, como por exemplo, o aquecimento
global. [...]
Felizmente,
já existem diversos movimentos questionando esse tipo de sociedade [...]. Em
diversos países, pessoas estão adotando como filosofia de vida uma tendência que
foi chamada de “new consumerism”1.
Elas acreditam que é possível ter qualidade de vida sem apelar para o exagero
no consumo. Buscam viver bem com o essencial. [...]
O
crescimento da chamada “economia compartilhada” também é uma reação ao
consumismo. A lógica para as empresas desse modelo não é a produção de bens e
serviços para cada indivíduo, mas sim o compartilhamento pessoa-para-pessoa
(peer-to-peer), o chamado consumo colaborativo. [...] A economia compartilhada
permite que as pessoas mantenham o mesmo estilo de vida, sem precisar adquirir
mais, o que impacta positivamente não só o bolso, mas também, o planeta.
COSTA, Carlos Eduardo. Consumismo:
impactos para o bolso e para o planeta. In: Campo Grande News. 2016. Disponível
em: <https://www.
campograndenews.com.br/artigos/consumismo-impactos-para-o-bolso-e-para-o-planeta>.
Acesso em: 22 mar. 2018. Fragmento.
1.O Novo
Consumismo – The New Consumerism (Em agosto, a pesquisadora Sarah
Boumphrey, líder global das pesquisas econômicas e de consumo realizadas pela
Euromonitor, apresentou um webinário com o
resultado de observações realizadas a partir do comportamento global dos
consumidores, dando o nome a esta nova tendência de The New Consumerism.)
(D14: Distinguir um fato da opinião relativa a esse fato.)
03) Qual trecho desse texto apresenta
uma opinião do autor?
A) “E essa onda consumista traz graves
consequências para a nossa sociedade.”.
B) “Felizmente, já existem diversos
movimentos questionando esse tipo de sociedade...”.
C) “Em diversos países, pessoas estão
adotando como filosofia de vida uma tendência...”.
D) “O crescimento da chamada economia
compartilhada também é uma reação ao consumismo.”.
E) “A economia compartilhada permite que
as pessoas mantenham o mesmo estilo de vida, sem precisar adquirir mais, ...”.
(D07: Identificar a tese de um
texto.)
04) Qual
é a ideia defendida pelo autor desse texto?
A) A economia compartilhada é a solução
para combater o consumismo.
B) A tecnologia proporciona conforto e
qualidade de vida às pessoas.
C) O consumismo é um hábito que gera
prejuízos ao indivíduo e à sociedade.
D) O essencial é suficiente para que as
pessoas vivam bem e saudáveis.
E) O mundo exige que as pessoas estejam
atualizadas sobre as tendências da moda.
Leia o texto abaixo
(D05: Interpretar texto com
auxílio de material gráfico diverso (propagandas, quadrinhos, foto etc.).)
05) O último quadrinho desse texto
mostra que o menino
A) está jogando com o sapo
B) deu outro sentido ao pedido feito.
C) parou de jogar para dar atenção ao
pedido.
D) passou a jogar de costas para a
televisão.
Leia o texto abaixo.
[...]
Pauline Sara Jo Moyes, mundialmente conhecida como Jojo Moyes, nasceu em 4 de agosto
de 1969, na cidade de Londres. Após vários trabalhos que incluem a digitação de
documentos em braile para pessoas com deficiência visual, além de escrever
brochuras, ela estudou na Royal Holloway e Bedford New College, Universidade de
Londres.
Em
1992, ganhou uma bolsa financiada pelo jornal The Independent para participar
do curso de pós-graduação em jornalismo na City University. Aliás, Jojo
trabalhou como jornalista por dez anos, um deles em Hong Kong para o Sunday
Morning Post, onde tornouse editora assistente de notícias, e os outros nove no
próprio jornal The Independent. Em 2002, ela decidiu se desligar da função para
se dedicar integralmente à carreira de escritora.
E não
é que deu certo? Jojo é autora de mais de dez livros, entre eles os sucessos A
Última Carta de Amor, Como Eu Era Antes de Você e A Garota que Você Deixou Para
Trás [...].
Moyes
também conseguiu emplacar três livros ao mesmo tempo na lista de mais vendidos
do The New York Times, coisa que poucos autores conseguiram segundo o próprio
Times.
Além
disso, Jojo teve recentemente uma de suas obras adaptadas para as telonas. Não
preciso nem dizer, não é? Como Eu Era Antes de Você, seu romance de maior
sucesso aqui no Brasil, vendeu mais de oito milhões de exemplares em todo o mundo,
e ocupou o topo da lista de mais vendidos em nove países. [...]
COUTO, Francielle. [Biografia]: Jojo
Moyes. In: Universo literário. 2016. Disponível em:
<http://universoliterario.blogspot.com.br/

(D1: Localizar informações
explícitas em um texto.)
06)
De acordo com esse texto, em 1992, Jojo Moyes
A) estudou na Royal Holloway.
B) ganhou uma bolsa financiada pelo
jornal The Independent.
C) teve uma de suas obras adaptadas para
as telonas.
D) trabalhou como jornalista.
E) vendeu mais de oito milhões de
exemplares em todo o mundo.
(D4: Inferir uma informação implícita em um texto.)
07)
Desse texto, infere-se que Jojo Moyes
A) criou uma competição de venda de
livros.
B) escreveu livros para deficientes
visuais.
C) sonhava em ser conhecida no Brasil.
D) teve determinação em sua carreira de
escritora.
E) tinha como objetivo estudar braile em
Londres.
(D3: Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão.)
08)
Nesse texto, no trecho “... conseguiu emplacar três livros ao mesmo
tempo...”, a palavra destacada significa
A) cadastrar.
B) fazer sucesso.
C) produzir.
D) terminar.
E) tornar eterno.
Leia o texto abaixo.
Disponível em:
https://www.google.com.br/search?=HUMOR+EM+TIRINHAS&source=lnms&tbm=isch&sa=X&ved=0ahU
KEwjogYaumtLbAhWHiZAKHVLXAg0Q_AUICigB&biw=1366&bih=662#imgrc=Xdz2svPT8OupVM:.
Acesso em: 13 de junho de 2019. Adaptado.
(D16: Identificar efeitos de ironia ou humor em textos variados.)
09) O que torna esse texto engraçado é o
fato de
A) a menina acha um outro sentido para o
verbo torcer.
B) a cliente empolga-se ao comprar o
refrigerante.
C) a menina não consegue abrir o
refrigerante.
D) o refrigerante está com a tampa
apertada.
E) o vendedor atende ao pedido da
cliente.
Leia o texto abaixo.
Manuel Bandeira, eterno alumbramento
Alguns
versos são inesquecíveis e nos acompanham vida afora, remetem a lembranças,
saudades e ao mesmo tempo ao presente e ao cotidiano. São repletos de encantamento
e vida, cheiros, sons e imagens que aguçam nossos sentidos.
Emoções
que vêm nos visitar após longos anos, inesperadamente, nas horas mais
inusitadas. Trazendo momentos do passado, com saudosismo, mas nem por isso com
melancolia.
Assim
me sinto quando vejo – revejo – o sol da casa da minha avó. Era um sol
diferente, acredite, leitor amigo. Na minha cabecinha sonhadora, eu o comparava
à luz acesa e quando as nuvens o cobriam, era como se a luz apagasse. Logo
mais, tudo se repetia, e como era lindo este espetáculo da natureza! Eu o
admirava [...].
Até
hoje é assim, de vez em quando aquele sol da minha infância vem lá da casa da
vó, simplesmente para dizer: – Eu estou aqui, como antes, sou uma recordação
presente.
A
mesma coisa se dá com o ruído agradável do ventilador girando… Até o calor da
minha infância era diferente, menos quente eu diria, não fritava nem
maltratava. Ainda hoje, de vez em
quando, escuto o ventilador da casa da minha avó. Não, não é qualquer aparelho
que tem aquele som, nem em qualquer lugar. É necessário haver silêncio, poesia,
clima…, aí ele vem, forte e determinado, ventilando a memória com lembranças
agradáveis e adocicadas.
O
cheiro do bife, do tempero, do ovo estalado – era assim que ela chamava, tudo
isso ressurge. Sempre imprevisível, sem que escolhamos o momento, é a vida que
traz as emoções… [...]
CAVALCANTI, Flávia Frota. Manuel
Bandeira, eterno deslumbramento. In: Curta Crônicas. 2015. Disponível em:
<https://goo.gl/qCy97A>. Acesso
em: 1 dez. 2015. Fragmento.
(D18: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da escolha de
uma determinada palavra ou expressão)
10) Nesse texto, no trecho “... quando
as nuvens o cobriam, era como se a luz apagasse”, o recurso estilístico usado
foi a
A) comparação de ideias.
B) contraposição de palavras.
C) intensificação de sentimentos.
D) repetição de termos.
(D19: Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.)
(D19: Reconhecer o efeito de sentido decorrente da exploração de recursos ortográficos e/ou morfossintáticos.)
11) No texto, o trecho “Na minha “cabecinha”
sonhadora...”, a parte destacada sugere
A) deboche.
B) inocência.
C) intensidade.
D) tamanho.
Leia o texto abaixo.
Aparição do Cristo
Redentor
Todos
que vão ao Rio de Janeiro pela primeira vez querem visitar o Cristo Redentor,
primeiro pelo simbolismo deste belo monumento, segundo pela vista acachapante1
que se tem da Cidade Maravilhosa a partir do Cristo.
Eu, como qualquer outro mortal,
fiz exatamente isso em minha primeira visita à capital carioca. E lá para o
Cristo eu fui. De ônibus, desci ali pertinho. Peguei a van para chegar lá em
cima. [...] Do Morro Santa Marta, a vista é maravilhosa. Tiramos as
obrigatórias fotos com o Pão de Açúcar ao fundo.
Mas,
ao chegar lá em cima, no Cristo, o tempo fechara de vez, estava completamente
nublado. Lá embaixo… não, não havia lá embaixo. Era uma branquidão só. Nada de
Pão de Açúcar, Baía da Guanabara, nem Flamengo ou Maracanã. Mas o mais triste,
eu achava, era não enxergar nada do Cristo [...].

Até
que… tcha-nã-nã-nan… a nuvem que cobria o Cristo se dissipou. Foram apenas
alguns segundos, mas foi o suficiente para ver com clareza a imagem inteira do
Cristo, alta, altiva, esta sim, acachapante. Meus olhos encheram-se de lágrimas
sem eu perceber. Eu nunca imaginei que me emocionaria ao ver o Cristo. [...]
Foi bem especial.
FRANÇA, Érica. Aparição do Cristo Redentor. In: Viajante
em tempo integral. Disponível em:
<https://www.tempointegralblog.com/cronicasviagens-pequenos-relatos/>.
Acesso em: 16 jul. 2019. Fragmento. (P110221I7_SUP)
*Vocabulário: 1acachapante: que não deixa
dúvidas; indiscutível.
(D15: Estabelecer relações
lógico-discursivas presentes no texto, marcadas por conjunções, advérbios etc.)
12) Nesse texto, no trecho: “Mas, ao
chegar lá em cima, no Cristo, o tempo fechara de vez...”, o termos destacado
estabelece relação de
A) adição.
B) adversidade.
C) alternância.
D) conclusão.
E) explicação.
(D10: Identificar o conflito gerador do enredo e os
elementos que constroem a narrativa.)
13) Qual trecho apresenta o desfecho
dessa narrativa?
A) “Todos que vão ao Rio de Janeiro pela
primeira vez querem visitar o Cristo...”.
B) “... o tempo fechara de vez, estava
completamente nublado.”.
C) “Nada de Pão de Açúcar, Baía de
Guanabara, nem Flamengo ...”.
D) “... com o tempo, só chegavam mais
turistas, ...”.
E) “... a nuvem que cobria o Cristo se
dissipou.”.
Leia os textos abaixo.
Rei Leão
Texto
1
O MELHOR FILME DA
DISNEY DE TODOS OS TEMPOS. Esse filme é muito bom. As músicas são lindas, a
história do filme é muito legal e é o melhor filme em animação que eu já vi. O
Rei Leão vai ficar nas minhas lembranças para sempre, com certeza. Gabriel C.
C., Gabriel. Rei Leão. In: AdoroCinema. 2013. Disponível em:
<https://bit.ly/2CkOw3K>. Acesso em: 21 ago. 2019.
Texto
2
O desenho da minha
vida. Sensacional, lindo e divertido. Melhor canção e melhor animação com
certeza. Parabéns aos estúdios Walt Disney por esta obra-prima. Uma história
nada infantil e muito linda como o universo infantil.
Estevan Magno MAGNO, Estevan. Rei Leão. In:
AdoroCinema. 2013. Disponível em: <https://bit.ly/2WRiW78>. Acesso
em: 21 ago. 2019.

(D21: Reconhecer posições distintas entre duas ou mais opiniões relativas ao mesmo fato ou ao mesmo tema.)
14) Com relação ao filme Rei Leão, os
autores desses textos
A) apresentam opiniões semelhantes.
B) defendem pensamentos opostos.
C) demonstram ideias irrelevantes.
D) evidenciam uma visão pessimista.
E) expõem um discurso exagerado.
Leia o texto abaixo.
Vida de relógio
Eram
seis horas da manhã, o sol já estava alto, na sala, tudo calmo, o vento soprava
lentamente e acordando todos, primeiro foi a cortina que o impedia de entrar,
ele disse:
–
Acorde Senhora Cortina, já está cedo e o dia já raiou!
–
Estou com bastante preguiça e quero ficar mais um pouco. Respondeu a cortina.
O
vento entrou e da mesma forma foi acordando todos [...]; o sofá, a mesa, as
cadeiras... Ao entrar noutro cômodo encontrou o Relógio bastante aborrecido, e
perguntou:
– O
que o Senhor tem? Sempre que venho, vejo-te da mesma forma, com a mesma cara,
por que vives com tanto mau humor?
–
Estou cansado de trabalhar sem parar, não posso atrasar nenhum minuto que vem
alguém me abrindo todo e mexendo nos meus ponteiros [...].
O
Vento respondeu:
–
Calma Senhor Relógio, tudo tem o seu valor!
O
relógio logo replicou:
–
Você diz isso porque tu andas por toda parte, eu não, fico aqui, não saio
daqui. Essa vida é um tédio! Duvido que tu queiras contar o tempo dia e noite
sem parar. [...]
O
vento ficou a observar aquelas palavras, sabia que sua vida era bastante
agitada, mesmo assim respondeu:
–
Olha! Compreendo a tua angústia, mas, saiba que todos nós temos o nosso ofício,
se não fosse o teu sacrifício não saberíamos quando começar ou quando terminar
um trabalho e, saiba de uma coisa, por todos os cantos que já fui, todos
precisam do tempo para guiarem suas responsabilidades.
Ao
escutar estas palavras o relógio abriu um grande sorriso e acreditando que o
vento estava certo, pode perceber que todos são importantes e concluiu:

CRUZ, Wagner Vieira. Apólogo: Vida de
relógio. 2009. In: Descobrindo um novo mundo. Disponível em:
<http://wagnerwvc.blogspot.
(D12: Identificar a finalidade de textos de diferentes gêneros.)
15) O objetivo desse texto é
A) dar uma dica.
B) defender uma opinião.
C) ensinar uma tarefa.
D) provocar uma reflexão.
E) vender uma mercadoria.
(D2: Estabelecer relações entre partes de um texto, identificando repetições ou substituições que contribuem para a continuidade de um texto.)
16) Nesse texto, no trecho “... primeiro
foi a cortina que o impedia de entrar...”, o pronome destacado se refere a
A) dia.
B) relógio.
C) sofá.
D) sol.
E) vento.
(D17: Reconhecer o efeito de sentido decorrente do uso da pontuação e de outras notações.)
17) Ainda no mesmo texto, no trecho
“Segues teu caminho pois preciso continuar contando e contando e contando...
A) destacar indecisão.
B) indicar a continuidade de uma ação.
C) marcar a interrupção de uma fala.
D) reforçar surpresa.
E) revelar tristeza.
Leia o texto abaixo.
Bélgica, Holanda, França e Inglaterra registram recordes
de altas temperaturas
A
onda de calor que atinge a Europa está levando a recordes de altas temperaturas
nesta quinta-feira (25) na Holanda, Bélgica, Inglaterra e França. [...]
O
calor é atribuído a um sistema de alta pressão que atraiu o ar do deserto do
Saara para a Europa pela segunda vez em um mês.
A
previsão é que a onda de calor deve durar até sexta-feira (26) e ameaça também
o tempo em todo o Reino Unido, na Alemanha, Bélgica e Itália. [...]
Na
Holanda, os termômetros chegaram a 41,7oC nesta quinta, a maior
temperatura já registrada no país. O recorde foi atingido por volta de 14h15
(9h15 de Brasília) em Deelen [...].
O
último recorde no país aconteceu em 1944, de 38,6oC, e já havia sido
superado na quarta-feira.
A
Bélgica também registrou um recorde nesta quinta-feira: 40,6oC. A
máxima anterior era de 36,6oC, de junho de 1947. [...]

Na
França, a madrugada desta quinta foi a mais quente de todos os tempos. Em
Paris, a temperatura na tarde de quinta chegou a 42,6oC, recorde
histórico desde o início dos registros, em 1873. [...]
G1. Bélgica, Holanda, França e Inglaterra registram
recordes de altas temperaturas. 2019. Disponível em:
<https://glo.bo/30VGGb1>. Acesso em 25 jul. 2019. Fragmento.
(D1: Localizar informações
explícitas em um texto.)
18) De acordo com esse texto, na
Holanda, os termômetros chegaram a
A) 36,6 ºC
B) 36,9 ºC
C) 40,6 ºC
D) 41,7 ºC
E) 42,6 ºC
(D6: Identificar o tema de um
texto.)
19) Qual é o tema desse texto?
A) O aumento de temperatura em países
europeus nos últimos anos.
B) O impacto das ameaças de onda de
calor na cidade de Londres.
C) O início das primeiras medições de temperatura
em 1873.
D) O ranking europeu de países com o
maior índice de calor.
Leia o texto abaixo.
(D5: Interpretar texto com auxílio de material gráfico diverso
(propagandas, quadrinhos, foto etc.)
20) De acordo com esse texto, a
personagem Lola
A) anotou o segredo a lápis para não o
esquecer.
B) não entendeu a recomendação dada pelo
outro personagem.
C) não escutou o segredo por completo
dito pelo outro personagem.
D) ouviu o segredo do outro personagem
para não o decepcionar.
E) tentou fazer uma brincadeira com o
outro personagem.
(D3: Inferir o sentido de uma
palavra ou expressão.)
21)
Nesse texto, a expressão “Ficando de bico fechado!” significa
A) fazer desavença.
B) fazer dieta.
C) ficar calado.
D) ficar sossegado.
E) ficar sozinho.
Leia o texto abaixo.
Brincadeiras de minha infância
Atualmente
as crianças brincam muito pouco. Na minha singela opinião, a modernidade tirou
das crianças uma infinidade de brinquedos e brincadeiras saudáveis. Ultimamente
tenho observado a ausência dos grupos de meninos e meninas que antes eram
comuns em cada rua, em cada bairro. O que existe são alguns poucos que ainda
resistem com a brincadeira de bola e gol mirim.
Em
meu tempo de criança, a maioria das brincadeiras faziam as crianças praticar
exercícios físicos sem perceber. Muitos objetos serviam para brincar e fabricar
brinquedos. Lata de óleo ou leite, pneus velhos, tábuas e até meias serviram
para alegrar a garotada. [...]
Quem
lembra dos famosos carrinhos de rolimã? Não era preciso ter dinheiro. Bastava
procurar ou negociar com algum amigo para obter os rolamentos de ferro em
alguma oficina mecânica da cidade. Após possuir as rodas de ferro, era a vez de
ir em busca de madeira nas serralherias. Os mais experientes ajudavam os
novatos na montagem do brinquedo sempre utilizando as ferramentas dos pais ou
de algum conhecido. Depois de pronto, era hora de sair percorrendo as ruas
sobre as rodinhas de ferro. Era uma das melhores brincadeiras daquela época.
Posso até afirmar que aquele arcaico brinquedo era um precursor do famoso
skate. [...]
Em
épocas de inverno, quando o tempo se preparava para chover, era certa a falta
de energia elétrica, principalmente no período da noite. A meninada atenta já
preparava a lata de leite vazia, fazia alguns furos no fundo e fazia a alça com
cordão ou arame e acendia uma vela dentro daquele protótipo. Estava pronta a
lanterna. [...]
Tudo
tinha sua época, cada brinquedo e brincadeiras em seu tempo. Pião e Fura-chão.
Vixe, fui longe agora! [...]
Gostaria
de ver a criançada de hoje brincando e se divertindo de modo saudável. [...] Ao
mesmo tempo, aproveito para mais uma vez afirmar, sem medo de errar, que me
diverti muito, mas muito mesmo. [...]
Brito. Paulo Cesar de. Disponível em:
<http://vozdeareiabranca.com.br/2014/01/04/cronica-brincadeiras-de-minha-infancia/>Acesso
em: 11 out. 2017. Fragmento.
(D8: Estabelecer relação entre a tese e os argumentos oferecidos para sustentá-la.)
22) Qual trecho desse texto apresenta um
argumento utilizado pelo autor para sustentar sua tese?
A) “Em meu tempo de criança, a maioria
das brincadeiras faziam as crianças praticar exercícios físicos sem perceber.”.
B) “Após possuir as rodas de ferro, era
a vez de ir em busca de madeira nas serralherias.”
C) “Depois de pronto, era hora de sair
percorrendo as ruas sobre as rodinhas de ferro.”
D) “Posso até afirmar que aquele arcaico
brinquedo era um precursor do famoso skate.”
E) “Ao mesmo tempo, aproveito para mais
uma vez afirmar, sem medo de errar, que me diverti muito, mas muito mesmo.”
(D11: Estabelecer relação causa/consequência entre partes e elementos do texto.)
23) Para o autor desse texto, as
crianças de hoje em dia brincam pouco, porque
A) a chuva impede as brincadeiras de
rua.
B) a modernidade tirou das crianças
vários tipos de brincadeiras.
C) lembram-se dos famosos carrinhos de
rolimã.
D) praticam exercícios físicos sem
perceber.
E) preocupam-se com a montagem dos
próprios brinquedos.
(D18: Reconhecer o efeito de sentido decorrente da escolha de uma determinada palavra ou expressão.)
24) No trecho “... fui longe,
agora!”, a expressão destacada foi usada para
A) demonstrar que o autor se lembrou de
algo antigo.
B) destacar que o autor caminhou uma
longa distância.
C) enfatizar o sucesso do autor na
fabricação de brinquedos.
D) mostrar que o autor fabrica versões
diferentes de um brinquedo.
E) ressaltar o vasto conhecimento do
autor em relação a brincadeiras.
(D13: Identificar as marcas
linguísticas que evidenciam o locutor e o interlocutor de um texto.)”
25) Ainda nesse texto, no penúltimo
parágrafo, o termo “Vixe...” representa uma variação linguística, e é um
exemplo de linguagem
A) científica.
B) formal.
C) jornalística.
D) regional.
E) técnica.
Leia o texto abaixo.
A evolução do traço
Na década de 1930, os quadrinhos
atingiram o auge de sua linguagem narrativa, quando centenas de artistas [...]
criaram os mais significativos produtos. [...]
Só
para lembrar, são da década de 1930 personagens até hoje muito conhecidos
[...]: Popeye, Mickey Mouse, [...]
dentre tantos outros. Todos eles desenhados a pena e a pincel, combinação
técnica das ferramentas ideais para a reprodução em tamanho reduzido.
No
início, os quadrinhos eram basicamente charges ou cartuns, em ritmo sequencial.
Algumas obras, porém, como as do artista italiano [...] Angelo Agostini
(1833-1910), já se mostravam, no início do século 20, muito acima da média do
que era produzido no mundo. Seus quadrinhos tinham uma narrativa visual muito
mais avançada, uma linguagem cinematográfica e uma riqueza anatômica nos
personagens que só apareciam nos quadrinhos na década de 1950 [...].
Por
outro lado, uma série de outros personagens formou a essência de uma narrativa
mais simples dos quadrinhos. Buster Brown (Chiquinho, no Brasil), Gato Felix,
foram algumas das grandes séries da década
de 1910. Todas de humor, elas criaram os códigos gráficos, as diferentes formas
de balão, as onomatopeias e as passagens de tempo, formando o conceito do
quadrinho convencional que é aplicado ainda hoje em gibis, como os da Turma da
Mônica, de Maurício de Sousa. [...]
Disponível em: <https://revistacult.uol.com.br/home/a-evolucao-do-traco/>Acesso
em 21 set. 2017. Adaptado: Reforma Ortográfica. Fragmento.
(D9: Diferenciar as partes principais das secundárias em um texto.)
26) Qual é a informação principal desse
texto?
A) A década em que os quadrinhos
atingiram seu auge.
B) A riqueza anatômica dos personagens
criados na década de 50.
C) A variedade de personagens famosos
criados na década de 30.
D) As ferramentas ideais para desenho em
tamanho reduzido.
E) As mudanças nas técnicas de criação
de quadrinhos.
INGLÊS
Leia os textos
e compreenda a importância de estudar inglês.
Hoje em dia falar em inglês (speak
in English) é indispensável. O inglês é importante para nos comunicar com o
mundo.
If you take a look around you,
you'll see many English words those are use in your day routine! Notice that
there are so many expressions and words that we use without need to do an
English course, for example, when we are in a “shopping” and there are a lot of
“sales” and “offs”, while there's a “clip” from the bands that you like,
hearing the “hits” from the moments' musicians. We use the English Language
when we have to send an “email”, asking for a “hotdog”. Even here in Brazil we
use a lot of words in English to communicate. Se você der uma olhada em sua volta, você verá
muitas palavras em inglês que são utilizadas em sua rotina diária! Perceba que
existem tantas expressões e palavras que usamos sem precisar de um curso de
inglês, por exemplo, quando estamos em um “shopping” e tem várias “sales” e
“offs”, quando tem um “clip” de bandas que você gosta, ouvindo os “hits” dos
músicos do momento. Usamos o inglês quando temos que mandar um “email”, pedir
um “hot dog”. Mesmo aqui, no Brasil, nós usamos muitas palavras em inglês para
nos comunicar.
Can you see how many English words we have
in our routine life? The English Language is all time near us, and each day
it's become more important for who wants to be connected with the world. Viu quantas palavras em inglês temos em nossa
rotina? A Língua Inglesa está o tempo todo perto de nós, e cada dia que passa
ela se torna ainda mais importante para quem quer estar conectado com o mundo.
With this language we can communicate with
everyone, it's a language without borders! Wherever we pass through in any
continent, we always will find someone who speaks in the English language.
Learn English, such as another language enriches us and open news horizons.
But, there's no other language that is so expansive and wide like it is, with
it we have allowed access to a limitless world of news, technologies, trips and
discoveries with no end. Com esse idioma podemos nos
comunicar com todo o mundo, é uma língua sem fronteiras! Por onde passamos,
seja qual for o continente, sempre encontraremos alguém que se comunica na
língua inglesa. Aprender inglês, assim como qualquer outro idioma, nos
enriquece e abre novos horizontes. Porém, nenhuma outra língua é tão expansiva
e abrangente quanto esse idioma, com ele temos acesso permitido a um mundo
ilimitado de novidades, tecnologias, viagens e descobertas sem fim.
What is the importance of study English?
Why should we learn English? These are common questions made for people around
the world from countries that doesn't speak English. Why should I speak
English? Why should I learn another language? Qual a importância de estudar inglês? Por que
eu deveria aprender inglês? Essas são perguntas frequentes, feitas por pessoas
ao redor do mundo que são de países que não falam a língua inglesa. Por que eu
deveria falar inglês? Por que eu deveria aprender uma outra língua?
Even if you don't have intention to go
abroad, or you don't like English, even so you'll see that English is an
excellent language to learn! Why so? Mesmo que você
não tenha a intenção de viajar para fora do país, ou que não goste da língua
inglesa, ainda assim você verá que o inglês é uma língua excelente para se
aprender.
Let's see some very interesting, great and really important
reasons to learn English language: Vejamos algumas razões interessantes, ótimas e realmente
importantes para se aprender a língua inglesa:
·
Speak with everybody!/ Fale com todos!
The English is the most often used
language in the world. Almost all of the foreign speaks English to communicate
wherever they are. Now days the English has been the “communicative language”,
because when someone wants to be communicative in any part of the world its
just to speak in English to provide the communication. If you are good at
English you can travel for all around the world, it'll help you to talk to many
people, go to places that you want to, know all kind of tourists attraction,
landmark, in other words, you are free to do wherever you want to do. / O inglês é a
língua mais falada do mundo. Quase
todos os estrangeiros falam inglês para se comunicar onde quer que estejam.
Atualmente, o inglês tem sido “a linguagem da comunicação”, porque quando
alguém quer se comunicar em qualquer parte do mundo precisa apenas falar em
inglês para promovê-la. Se você é bom em inglês, você pode viajar por todo o
mundo, o idioma te ajudará a conversar com muitas pessoas, ir para os lugares
que desejar, conhecer todos os tipos de pontos e atrações turísticos, em outras
palavras, você é livre para fazer o que quiser.
·
Improve
your career! / Melhore seu emprego!
The English itself is capable to give to
you a lots of better opportunities of work. When you know another language you
are able to communicate with foreign people, that can be a clients, a business
partners, someone from another company that you have the same interests. With
English you can get a better job and go up position in all kind of sectors that
you are or will work. / O inglês sozinho é capaz de te
dar melhores oportunidades de emprego. Quando você sabe uma outra língua você se torna capaz de se
comunicar com pessoas estrangeiras, que podem ser clientes, parceiros de
negócios, alguém de alguma empresa com os mesmos interesses que os seus. Com o
inglês você pode conseguir um emprego melhor e alçar posições maiores em
qualquer área que você trabalha ou trabalhará.
·
To
be open for all kind of knowledge! / Estar aberto para todo tipo de conhecimento!
All the most important researches in
medicine, in technologies, in science are made with English language. When you
dominate the language you can do all kind of researches in English, it will
open a wide- ranging for your studies and knowledge! It's even better
than make your studies and researches just in your language, once that its not
the original. / Todas as pesquisas mais importantes na
medicina, na tecnologia, na ciência são feitas na língua inglesa. Quando você domina o inglês, pode fazer todos
os tipos de pesquisas, esse idioma abrirá um leque de variedades para seus
estudos e conhecimento! É muito melhor do que fazer suas pesquisas em seu
próprio idioma, uma vez que não é o conteúdo original e a tradução nem sempre é
a mesma.
·
Knew
better the art's world! / Conhecer melhor o mundo das artes!
The most of icons of the art is in
English! The film factory and it's universe, the museums, the famous gallery of
art! Everything! With English you can understand the movies without that
subtitles that disturbs, as well as in serials, and all kind of video of art
that you want to watch. You'll see that a new world will open before your eyes!
Music! Movies! Plays! You could
listen, watch and understand! / A maioria dos ícones da arte estão em inglês! A fábrica dos
filmes e seu universo, os museus, as galerias famosas de arte! Tudo! Com o
inglês você entende os filmes sem precisar usar aquelas legendas que tanto
atrapalham, assim como as séries e todos os outros tipos de vídeos de artes que
você desejar. Você verá que um novo mundo se abrirá diante de seus olhos!
Músicas! Filmes! Peças teatrais! Você poderá ouvir, ver e entender!
Don't waste your time! Get ready to learn
English right now! / Não perca seu tempo! Esteja pronto agora mesmo para aprender
inglês!
Atividades:
Revisando o Verbo To
Be
1. O verbo "to be" é o verbo que, em
inglês, indica "ser" ou "estar". A conjugação do verbo
"to be", no presente do indicativo, é:
I
am (I'm) = eu sou/estou
He
is (he's) = ele é/está
She
is (she's) = ela é/está
It
is (it's) = ele/ela é/está (animais, objetos, seres inanimados etc.)
We
are (we're) = nós estamos/somos
You
are (you're) = você/vocês é/são está/estão
They
are (they're) = eles/elas são/estão
Exemplos:
I'm
hungry (=estou com fome)
I'm
a doctor (=sou médico)
She's
beautiful (=ela é bonita)
You
are ugly [=você/vocês é/são feio(a)/feios(as)] etc.
2. Perguntas com "to be": inverte-se
a posição assumida pelo verbo em períodos afirmativos.
Exemplos:
Are
you hungry? (=você está com fome?)
Are
they teachers? (=eles/elas são professores(as)?)
Am
I ugly (=sou/estou feio(a)?)
3. Sentenças negativas com "to be":
adiciona-se not após o verbo.
Exemplos:
I'm
not hungry (=não estou com fome)
She
is not beautiful (=ela não é/não está bonita)
We are not teachers (=nós não somos
professores(as))
Formas contraídas:
am not = ain't
is not = isn't
are
not = aren't
4. Perguntas negativas com "to be":
usa-se a forma contraída negativa na posição do verbo em sentenças
interrogativas comuns.
Exemplos:
Aren't
you hungry? (=você não está com fome?)
Isn't
it funny? (=isso não é engraçado?)
5. A forma verbal correta de "to be"
a ser usada em sentenças onde não exista he, she, you, they etc. depende do
sujeito, que pode ser plural (usa-se are) ou singular (usa-se is). Não usa-se
am quando o sujeito não for I.
Exemplos:
My brother is funny. Nesse caso, como o sujeito é singular (my
brother = meu irmão), a forma a ser usada é is.
My
parents are young. Nesse caso, sendo o sujeito plural (my parents = meus pais),
a forma a ser usada é are.
6. O verbo "to be" pode ser usado
com outros verbos, sem "to" após ele. Normalmente o outro verbo
estará no gerúndio (-ing). Este tipo de construção chama-se "Present
Progressive". 1
Exemplos:
She's
working (=ela está trabalhando)
We
are playing (=nós estamos brincando)
Is he speaking? (=ele está falando?)
It isn't working (=isso não está
funcionando)
Aren't they teaching? (=eles/elas não estão ensinando?)
1º Atividade:
Porque o Verbo to be é o verbo mais usado em
inglês? Use exemplos para argumentar sua resposta.
2º Atividade:
Após a
revisão, crie 10 frases curtas usando o verbo to be na forma afirmativa.
Exemplo: I am a student. (Eu
sou um estudante.)
I am at school. ( Eu estou na escola.)
10 frases curtas na forma negativa: Exemplos :
She is not my sister.(Ela não é minha irmã.)
He is not a doctor. (Ele
não é um médico.)
10 frases curtas na forma exclamativa:
Exemplos: Are you my
teacher? (Vocês são meus professores?)
Are they friends? (Vocês
são amigos?)
3º Responda as questões em inglês :
Quais
são os benefícios de estudar inglês ?
Você
gostaria de viajar para outro país?
Qual
seu maior objetivo?
Qual
a importância de estudar inglês na sua vida?
Escreva
um texto sobre você : o que gosta? O que não gosta? Onde mora? Hábitos diários ?...
etc.
4° Atividade:
Responda as questões:
What´s
your name?
………………………………………………………..
What do you do?
What do you do?
………………………………………………………..
Where are you from ?
………………………………………………………..
How are you?
How are you?
………………………………………………………..
Where do you live?
………………………………………………………..
Who do you live with?
Who do you live with?
………………………………………………………..
Where do you study?
………………………………………………………..
What do you like to do on Weekends?
What do you like to do on Weekends?
……………………………………………………….
How old are you?
………………………………………………………..
What´s your favorite day of the week?
…………………………………………………………….
What´s your favorite day of the week?
…………………………………………………………….
When is your birthday?
………………………………………………………..
What is your dream?
What is your dream?
………………………………………………………....
Why do you come to school?
………………………………………………………..
What is the importance of school in your
life?
……………………………………………………
5º Atividade:
Leia o
texto com atenção e responda as questões :
Jane is a very intelligent teenager. She
is fifteen years old and has two brothers. She goes to school in the morning
and helps her parents in the afternoon. In the evening, she studies English at
a school. She loves ice cream and barbecue; she eats an ice cream every day
and, on the weekend, she eats barbecue. Her brothers don’t like to study but
they help their parents too. They want to open a small restaurant because they
like to work with food. Jane likes science and she wants to be a doctor. Her
father tells her that it is necessary to study a lot to be a doctor. Jane tells
her father: “Yes, you are correct. This is my dream and I know it is possible
because I am dedicated.”
Jane’s family has problems but they
believe there are solutions and they never give up. Jane doesn’t have
everything she wants but she works hard.
1. Answer the
questions - respondam as perguntas
A. How old is Jane?
B. When does she go to school?
C. Does Jane have everything she wants?
2. True or False - Verdadeiro ou Falso
A. Jane doesn't help her mother in the
afternoon. (...)
B. Jane studies English at a university.
(...)
C. She doesn't like meat. (...)
D. Her brothers love to study.(...)
E. Jane wants to be a doctor.(...)
3. Com base nos conteúdos estudados em sala de
aula e no texto acima, escreva um texto sobre uma 3° pessoa no presente. ( irmão, pai, mãe,
primo, amigo) Obs: atente-se na conjugação do verbo na terceira pessoa do
singular.
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ARTE
MATEMÁTICA
Conteúdo: Progressão
aritmética
1) Considere a PA (1,4,7,10,13). Determine o primeiro termo a1 e a razão r.
2) Considere a PA (−1,−3,−5−7,−9)(−1,−3,−5−7,−9). Indique o primeiro termo a1 e
a razão r.
3) Encontre o quinto termo
de uma PA em que a1=3 e r=2
4) Determine o vigésimo
termo da PA (1,6,11,…)
5) Calcule o octogésimo
sétimo (87º) termo da PA (3,10,17,…)
6) Complete as lacunas entre 18 e 96 da seguinte progressão aritmética: (18,−−,−−,−−,−−,−−,96)
7) Encontre a soma dos 12 primeiros termos da PA (3,13,23…)
8) Encontre a soma dos 31 primeiros termos da PA (1,3,5…)
9) Encontre a soma dos 100 primeiros termos de uma PA (−81,−71…)
10) Dois viajantes partem juntos a pé, de uma
cidade AA para uma cidade BB, por uma mesma estrada. O primeiro anda 1212 quilômetro por dia. O segundo anda 1010 quilômetros no primeiro dia e daí acelera o
passo, em meio quilômetro a cada dia que segue. Nessas condições, é verdade que
o segundo:
a) Alcançará o primeiro no 9°
dia
b) Alcançará o primeiro no 5° dia
c) Alcançará o primeiro antes do 8° dia
d) Alcançará o primeiro no 11° dia
e) Nunca alcançará o primeiro
11) Uma pessoa resolve
caminhar todos os finais de tarde. No 1° dia de caminhada, ela percorre uma distância
de x metros.
No 2° dia ela caminha o dobro que caminhou no 1°dia, no 3° dia, caminha o
triplo do que caminhou no 1° dia, e assim por diante. Considerando o
período do 1° ao 25°dia, sem
interrupção, ela caminhou um total de 243.750 metros.
a) Encontre a distância x percorrida no 1° dia
b) Verifique quanto ela terá
percorrido no 30° dia
12) Ao longo de alguns
meses, Alexandre agregou um total de R$3850,00 na poupança. Ele depositou R$100,00 no primeiro mês do ano e em cada um dos
meses seguintes, R$50,00 a mais do
que no mês anterior. Em que mês ele fez a última aplicação e qual foi a quantia
desse último depósito?
a) Novembro – R$650,00
b) Dezembro – R$650,00
c) Outubro – R$550,00
d) Dezembro – R$700,00
13) Duas pequenas fábricas de
calçados e B, tem fabricado, respectivamente, 3000 e 1100 pares de
sapato por mês. Se, a partir de janeiro, a fábrica A aumentar
sucessivamente a produção em 70 pares por mês e
a fábrica B aumentar sucessivamente a produção em 290 pares por mês, produção da fábrica BB superará a produção de AA a
partir de:
a) Março
b) Maio
c) Julho
d) Setembro
e) Novembro
14) O preço de uma máquina
nova é R$ 150 000,00. Com o uso, seu valor sofre uma redução de R$ 2 500,00 por
ano. Sendo assim, por qual valor o proprietário da máquina poderá vendê-la
daqui a 10 anos?
15) Um ciclista percorre
15 km na primeira hora de uma corrida. Na segunda hora de corrida, seu
rendimento cai e ele só consegue percorrer 13 km, e na hora seguinte 11 km.
Continuando nesta sequência, quantos quilômetros ele conseguirá percorrer nas 6
horas de prova?
16) Sob a orientação de um
mestre de obras, João e Pedro trabalharam na reforma de um edifício. João
efetuou reparos na parte hidráulica nos andares 1, 3, 5, 7, e assim
sucessivamente, de dois em dois andares. Pedro trabalhou na parte elétrica nos
andares 1, 4, 7, 10, e assim sucessivamente, de três em três andares.
Coincidentemente, terminaram seus trabalhos no último andar. Na conclusão da
reforma, o mestre de obras informou, em seu relatório, o número de andares do
edifício. Sabe-se que, ao longo da execução da obra, em exatamente 20 andares,
foram realizados reparos nas partes hidráulica e elétrica por João e Pedro.
Qual é o número de andares desse edifício?
17) Admita a realização de um campeonato de futebol
no qual as advertências recebidas pelos atletas são representadas apenas por
cartões amarelos. Esses cartões são convertidos em multas, de acordo com os
seguintes critérios:
os dois primeiros cartões recebidos não geram
multas;
o terceiro cartão gera multa de R$ 500,00;
os cartões seguintes geram multas cujos
valores são sempre acrescidos de R$ 500,00 em relação ao valor da multa
anterior.
Na tabela, indicam-se as multas relacionadas
aos cinco primeiros cartões aplicados a um atleta.
CARTÃO
AMARELO RECEBIDO VALOR DA MULTA (R$)
1º -
2° -
3° 500
4° 1000
5º 1500
Considere um atleta que tenha
recebido 13 cartões amarelos durante o campeonato. O valor total, em reais, das
multas geradas por todos esses cartões equivale a:
a) 30.000
b) 33.000
c) 36.000
d) 39.000
18) As projeções para a produção de arroz no período de 2012
- 2021, em uma determinada região produtora, apontam para uma perspectiva de
crescimento constante da produção anual. O quadro apresenta a quantidade de
arroz, em toneladas, que será produzida nos primeiros anos desse período, de
acordo com essa projeção.
ANO
|
PROJEÇÃO
DA PRODUÇÃO (T)
|
2012
|
50,25
|
2013
|
51,50
|
2014
|
52,75
|
2015
|
54,00
|
A quantidade total de arroz, em
toneladas, que deverá ser produzida no período de 2012 a 2021 será de
a) 497,25.
b) 500,85.
c) 502,87.
d) 558,75.
e) 563,25.
Trabalho
de pesquisa II
Pesquise e Disserte
sobre os itens abaixo:
•
Conjuntos numéricos
•
Regularidades numéricas: sequências
•
Progressões aritméticas e progressões geométricas
FÍSICA
Trabalho 1
Tema: Movimento -
Identificação, caracterização e estimativa de grandezas.
- Pesquisa
sobre o tema;
- 3
exemplos de movimento no nosso cotidiano;
- 2
exercícios resolvidos;
- Conclusão
sobre o tema pesquisado;
- Bibliografia
(Fonte da pesquisa).
Trabalho 2
Tema: Leis de Newton
- Pesquisa
sobre o tema;
- Quem
foi Isaac Newton;
- 2
exemplos sobre cada uma das três leis de Newton;
- Conclusão
sobre o tema pesquisado;
- Bibliografia
(Fonte da pesquisa).
Atualizado em 04/05/2020
Tema:
Energia
Habilidades:
H18: Relacionar propriedades física, químicas ou biológicas de produtos,
sistemas ou procedimentos tecnológicos às finalidades a que se destinam.
H23: Avaliar possibilidades de geração, uso ou transformação de energia
em ambientes específicos, considerando implicações éticas, ambientais,
sociais e/ou econômicas.
Competências: Apropriar-se de conhecimentos da Física, em
situações problemas, interpretar, avaliar ou
planejar intervenções científico-tecnológicas.
1 1- Pesquise
o que é energia?
2 3- Classifique os tipos de energia.
4 4- O que é necessário para uma lâmpada?
5- O
que os fios de energia conduzem
6- O que os geradores
elétricos geram?
QUÍMICA
Faça uma pesquisa e
disserte sobre:
ü
Propriedades das
substâncias
(solubilidade, densidade, ponto de fusão e ebuição)
ü
Métodos de separação
de misturas.
Faça uma experiência em
casa (se possível filme) abordando o tema acima, aponte o que deu certo e o que
deu errado para que possamos discutir em sala de aula e sanar as dúvidas quando
retornamos com aulas presenciais.
BIOLOGIA
Atividade
I
Tema: Ciclos biogeoquímicos
Ciclo da água,
deslocamento do carbono, oxigênio nitrogênio.
Habilidades Compreender
a importância dos ciclos biogeoquímicos o do fluxo de energia para a vida.
*Pesquise
e descreva sobre o tema proposto.
*Explique
cada ciclo e a Interação entre os seres vivos
e os ciclos biogeoquímicos.
Atividade
II
Tema: Fotossíntese
Pesquise sobre o tema e responda
as perguntas abaixo.
1-A fotossíntese é um processo celular pelo qual a maioria dos seres
autotróficos produz substâncias orgânicas, geralmente glicídios. Que reagentes
são necessários para a produção dessas substâncias orgânicas?
a) água, apenas.
b) água e gás oxigênio.
c) água e gás carbônico.
d) gás carbônico, apenas.
2-. Fotossíntese é a conversão da energia luminosa em energia química
por diversos organismos autotróficos. Sobre este assunto, associe as colunas a
seguir:
COLUNA 1
|
COLUNA 2
|
1. glicose e O2
|
( ) não apresentam cloroplastos.
|
2. algas cianofíceas
|
( ) produtos finais da
fotossíntese.
|
3. H2O e CO2
|
( ) enzima que atua no ciclo de Calvin-Benson
da fotossíntese.
|
4. cloroplastos
|
( ) organela presente em eucariotos
fotossintetizantes.
|
5. tilacóides
|
( ) onde a fotossíntese se
processa.
|
6. RuBisCO
|
( ) transformados pela luz na fotossíntese
|
3- O que é a fotossíntese?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4-Quais são as funções dos cloroplastos?
________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5-A fotossíntese libera para a atmosfera:
a) o oxigênio oriundo da água;
b) o oxigênio proveniente do gás carbônico;
c) o gás carbônico proveniente da respiração;
d) o vapor d’água absorvido pela luz;
e) o gás carbônico e o oxigênio provenientes da
respiração.
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
Pesquisa de Geografia
Tema:
Projeções Cartográficas
Nome:___________________________________________Turma:1°___Data:___/___/____
1 – Além
da projeção de Buckminster Fuller, há as Projeções de Mercartor, Berlim e
Peters. Realize uma Pesquisa e descreva as principais características de cada
uma delas (apostila pagina 49).
SOCIOLOGIA
Atividade 1 - O processo de desnaturalização ou
estranhamento da realidade.
- Analise as condições histórico-sociais que explicam o
aparecimento da Sociologia.
- Por que se diz que Ciências Sociais são ciências
históricas?
- Autores Clássicos da Sociologia “ Durkheim, Weber e
Marx”, apresente a concepção de cada autor acerca de seu método de
compreensão da realidade social.
- Leitura e interpretação de Texto: “Lenda Indiana: Os
cegos e o Elefante”, explique seu entendimento sobre o texto do link : https://paralemdoagora.wordpress.com/2014/12/23/a-parabola-dos-cegos-e-o-elefante/ exemplifique a diferença entre a
compreensão do mundo a partir do olhar despreparado, onde a pessoa
apreende somente uma pequena parte da realidade a partir do senso comum. E
como seria a compreensão do mundo em sua totalidade.
- Escreva sobre a relação do senso comum e ciência,
mostrando quando e por que eles se afastaram ou se aproximaram.
- Qual é a importância do
conhecimento sociológico para entender a sociedade e, quando necessário,
propor soluções para melhorá-la?
Atividade 2 - O ser
humano é um ser social.

- Vivemos numa sociedade individualista? Como
interpretamos as noções de amizade e solidariedade.
- A internet aproxima ou afasta? Viver no isolamento
significa proteção ou egoísmo?
- A televisão e o dinheiro são elementos suficientes para
o crescimento social e intelectual?
- O afeto, o amor e a amizade podem ser esquecidos em
favor do dinheiro?
- A tecnologia significa uma evolução (melhoria) ou um
retrocesso para a humanidade?
- Assista ao filme e documentário “Ilha das Flores” faça
um entendimento do filme e aponte as características que envolvam a
sociologia, e quais questões sociais são discutidas no filme? Aponte
algumas.
Atividade 3 - A
sociologia e o Trabalho do sociólogo
Origem da sociologia
Ao traçarmos um longo percurso na história do
Ocidente, percebemos já na filosofia da Antiguidade clássica traços
fundamentais para o desenvolvimento da sociologia que ocorreria, de fato,
somente no século XIX da era cristã. Sócrates, Platão e Aristóteles, os três
grandes filósofos gregos clássicos, buscavam compreender o funcionamento
social, de maneira indireta, por meio da política e da ética.
No Renascimento, o filósofo e teórico
político Nicolau Maquiavel propôs novos modelos para a compreensão
política, o que resultou numa nova visão da sociedade pelos olhos do
governante. Durante o Iluminismo francês, filósofos como Montesquieu e Voltaire
estavam preocupados com um novo modelo de política que colocasse abaixo os
velhos ideais do Antigo Regime e erigisse novos ideais, dessa vez mais
libertários e democráticos.
Para tanto, eles fizeram abstrações filosóficas
sobre o modelo social vigente e o modelo social ideal. Finalmente aconteceu a
Revolução Francesa, e, com ela, o caos político de algumas décadas seguiu-se na
França. Tentativas de governos republicanos e socialistas seguiram-se até a
ascensão do império napoleônico.
Fora da França, a situação também era caótica. A
ascensão da burguesia desde o século XV e o seu grande enriquecimento após a
Revolução Industrial faziam sobressaltar aos olhos do europeu comum a forte
desigualdade social que se instalava. A partir do fim do século XVIII, com o
crescimento do número de indústrias nas cidades, houve um intenso e repentino
êxodo rural, ainda intenso no século XIX. A explosão demográfica nas cidades
contribuiu para o caos político, que se tornou também social.
As cidades, abarrotadas de pessoas desempregadas
(por conta da explosão demográfica, grande parte da população não conseguia
emprego nas fábricas) e vivendo na miséria, tornaram-se um verdadeiro reduto de
doenças, fome e violência. As condições sanitárias eram péssimas, havendo
surtos localizados de doenças, como cólera e sífilis, além de um inexistente
acesso dessa população pobre ao atendimento médico.
A fome afetava os trabalhadores fabris, que
tinham péssimas condições de trabalho e recebiam tão pouco que mal dava para
alimentarem-se. De maneira mais severa, a fome ainda afetava os desempregados.
Esse contexto de caos político (na França) e de caos social (na França e,
principalmente, na Inglaterra) ocasionou uma onda de violência sem precedentes.
Toda essa situação, que levava o continente
europeu (em especial a França) à ruína, fez com que o filósofo francês Auguste
Comte postulasse a necessidade de uma ciência capaz de compreender a sociedade
e propor modos de interferir no desenvolvimento social, alcançando sempre o
progresso.
Para Comte, as ciências naturais contavam com um
rigor e uma precisão metódica necessários às ciências humanas. A sua proposta
intelectual era criar um sistema, chamado de positivismo, baseado numa ciência
que foi batizada de física social e, depois, chamada por Comte de sociologia.
Auguste Comte é considerado o “pai” da
sociologia, e ela serviria para entender a sociedade e guiar o positivismo,
que, pela ordem social, pelo militarismo e pelo cientificismo, garantiria o
progresso social e colocaria a Europa nos trilhos do desenvolvimento novamente.
Apesar de Auguste Comte ser considerado o
primeiro autor da sociologia, o cientista a ser considerado, de fato, o
primeiro sociólogo, foi o filósofo, sociólogo e jurista francês Émile Durkheim.
Durkheim aproveitou os estudos de Comte, mas teceu críticas a seu antecessor.
Na visão daquele, este queria ultrapassar um estágio de abstração filosófica no
pensamento pela sociologia, mas permaneceu nele. Durkheim, então, cria um
método para a sociologia, para que ela operasse autonomamente e como ciência
bem fundamentada. Esse método é o funcionalismo.
Antes de Durkheim, os estudos do alemão Karl
Marx haviam se mostrado uma eficaz fonte metodológica para as ciências humanas,
em especial para a sociologia. O método proposto por Marx foi o materialismo
histórico dialético. Outro autor importante para esse início da sociologia foi
o alemão Max Weber.
Durkheim, Marx e Weber compõem a chamada tríade
da sociologia clássica. Para saber mais sobre a origem e consolidação dessa
área de conhecimento sugerimos quer estude mais a fundo sobre o surgimento da sociologia.
O que a sociologia estuda
O objeto geral de estudo da sociologia é,
obviamente, a sociedade. No entanto, ao especificarmos nossa compreensão dessa
ciência, percebemos que existem eixos de estudos sociológicos que nos ajudam a
compreender quais são os seus objetivos.
Em primeiro lugar, podemos destacar que a
sociologia pode estudar e tentar entender a sociedade em seus mais amplos e
variados aspectos. Em segundo lugar, e de maneira mais específica, podemos
dizer que ela tenta compreender o comportamento humano em grupo, em relações
sociais e com base na sua relação individual com o meio e com as instituições
sociais.
A importância da sociologia
A compreensão da sociedade, das relações humanas
e do papel das instituições sociais é extremamente importante para o
desenvolvimento social. A sociologia atua, portanto, como uma fonte de dados
sobre os fatores que influenciam e formam as relações sociais. Nesse sentido, é
a sociologia que fornece a base para a atuação prática que visa a melhoria de
setores sociais, como a segurança pública, a educação, a saúde e o
desenvolvimento humano em geral.
Se um dos grandes problemas urbanos vividos no
Brasil é a violência, a sociologia pode fornecer dados estatísticos e propostas
críticas de intervenção para que as autoridades responsáveis pela segurança
pública atuem de maneira efetiva. Ela também pode atuar junto à educação
desempenhando um papel de prevenção, para que as camadas mais baixas da
população (geralmente ligadas à criminalidade por fatores sociais, como a falta
de acesso a serviços público e à educação de qualidade e o contato direto com a
criminalidade) possam encontrar outras alternativas de desenvolvimento.
A sociologia também pode atuar no entendimento
das dinâmicas populacionais, analisando a vida no campo e na cidade, a fim de
visualizar a complexa dinâmica populacional que possuímos hoje. Isso é de
extrema importância para que governos tracem políticas de intervenção social
que, de fato, possam melhorar a vida da população em geral.
PORFíRIO, Francisco. "Para que serve a
sociologia?"; Brasil Escola. Disponível em:
https://brasilescola.uol.com.br/sociologia/sociologia2.htm. Acesso em 16 de
março de 2020.
- Quem foi o pai da sociologia? E quem foi considerado o
primeiro sociólogo?
- Ao seu entendimento, discorra sobre a importância da
sociologia.
- Qual a importância do trabalho do sociólogo para
sociologia?
- Assista o filme documentário da Revolução Francesa, e
da Revolução Industrial Inglesa e responda.
-Qual foi à importância da revolução francesa para
a historia da humanidade? Anote no seu caderno tudo que você sabe sobre
condições de vida e de trabalho dos operários no limiar da revolução
industrial.
E) Em questão de trabalho desenvolva comparações
sobre as mudanças que houve na reforma trabalhista. Como era e o que mudou?
FILOSOFIA
1-
O QUE É FILOSOFIA?
Diversas são as formas de se
tentar definir o que seja Filosofia. A primeira delas é procurar analisar a
origem da palavra Filosofia. Assim sendo, philosophia é uma palavra de origem
grega formada por dois grupos de palvras:
philía = amizade ou amor; Sophia =
saber ou sabedoria. Por essa definição, Filosofia significa “amor à sabedoria”.
Mas essa não é definição que buscamos. A segunda forma é simplesmente dizer que
a filosofia é aquilo os filósofos, aqueles que, que segundo a crença popular,
vivem a vida fazendo perguntas que muitas vezes não encontram respostas. A tudo
questionam... A Filosofia é, muitas vezes, entendida como sinônimo de modo de viver (filosofia de vida), ou
ainda como idéias ou princípios que orientam o trabalho de
empresas ou profissionais (filosofia de trabalho ou filosofia da empresa) etc.
Nenhuma dessas definições anteriores nos
interessa em particular, queremos facilitar o entendimento e, não, dificultà-lo
mais ainda.
Filosofia é uma atividade, é um modo de pensar acerca
das coisas. E que coisas são essas? A filosofia desenvolve sua atividade de
pensamento, se ocupando das coisas do mundo! A filosofia se preocupa com a vida humana. Mas, contrariamente, ao
que pensam a maioria das pessoas, filosofar,
não é somente ficar perguntando sobre tudo a todos! Filosofar é, sim,
perguntar, mas perguntar e buscar responder de modo lógico, de modo organizado e de acordo com certas regras. Portanto,
fazer filosofia (filosofar) não é perguntar qualquer coisa ou dar qualquer
resposta! A atividade filosófica exige argumentação,
indícios (indicações, provas) que confirmem (corroborem) aquilo que ele está
afirmando ou quer saber. Então filosofar
exige que a pessoa saiba do que está falando, saiba fornecer soluções e aponte
caminhos possíveis para a solução de problemas existentes ou que os próprios
filósofos criaram.
2
- SENSU COMUM, MITO E FILOSOFIA
Senso Comum ou Conhecimento (Sabedoria)
Popular
Segundo a definição dado pelo Dicionário
Aurélio: Senso Comum = Conjunto de opiniões e modos de sentir que, por serem
impostos pela tradição aos indivíduos de uma determinada época, local ou grupo
social, são geralmente aceitos de modo acrílico como verdade e comportamentos
próprios da natureza humana.
A definição dada não deixa
dúvidas, senso comum são opiniões
geralmente aceitas em época determinada. Isto significa que o senso comum varia
da época ou melhor, de acordo com o conhecimento relativo alcançado pela
maioria mais evoluída que alcançou um conhecimento superior ao aceito pela
maioria. Estas minorias por destoarem deste “senso comum” são geralmente
discriminadas.
A história está cheia desses
exemplos. O mais conhecido é o de Galileu. Em seu tempo o senso comum
considerava que a terra era o centro do universo e que o sol girava em torno
dela. Galileu ao afirmar que era a terra que gerava em volta do sol quase foi
queimado pela “Inquisição”. Teve que abjurar-se para salvar a vida; esta opinião
era tão arraigada na mente das pessoas que até a própria Bíblia testemunha isto
ao afirmar que Josué deteve o sol.
“Hoje
o senso comum mudou. Quem afirmar que o sol gira em torno da Terra será considerado no mínimo um louco pela maioria’.
O senso comum se manifesta
através dos ditos populares das crenças do povo. É um verdadeiro receituário
para o homem resolver os seus problemas da vida diária. Apesar de ser um saber
não-sistematizado, isto é, por não se basear na investigação e no
questionamento, ainda assim, nos dias de hoje, é muito útil para guiar o homem
na sua vida cotidiana. Quem nunca se orientou pela experiência que nós sempre
pensamos duas ou três vezes antes de decidirmos seguir ou não conselho!
Mito
ou conhecimento Mítico
Um mito é uma narrativa de caráter simbólico,
relacionada a uma dada cultura. O mito procura explicar a realidade, os
principais acontecimentos da vida, os fenômenos naturais, as origens do Mundo e
do Homem por meio de deuses, semi-deuses e heróis. O mito é simplesmente então uma
historia narrada, indiferente do julgamento que façamos sobre ela de verdadeira
ou falsa.
Esse sentido original do mito
está intimamente ligado à oralidade, vocalização, pois a Grécia antiga do
período homérico possuía uma cultura estritamente oral. Isso quer dizer que as
histórias não eram escritas, mas eram passadas de geração a geração através do
canto do Aedo, poeta-rapsodo.
Conhecimento
filosófico: tensões entre as formas de conhecimento
O conhecimento filosófico, quando
de seu surgimento, provocou inúmeras tensões entre o já solidificado
conhecimento mítico.Duran longo período de tempo na historia humana e, em especial na história grega, o mito constitui-se
na fonte exclusiva de explicação para existência do ser humano e da criação e
organização do mundo. O conhecimento transmitido e a maneira como explicavam os
acontecimentos já não eram suficientemente coerentes para os “filósofos”. Os primeiros filósofos
tentaram racionalizar as explicações míticas para o surgimento do mundo e dos
problemas humanos, mas aos poucos, essa tendência de manter o mito vivo nas
teorias filosóficas foi desaparecendo.
A Filosofia procurava
esclarecimentos justificados, ou seja, comprovados através de argumentos sólidos,
lógicos; e isto o mito e o senso comum não poderiam fornecer. Por isso a
Filosofia se distanciou do mito e do senso comum, mas não os desconsiderou,
muitas vezes os utiliza, porém busca questionar, investigar, ampliar os
horizontes de conhecimento sobre o assunto abordado.
Questionar o que está
estabelecido, investigar caminhos para comprovar suas suspeitas e apontar
soluções que levem a comprovação ou não de suas perguntas, essa é a atividade
desenvolvida pela filosofia. Mostrar que o que sempre nos é dito como certo: “é
assim e pronto”, sempre pode ser posto à prova, não simplesmente para
discordar, mas para apontar caminhos que até ali não se buscou mostrar ou não
se quis que fosse mostrado, essa é a proposta de trabalho da Filosofia!
Rubem Alves, filósofo brasileiro,
afirma: “devemos ter espírito de criança para que possamos exercer nossa plena
capacidade de filosófico. A criança busca saber novas coisas”. Para a criança o
diferente é o combustível que move a busca de conhecimento (de saber) – o novo
a leva a querer saber!
Atividade
1 - Construa, a partir do que foi
exposto aqui, uma síntese da definição de Filosofia.
2 – Consulte em um dicionário o
significado das palavras filosofia e mito. Depois compare com as definições
apresentadas aqui.
3 – Descreva, em poucas linhas,
as semelhanças entre Filosofia e Mito.
4 – Leia o texto”: A alegoria da
Caverna” do filósofo Platão.Identifique: nos dias de hoje, o que é a caverna,
quem são os prisioneiros; o que são as correntes, o que são as imagens projetadas
na parede, quem é o prisioneiro que foge.
A
Caverna de Platão e as nossas
Mauro Sérgio Santos da Silva
O filósofo Platão (427–347 a.C.)
nasceu em Atenas, no período de ouro da democracia grega. Seu nome verdadeiro
era Arístocles. É o discípulo mais notável de Sócrates (469–399 a.C.). E, pela
profundidade e pelo alcance de sua obra, é considerado um dos pilares do
pensamento ocidental.
Uma das maiores contribuições da
Filosofia de Platão é apresentada no texto intitulado Alegoria da Caverna.
Segundo o filósofo, a maior parte da humanidade se encontra como prisioneira de
uma caverna, permanecendo de costas para a abertura luminosa e de frente para a
parede escura do fundo. Devido a uma luz que entra na caverna, os prisioneiros
contemplam na parede do fundo as sombras dos seres que compõem a realidade. O
problema maior é que, acostumadas a ver apenas essas projeções, as pessoas
tomam essa ilusão como se fosse a realidade.
Platão chega a levantar a
hipótese de que algum habitante da referida caverna saia e, depois de se
acostumar com a luz, consiga enxergar os seres, as coisas, o mundo, e não mais
suas sombras. Essa figura, segundo o mito, teria dificuldades em conseguir
convencer os moradores da caverna de que aquilo que tomavam como realidade era
tão somente sua sombra: uma ilusão. Para Platão, essa tentativa de voltar à
caverna para resgatar das sombras os antigos conterrâneos é o árduo ofício do
educador ou, mais precisamente, do filósofo (amigo da sabedoria).
Nossas cavernas
Mais de 23 séculos nos separam do
pensador grego, e sua metáfora continua nos interpelando e nos convidando à
reflexão. Aprisionamo-nos em um número cada vez maior de cavernas criadas por
nós mesmos.
O escritor português José
Saramago, por exemplo, nos livros O Ensaio sobre a Cegueira e A Caverna, com
sua impressionante lucidez, aponta para o fato de que todos estamos
enclausurados nas cavernas da indiferença, da insensibilidade e da incapacidade
de ver interiormente. Para o ganhador do Prêmio Nobel de Literatura, a
libertação dos grilhões de tais cavernas realizar-se-ia por meio de uma espécie
de “revolução de bondade”.
O processo de informatização
produziu, nas últimas décadas, o fenômeno da virtualização da vida cotidiana. A
produção cultural, o sistema político, a economia, a ética, as relações entre
as pessoas e as emoções se tornam cada vez mais virtuais e menos reais.
A chamada globalização é outra
caverna aparentemente sem fronteiras. Trata-se, na verdade, conforme Frei Betto
(teólogo brasileiro), de uma “globocolonização”, isto é, a imposição arbitrária
e unilateral de um modelo político, econômico e cultural que se apresenta como
necessário e único.
Parte significativa dos programas
e noticiários de TV constitui uma caverna que aprisiona e ofusca a visão da
maioria da população. Eles apresentam amiúde um espetáculo de sombras e ilusões
que, sob a mascarada pretensa imparcialidade da imprensa, afigura-se como a
realidade.
E é também imprescindível citar a
pseudodemocracia brasileira, cada vez mais parecida com o sombrio modelo
norte-americano. Os discursos e as propagandas dos partidos de situação e de
oposição manipulam o real segundo seus interesses e necessidades, levando-nos a
crer que estamos em uma enorme caverna sem saídas. Fato que conduz ao
conformismo, ao pessimismo e à apatia.
Quase sempre de maneira
inconsciente, habitamos um número cada vez maior de cavernas por nós
edificadas. No entanto, líderes religiosos e políticos, profetas e poetas,
cientistas e filósofos frequentemente apontam o caminho para a saída de tais
cavernas. Tentam nos fazer ver o essencial, transcender a escuridão. Mas nós os
caricaturamos como utópicos, loucos, visionários e radicais! Talvez o interior
da caverna seja mais cômodo, confortável e seguro.
A
Caverna (José Saramago)
Narra a história de Cipriano
Algor, um oleiro que entra em crise depois que o centro comercial (shopping
center), gigantesca organização para a qual fornecia seus produtos, passa a
usar plástico em vez de louça, deixando sem rumo o comerciante e seus produtos
feitos de barro.
O centro comercial (a caverna),
representando o capitalismo, destrói e passa por cima das relações humanas em
nome do dinheiro e do lucro. Nessa caverna capitalista, importa a quantidade da
produção, e não a qualidade. As pessoas, consumidores e fornecedores, são
prisioneiras daquilo que consomem (as sombras). Esse livro diverte, como uma
boa literatura portuguesa, e ajuda-nos a refletir sobre onde estamos e para
onde queremos ir.
Atividade
1- Qual é a diferença, na
alegoria de Platão, entre conhecer a realidade e a sombra da realidade?
(Pode-se fazer uma representação de objetos por sombras para ilustrar o debate.)
2- Como podemos comparar a
Caverna de Platão com nossas “cavernas”?
3- Que caminhos temos para sair
das nossas cavernas para a realidade verdadeira?
ATIVIDADES DA APOSTILA PARA ENTREGAR:
PAGINA
62, pesquise as seguintes obras: “Lição de Anatomia e etc”. E responda as
questões da pagina.
“.
Quais são o procedimentos necessários para conhecer alguém ou alguma coisa ?...”
PAGINA
63, “Intelecto e faculdade” responder.
PESQUISAS:
- EMPIRISMO E RACIONALISMO;
- ÁREAS DA FILOSOFIA;
-CIÊNCIA E POLÍTICA .
E como vamos mandar os trabalhos?
ResponderExcluirBoa tarde, caro aluno neste primeiro momento o importante é ir realizando as atividades (de preferência em seu caderno), aquelas atividades que forem mais especificas onde é orientado para fazer pesquisa em folha separada essas serão entregues em uma determinada data ou quando retornarem as aulas de forma presencial. Você poderá fazer perguntas direcionadas aos professores citando a disciplina e o nome em caso de dúvida.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirProfessores queria saber se de vez copiarmos no caderno poderíamos imprimir tudo e entregar tipo como se fosse um trabalho seria bom pq e muito texto pra copiar no caderno
ResponderExcluirCaro aluno, a ideia é manter todos vocês ativos e preparados para o retorno, é de fundamental importância fazer e copiar algumas atividades no caderno pois algumas atividades serão retomadas em discutidas em sala de aula.
ExcluirSeria como um trabalho por causa desse tempo de pandemia
ResponderExcluirEu não consegui achar artes nem história
ResponderExcluirBoa observação, estamos aguardando material do professor.
ExcluirSobre lição de geografia não da para ver o que esta escrito onde começa as linhas esta cortada a imagem!!!! E não é só no meu o dos meus amigos também não da para ver!!!!
ResponderExcluirCaro aluno acreditamos ter sido problema na formatação, verifique novamente assim que possível.
ExcluirAgora sim da para ver !!!
ResponderExcluirEsses conteúdos serão passados quando voltar as aulas para os alunos que não tem a acesso a Internet??
ResponderExcluirCaso o aluno não tenha como fazer o que será feito por que tem muitos aluno que não tem acesso a Internet
ResponderExcluirCaro aluno, infelizmente esta é uma triste realidade, caso você conheça alguém nessa situação, se houver possibilidade faça um "print" das telas ou tire fotos e transfira os arquivos via bluetooth para seus colegas, todos nós agradeceríamos.
Excluiras lições que estão como atividade nós teremos que entregar, ou é para deixar no caderno?
ResponderExcluirCaro aluno de preferência, copie e responda tudo em seu caderno.
ExcluirA questão 1 de geografia é no caderno?
ResponderExcluirEste comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirtem que copiar os textos e as perguntas?
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirEspero que estejam todos bem e atentando-se às recomendações de saúde para a quarentena.
Crianças lindas, imagino que muitos de vocês estejam apreensivos e inseguros em relação a tudo o que está ocorrendo; com milhares de perguntas e muito ansiosos para que tudo se resolva e a vida volte ao normal (ou pelo menos, perto disso...) - e acreditem, nós também!
Nós também estamos cheios de dúvidas e anseios, pois sabemos que não há soluções prontas, nem fórmulas mágicas para resolver algo tão, tão inesperado e difícil de superar.
Contudo, dia após dia, de forma tranquila e ordenada, encontraremos juntos - novas formas de fazer, novos jeitos de aprender, novos meios e ferramentas para estudar, comunicar-se, divertir-se entre tantas outras coisas.
Estaremos aqui para ajudá-los nesse processo, ainda que através de meios eletrônicos, não hesite em pedir ajuda e orientação; ou mesmo se estiver sentindo-se mal e querendo apenas conversar para diminuir a ansiedade.
Ao longo da semana, publicarei nossas atividades, comentários e complementos relacionados às vídeo-aulas do CMSP, entre outros informativos.
Podem contatar-me através do e-mail elainessilva74@gmail.com ou grupos de whatsapp da sala / logo mais, teremos outros canais, como o Google Classroom, por exemplo, aguardem instruções.
Fiquem com Deus!
Em relação às atividades de Língua Portuguesa, vocês farão a resolução em uma folha - no caderno de português, anotando apenas o título do texto e, em seguida, o número da questão e seu enunciado (coloque a data para organizar melhor). Daí, basta responder:
ResponderExcluir* Se a questão for alternativa, coloque a letra correspondente e toda a resposta contida nela;
* Se for dissertativa, capriche na letra, respondendo de forma clara e resumida.
Para encaminhar-me as respostas, pode fazer um gabarito (somente número e resposta) e enviar no próprio corpo do e-mail** (elainessilva74@gmail.com), não esquecendo de identificar-se com nome completo e série.
Por ora, vou computar seu aproveitamento e sua presença através da devolutiva dessas atividades, ok?!
Depois que o Google Classroom for operacionalizado, faremos tudo por lá, será bem mais prático.
Importante!
**Para evitar problemas com a identificação, faremos assim - coloque a DATA da atividade (data que foi PUBLICADA) / seu NOME COMPLETO e SÉRIE no TÍTULO do e-mail - para todas as atividades que enviar.
Até breve!
Boa noite . Tem alguns textos e imagens que não estão aparecendo.
ResponderExcluir