Atividades voltadas para os 8º anos

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
COORD. DE ENSINO DA REGIÃO METROP. DA GRANDE SÃO PAULO
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter  facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno  ou não.

Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.

As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.

Atividade de Língua Portuguesa- 8° anos

LÍNGUA PORTUGUESA- 8° ANOS

Produção de texto- Artigo de opinião (mínimo 20 linhas/ máximo 40 linhas)
Em folha de almaço ou sulfite.

      Leia com atenção:
ARTIGOS DE OPINIÃO
CARACTERÍSTICAS:
O artigo de opinião é um gênero argumentativo, ou seja, é um tipo de texto que defende um ponto de vista por meio de argumentos. A linguagem usada no artigo de opinião costuma alinhar-se à norma-padrão da língua portuguesa, haja vista que o texto deve ser compreendido por diversos tipos de pessoas, muitas vezes de regiões completamente distintas — como é o caso dos artigos publicados em jornais de alcance nacional no Brasil.
Para, além disso, justamente por se tratar de uma publicação da imprensa, o assunto abordado nesse tipo de texto costuma ser de relevância coletiva: fatos importantes, ocorridos nos dias ou semanas anteriores, costumam ser os temas do artigo de opinião. Nesse sentido, o gênero tem uma função social clara: promover o debate público sobre as demandas da sociedade.
Por ser um texto argumentativo, o artigo de opinião apresenta três partes fundamentais:
INTRODUÇÃO COM TESE:
Os parágrafos iniciais de um artigo de opinião costumam ser reservados para apresentar o assunto abordado e, além disso, o ponto de vista defendido pelo autor. Chamamos esse ponto de vista de tese. No caso das redações escolares e propostas de vestibulares, é comum que somente o primeiro parágrafo da composição seja destinado para essa função, pois, nesse tipo de produção textual, o número de linhas é restrito.
DESENVOLVIMENTO COM ARGUMENTAÇÃO:
Uma vez que a tese é apresentada na introdução do artigo de opinião, é esperado que, nos parágrafos intermediários — também chamados de desenvolvimento —, apresentem-se argumentos que comprovem o ponto de vista.
Um argumento costuma ter duas partes: a fundamentação e a análise do fundamento. A primeira corresponde às informações, fatos, dados, referências, entre outros, que o articulista busca para embasar sua opinião; a segunda, ao trecho em que o autor relaciona explicitamente o fundamento utilizado com a tese defendida. Ou seja, é o maior parágrafo,  onde o autor registra todas as informações que tem a respeito do tema.
CONCLUSÃO:
A conclusão de um artigo de opinião costuma apresentar uma síntese do desenvolvimento do texto e, em seguida, reiterar a tese, agora comprovada pelos argumentos. É o desfecho, momento em que o autor finaliza o texto com suas conclusões.


Agora que você já leu e relembrou as características de artigos de opinião, chegou sua vez de produzir um texto. Pensando nesse momento que o Brasil está passando leia, assista reportagens, pesquise, converse com sua família e escreva um texto sobre “Os impactos que o COVID-19 traz para a população brasileira de renda baixa”

Obs.: Esta atividade pode ser desenvolvida no caderno.
Leia o texto a seguir:

Mico-leão-dourado: a mascote da conservação da biodiversidade

    O mico-leão-dourado (Leontopithecus rosalia) chama a atenção pela cor vibrante de seus pelos, que varia de dourado a vermelho-dourado. Assim como outros micos e saguis da família Callitrichidae, seu pequeno porte, sua longa cauda e sua agilidade fazem do mico-leão-dourado um dos mais simpáticos animais da nossa fauna.
    Ele vive cerca de oito anos, tem hábitos diurnos e, à noite, dorme em ocos de árvores ou emaranhados de cipós e bromélias. Alimenta-se de frutos, animais invertebrados e pequenos vertebrados. Alguns estudos mostram que o mico-leão-dourado come mais de 60 espécies de plantas e, depois de digeri-las, ajuda a dispersar suas sementes pelo ambiente.
Disponível em: <https://www.wwf.org.br>. (Fragmento).

Questões

Q1 – Sublinhe os pronomes possessivos neste trecho:
“Assim como outros micos e saguis da família Callitrichidae, seu pequeno porte, sua longa cauda […]”


Q2 – No trecho anterior, os pronomes sublinhados atribuem a posse de determinadas características a um ser. Identifique-o:

Q3 – No segmento “[…] um dos mais simpáticos animais da nossa fauna.”, o pronome possessivo refere-se:

(     ) à 1ª pessoa do plural.
(     ) à 2ª pessoa do plural.
(     ) à 3ª pessoa do plural.

Q4 – No segmento acima, o pronome possessivo desempenha a função sintática de:

(     ) explicar um substantivo.
(     ) determinar um substantivo.
(     ) complementar um substantivo.

Q5 – Na passagem “[…] ajuda a dispersar suas sementes pelo ambiente.”, o pronome possessivo compõe:

(     ) o sujeito do verbo “dispersar”.
(     ) o objeto direto do verbo “dispersar”.
(     ) o objeto indireto do verbo “dispersar”.

Obs.: Esta atividade pode ser desenvolvida no caderno.
FAÇA UMA PESQUISA SOBRE O EMPREGO DO HÍFEN E RESPONDA OS EXERCÍCIOS A SEGUIR:
 1 - Assinale a alternativa em que todos os vocábulos estão hifenizados corretamente.
a) co-obrigado, co-ordenar, co-operar
b) mini-saia, semi-internato, semi-hospitalar
c) sabiá-guaçu, cajá-mirim, capim-açu
d) cor-de-vinho, ex-hospitaleira, ex-almirante

2 - Empregue o hífen quando convier e faça a correção necessária dos vocábulos abaixo:
01) ano  luz
02) arco  íris
03) mato grossense
04) sul africano
05) ben feito
06) ben feitor
07) recém nascido
08) sem vergonha
09) co operar
10) co ordenação

11) auto observação
12) pré história
13) anti higiênico
14) anti  religioso
15) des umano
16) contra regra
17) ex diretor
18) vice presidente
19) auto retrato
20) bem criado





INGLÊS


Objetivo desta atividade: Revisar os últimos conteúdos em sala de aula, praticar a conversação através dos diálogos, revisar o verbo To Be e construir frases.
 In a store- Dialogue
“Clothes: size, materials, patterns”
   
1º Atividade. Faça a tradução dos diálogos abaixo.
A – Salesperson / Clerk – vendedor        
B – Customer – cliente
A- Good afternoon. May I help you?        
B- Yes, please. I need a blouse.                     
A- Ok. We have many blouses here. What size do you need?         
B- Small.                 
A- We have plain, solid, printed, flowered, checked, striped… What do you prefer?        
B- I prefer plain, light colors, please.      
A- Oh, yes. Take a look at these ones.              
B- They’re very beautiful. Can I try them on?  
A-   Yes, come here, please.  
(some minutes later…)                                    
 B- I’ll take these two ones. How much are they?          
 A- The white one is $21,50 and the yellow one is $22,50. They are $44,00       
 B- Ok. Here you are. $45,00.                      
 A- And here is your change: $1,00. Thank you very much.        
 B- You’re welcome.
 Habits, likes and dislikes (04:54)
Likes (substantivo) = o que a pessoa gosta
Dislikes (substantivo) = o que a pessoa não gosta
[woman] So, what do you do in your free time?

[man] I read a lot. I like suspense and biographies. I also travel a lot on weekends.

[woman] Yeah? Where do you go?

[man] I usually go to the beach. I have a beach house. Sometimes I visit my parents… they

live in New York.

[woman] Do you like movies?

[man] Yes, I do. I usually go to the movies Monday night.

[woman] Why?

[man] Because the theaters are empty Monday night.

[woman] Do you go to bars, restaurants..?

[man] Sometimes I do. My favorite place is a pub near my house. I go there once a month.

[woman] Do you eat out sometimes?

[man] Nah… I usually eat at home. I cook, ah… so I’m fine.

[woman] How often do you cook?

[man] Oh, every day. I’m a good cook.

[woman] What are your favorite foods?

[man] I like pasta, and I really like meat.

[woman] Do you watch TV every day?

[man] Yes, I do. Every night, actually.

[woman] What do you watch on TV?

[man] I watch news, shows.. and sports.

 2º Atividade  – Após a tradução dos diálogos acima , crie um diálogo entre duas pessoas com os seguintes tópicos:
·         faça perguntas e fale sobre si mesmo e sua vida;
·         sobre o que você gosta e não gosta;
·         e converse para conhecer melhor uma pessoa.
3º Atividade - Com base no exemplo abaixo, crie um texto sobre você.
Leia o texto com atenção e se quiser pode traduzir também:
Hello! My name is Mary, I`m fourteen years old, I`m a student and I live in São Paulo, but I was born in Rio de Janeiro, My birthday is on August,23 .
 I live with my parents, my brother and two sisters. I go to to school on foot because the school is near to my home. I have many friends there, but I really like to go to school to study. My favorite subject school is English because I know that is the language of the communication and I love English too.
I have a big family, besides my family, I have two cats and four dogs. I love pets. I live in a big house . My favorite foods are barbecue and pizza, but I like to eat rice, beans, meat and salad . I always have lunch at 1:00 p m.
On weekends, I like to go to the cinema, to visit my friends, to go to the park with my family and I like to stay at home reading my books too.
Agora é a sua vez de praticar, volte ao conteúdo do caderno que irá auxilia-lo na produção do texto sobre você. (10 linhas)
................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................

Vamos revisar o Verbo To Be e os Pronomes Pessoais
1. O verbo "to be" é o verbo que, em inglês, indica "ser" ou "estar". A conjugação do verbo "to be", no presente do indicativo, é: 
I am (I'm) = eu sou/estou
He is (he's)
 = ele é/está
She is (she's) = ela é/está
It is (it's) = ele/ela é/está (animais, objetos, seres inanimados etc.)
We are (we're) = nós estamos/somos
You are (you're) = você/vocês é/são está/estão
They are (they're) = eles/elas são/estão
Exemplos:
I'm hungry (=estou com fome)
I'm a doctor (=sou médico)
She's beautiful (=ela é bonita)
You are ugly [=você/vocês é/são feio(a)/feios(as)] etc.

2. Perguntas com "to be": inverte-se a posição assumida pelo verbo em períodos afirmativos.
Exemplos:
Are you hungry? (=você está com fome?)
Are they teachers? (=eles/elas são professores(as)?)
Am I ugly (=sou/estou feio(a)?)

3. Sentenças negativas com "to be": adiciona-se not após o verbo.
Exemplos:
I'm not hungry (=não estou com fome)
She is not beautiful (=ela não é/não está bonita)
We are not teachers (=nós não somos professores(as))
Formas contraídas:
am not = ain't
is not = isn't
are not = aren't

4. Perguntas negativas com "to be": usa-se a forma contraída negativa na posição do verbo em sentenças interrogativas comuns.
Exemplos:
Aren't you hungry? (=você não está com fome?)
Isn't it funny? (=isso não é engraçado?)

5. A forma verbal correta de "to be" a ser usada em sentenças onde não exista he, she, you, they etc. depende do sujeito, que pode ser plural (usa-se are) ou singular (usa-se is). Não usa-se am quando o sujeito não for I.
Exemplos:
My brother is funny. Nesse caso, como o sujeito é singular (my brother = meu irmão), a forma a ser usada é is.
My parents are young. Nesse caso, sendo o sujeito plural (my parents = meus pais), a forma a ser usada é are.

6. O verbo "to be" pode ser usado com outros verbos, sem "to" após ele. Normalmente o outro verbo estará no gerúndio (-ing). Este tipo de construção chama-se "Present Progressive".                                   1               
Exemplos:
She's working (=ela está trabalhando)
We are playing (=nós estamos brincando)
Is he speaking? 
(=ele está falando?)
It isn't working (=isso não está funcionando)
Aren't they teaching? (=eles/elas não estão ensinando?)
Pronomes       Pronomes
Pessoais          possessivos
I
my
meu(s), minha(s)
you
your
teu(s), tua(s), seu(s), sua(s)
he
his
seu(s), dele
she
her
sua(s), dela
it
its
seu(s), sua(s), dele, dela
we
our
nosso(s), nossa(s)
you
your
vosso(s), vossa(s), seu(s), sua(s)
they
their
seu(s), sua(s), deles, delas

4º Atividade - Construa frases curtas usando o verbo To Be e os verbos: Work –Study  - Do – Go –Like – Love.   (10 frases)
..................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................................
5º Atividade : Complete as linhas abaixo com suas atividades diárias em inglês Monday......................................................................................................................
Tuesday.....................................................................................................................
Wednesday................................................................................................................
Thursday....................................................................................................................
Friday........................................................................................................................
Saturday..................................................................................................................... Sunday.............................................................................................................


1)Com base nos verbos  abaixo , construa  frases curtas:  Atualizado dia 15/05/2020



--------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------------

2) Clica neste link e  responda  o quiz https://www.estudenaaba.com/online/verbos-de-acao-quiz/  em seguida   anote suas respostas no caderno 
.
3) Food  is  very  important. We need to eat fruits, vegetables and meat to be in good health. We have to drink water, milk and juices too. We have coffee and milk, fruit, juice fruit, cheese, jam, toast, cookies, bread and butter for breakfast. For lunch or dinner, we eat rice, beans, eggs, vegetables, salad and one kind of meat: beef, chicken, fish or pork.  After these meals, we have a dessert: fruit, pudding, pie, ice cream, fruit salad or sweets.
 a) Leia o texto e retire  no mínimo  e palavras  cognats e traduza  .
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b) Qual é o assunto do texto?
__________________________________________________________
C) Responda EM PORTUGUÊS segundo o texto: Cite dois tipos de sobremesas: _____________________________________________________________________________

4) Traduza o texto


__________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Competência 2. Comunicar-se na língua inglesa, por meio do uso variado de linguagens em mídias impressas ou digitais, reconhecendo-a como ferramenta de acesso ao conhecimento, de ampliação das perspectivas e de possibilidades para a compreensão dos valores e interesses de outras culturas e para o exercício do protagonismo social.

(EF08LI07) Explorar ambientes virtuais e/ou aplicativos para acessar e usufruir do patrimônio artístico literário em língua inglesa.


EF08LI10) Reconstruir o texto, com cortes, acréscimos, reformulações e correções, para aprimoramento, edição e publicação fina


ARTE

Atividade I

Orientações. O trabalho deverá ser manuscrito com caneta de tinta azul ou preta.

Pesquisar a história do grafite.
            
Esboço “desenho” (grafite).
            
Origem da música.
             
Releitura da música Aquarela.


Atividade II

Pesquisar estilos musicais brasileiros, música indígena e seus instrumentos.



EDUCAÇÃO FÍSICA

Tema : atletismo e jogos

Realize uma pesquisa e disserte  sobre a origem do atletismo e suas mudanças até os dias atuais;
_Descreva quais são as modalidades que fazem parte do atletismo e suas regras;

- Descreva quais as diferenças entre os Jogos Coletivos e Individuais;

-Disserte sobre Jogos Cooperativos e Esportivos, com histórico desses jogos da origem aos dias atuais.


MATEMÁTICA

1) Escreva na forma de potência e depois encontre o resultado.
a) 3x3x3x3x3=                                                                        b) 2x2x2=
c)7x7x7x7x7=                                                                         d) 4x4x4=
e)bxbxbxbxb=                                                                       f) 5x5x5x5x5=

2) Calcule o que se pede:
a) O quadrado de 25;
b) o dobro de 8;
c)o cubo de 10;
d) o triplo de 3;


3) Em 10^4= 10x10x10x10=10000,responda às seguintes perguntas:
a) Qual é a base?
Resp.: ___________________________________________________________

b)Qual é o expoente ?
Resp.: ____________________________________________________________

c)Qual é a potencia ?
Resp.: ____________________________________________________________

4)Calcule:
a)√81=             
b)4√10 000=            
c)5√243=          
d)5√32=           
e)√400=
f)3√27=            
g)9=          

5) Calcule o valor das expressões :
a) 35-(10^2+ √81)=            
b) -18+ 5√243=        
c) (+3) : (+3) =
d)-√36 + √121 + √9 =                        
e)√144 + √169 -√81 =


MATEMÁTICA 
Nota: A coordenação Pedagógica pede desculpa aos professores pela demora em atualizar as adividades em especial a professora  Pedreci que encaminhou as atividades com antecedência  

ATIVIDADES ATUALIZADA EM 12/05

Sugestão de Vídeos 
Vídeos:

Apostila São Paulo Faz Escola – Caderno do Aluno: 8º ano Ensino Fundamental. Volume 1:
Página 27: Situação de Aprendizagem 3 – Atividade 1

Apostila Aprender Sempre – 8º ano Ensino Fundamental – Matemática:
Exercício 1 e 2.

Exercícios Extras:

1) Uma geladeira cujo preço de tabela é de 1 800 reais está sendo vendida, em uma promoção, com 20% de desconto. Por quanto está sendo vendida essa geladeira?
A)360 reais.
B)900 reais.
C)1440 reais.
D)1780 reais.

2) Na semana passada, o quilograma do feijão em um supermercado custava R$ 3,50. Nesta semana, o preço desse feijão sofreu um acréscimo de 20%. Quanto passou a custar o quilograma do feijão nesse supermercado?
A) R$ 0,70
B) R$ 2,80
C) R$ 3,70
D) R$ 4,20

3) Em uma determinada loja, um tipo de computador, no valor de 800 reais, foi vendido em uma promoção com um desconto de 15%. Esse computador foi  vendido por
A) 680 reais.
B) 785 reais
C) 815 reais.
D) 920 reais.

4) Lucas tem uma dívida de R$ 5 000,00 com o banco. Este mês, ele conseguiu pagar 30% dessa dívida. Qual foi a quantia dessa dívida paga por Lucas ao banco neste mês?
A) R$ 30,00
B) R$ 50,00
C) R$ 1 500,00
D) R$ 3 500,00

5) Após uma reforma e a compra de novos aparelhos, a mensalidade de uma academia que custava R$ 52,00 teve uma aumento de 75%. Qual é o preço da mensalidade após esse aumento?
A) R$ 75,00
B) R$ 87,00
C) R$ 91,00
D) R$ 127,00
6) Paulo tem R$ 3.600,00, o que corresponde a 30% do que ele precisa para comprar uma moto. Quanto custa a moto que Paulo quer comprar?
A) R$ 3 630,00
B) R$ 12 000,00
C) R$ 108 000,00
D) R$ 120 000,00

7) Júnior comprou uma chuteira em uma promoção com 15% de desconto. Antes dessa promoção, a chuteira custava R$ 320,00. Qual foi o valor pago por Júnior ao comprar essa chuteira?
A) R$ 48,00
B) R$ 298,66
C) R$ 272,00
D) R$ 305,00

8) Mauro pagava, mensalmente, R$ 1 150,00 referente ao aluguel do apartamento em que mora. No entanto, ele foi notificado que, no próximo mês, o aluguel terá um aumento de 6% sobre o valor atual. Com esse aumento, o valor do aluguel do apartamento de Mauro passará a ser
A) R$ 1 081,00.
B) R$ 1 156,00.
C) R$ 1 219,00.
D) R$ 1 840,00

9) Num jogo de futebol, compareceram 20.538 torcedores nas arquibancadas, 12.100 nas cadeiras numeradas e 32.070 nas gerais. Nesse jogo, apenas 20% dos torcedores que compareceram ao estádio torciam pelo time que venceu a partida.
Qual é o número aproximado de torcedores que viram seu time vencer?
(A) 10.000
(B) 13.000
(C) 16.000
(D) 19.000

10) Uma máquina fotográfica custava R$ 600,00. No dia das mães, esta máquina foi vendida com um desconto de 10% e, logo depois, sobre o novo preço sofreu um aumento de 10%. O seu preço atual, em reais, é
(A) 694,00.
(B) 594,00.
(C) 484,00.
(D) 494,00.

Atualização 13/05/2020








CIÊNCIAS


Com base nas aulas expositivas e auxilio de pesquisa responda as questões abaixo:

1 - Por que o consumo de energia vem aumentando ao longo dos anos no Brasil?
Resp.: ____________________________________________________________

2 - Quais equipamentos mais consomem energia elétrica?
Resp.: ___________________________________________________________

3 - Quantos equipamentos eletrônicos vocês e sua família utilizam no dia a dia? Faça uma lista.
Resp.: ____________________________________________________________

4 - Equipamentos em stand-by utilizam energia elétrica?
Resp.: ____________________________________________________________

5 – Quais são as principais formas de economizar energia elétrica?
Resp.: ____________________________________________________________

6-A tabela a seguir mostra os principais eletrodomésticos e suas quantidades em uma residência com quatro pessoas, a potência elétrica de cada equipamento e o tempo mensal de funcionamento em horas. Supondo que a companhia de energia elétrica cobre R$ 0,50 por cada KWh consumido, determine o custo mensal da energia elétrica para essa residência.



a) R$ 215,00    
b) R$ 178,25      
c) R$ 355,00    
d) R$ 329,30    
e) R$ 274,40

HISTÓRIA

UNIDADE TEMÁTICA: O mundo contemporâneo: o Antigo Regime em crise

HABILIDADES: (EF08HI03) Analisar os impactos da Revolução Industrial nas relações de trabalho, na produção e circulação de povos, produtos e culturas.

OBJETOS DE CONHECIMENTO: Revolução Industrial e seus impactos na produção e circulação dos povos, produtos e culturas.

ATIVIDADE DE HISTÓRIA 8ºANO  -  PROFESSORA APARECIDA

ELABORAR UMA PESQUISA SOBRE A REVOLUÇÃO INDUSTRIAL FOCANDO NOS SEGUINTES PONTOS:
ü  Pioneirismo Inglês
ü  As primeiras máquinas à vapor
ü  Mudanças socioeconômicas
ü  Impactos da Revolução Industrial no meio ambiente e na sociedade


OBS: ESSA ATIVIDADE TERÁ UMA SEQUÊNCIA ENTÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA REALIZA-LÁ

DUVIDAS ENTRE EM CONTATO : WhatsApp - 987099889

*Podem me enviar como documento do word ou em  pdf pelo whatsApp






GEOGRAFIA

Atividade I

TEMA: Distribuição da população mundial

Orientações referente ao Trabalho:
Realize uma pesquisa e disserte sobre o tema descrito acima.

Observação o trabalho deverá conter introdução, desenvolvimento, conclusão e conclusão final (com suas próprias palavras).

Estrutura básica para entrega do mesmo quando retornar as aulas de forma presencial:   O trabalho deverá conter Capa, índice e referência bibliográfica.

Atividade II

ATIVIDADES PARA CASA, 8ºANO A-B-C-D DE GEOGRAFIA

*A professora relembra que os alunos tinham um trabalho a ser entregue antes da suspensão das aulas devido a pandemia.
O trabalho é relacionado a população mundial e deve abranger em seu conteúdo assuntos como: natalidade, mortalidade, expectativa de vida, situação socioeconômica, migração, refugiados e outros assuntos que o aluno considerar pertinente. Não esquecer que o trabalho deve conter: capa, contra-capa, imagens, conclusão e ser manuscrito.
*Fazer um relatório diário sobre os acontecimentos relacionados ao coronavírus em todo o mundo, anotar data, hora e em qual noticiário obteve a informação. O relatório será feito do dia 23/03/2020 até o dia 28/03/2020, não esquecer de se atentar sempre a nome de regiões, cidades e países e anotar corretamente.


 Geografia Atualizado em 04/05/2020


.    Fazer um trabalho sobre: A colonização da América Latina. Deve abranger assuntos como de quais países eram os colonizadores, mostrando o antes e o depois da colonização, como também a herança histórica, a política, a cultura e a atual situação socioeconômica.
O trabalho deve ser manuscrito e conter imagens. As imagens podem ser impressas se preferirem. No final do trabalho desenhar um mapa da América Latina ocupando a folha inteira, o mapa deverá ser colorido e possuir nome na maioria dos países. Trabalhar com auxílio dos responsáveis se for necessário. Esse trabalho será entregue no final do isolamento determinado pelo governo.
                               

39 comentários:

  1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido pelo autor.

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  2. Tenho uma dúvida, o trabalho de geografia sobre população mundial continuará sendo um seminário em grupo, ou passará a ser um trabalho individual? Desde já agradeço a compreensão.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
  3. Na questão E do exércicio 1 de Matemática, são b's mesmo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sim ,é a representação algébrica. VC IRA DESENVOLVER no mesmo processo que a numérica.

      Excluir
  4. Olá tudo bem, meu nome é Eduardo, e gostaria de saber se preciso fazer de novo o trabalho de geografia sobre a distribuição da população mundial, pois já fiz esse trabalho de geografia

    ResponderExcluir
  5. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  6. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  7. Boa noite?
    As atividades não será semanal?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa noite Ana, neste momento foi antecipada as férias dos professores e dos alunos, quando retornarmos a atividades serão exibidas na TV Cultura Escola e será divulgado uma plataforma de estudo.

      Excluir
  8. Minha duvida e em artes , que origem da música?🤦‍♀️

    ResponderExcluir
  9. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  10. Oi eu gostaria de saber só por saber mesmo mais as perguntas são para copiar ou apenas responder

    ResponderExcluir
  11. oq eu faço pq o meu grupo nn tem comunicaçâo cmg (a respeito da atividade da pro de geografia)

    ResponderExcluir
  12. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  13. Queria saber se é pra copiar as questões e os textos, ou é só pra ler e responder?

    ResponderExcluir
  14. Alguém sabe se é pra copiar as perguntas????...
    😕

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É para copiar essas merda tudo aí

      Excluir
    2. Não precisa copiar só responda no caderno e envia para o PV do professor,

      Excluir
  15. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

    ResponderExcluir
  16. Caro aluno ou aluna! Atendendo orientações da Secretaria da Educação, criamos esta ferramenta de estudo para que vocês não ficassem com o aprendizado prejudicado. Uma vez que temos que manter o distanciamento social, as mídias digitais são nossas aliadas. Acreditei que, enquanto adolescente antenado, você conseguiria realizar as questões. Não se trata de "encher o saco", e sim de incentivar a pesquisa, o raciocínio, a interpretação, leitura e aprendizado. É o seu futuro que está em jogo.
    Estamos trabalhando e gostaríamos de respeito, seria bom você mostrar para o seu responsável qual seu tratamento conosco.

    Qualquer dúvida quanto ao conteúdo, coloque qual disciplina e qual questão você precisa saber que o professor te ajudará.
    Não esqueça que na próxima semana outras plataformas de estudo estarão disponíveis.
    Obrigada!
    Lidiane Lacerda

    ResponderExcluir
  17. atividade de geografia para casa 8º ano abcd. Eu sou do 8º ano E e nesesario fazer.
    E também tem a de história mas a professora não e a mesma que ainha eu também tenho que fazer??

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. A professora não e a mesma que a minha, tenho que fazr?

      Excluir