Atividade voltadas para os 6º Anos


Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter  facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno  ou não.

Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.

As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.


Atividade de Língua Portuguesa- 6° anos




Leia o trecho do conto “O mistério do coelho pensante” e responda às questões 1 à 6.

                Pois olhe, Paulo, você não pode imaginar o que aconteceu com aquele coelho.
Se você pensa que ele falava, está enganado. Nunca disse uma só palavra na vida. Se pensa que era diferente dos outros coelhos, está enganado. Para dizer a verdade, não passava de um coelho. O máximo que se pode dizer é que se tratava de um coelho muito branco.
Por isso tudo é que ninguém nunca imaginou que ele pudesse ter algumas ideias. Veja bem: eu nem disse “muitas ideias”, só disse “algumas”. Pois olhe, nem de algumas achavam ele capaz.
A coisa especial que acontecia com aquele coelho era também especial com todos os coelhos do mundo. É que ele pensava essas algumas ideias com o nariz dele. O jeito de pensar as ideias dele era mexendo bem depressa o nariz. Tanto franzia e desfranzia o nariz que o nariz vivia cor-de-rosa. Quem olhasse podia achar que pensava sem parar. Não é verdade. Só o nariz dele é que era rápido, a cabeça não. E para conseguir cheirar uma só ideia, precisava franzir quinze mil vezes o nariz.
Pois bem. Um dia o nariz de Joãozinho – era assim que se chamava esse coelho - um dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo. De pura alegria, seu coração bateu tão depressa como se ele tivesse engolido muitas borboletas.
 Joãozinho disse para ele mesmo:
– Puxa, eu não passo de um coelho branco, mas acabo de cheirar uma ideia tão boa que até parece de menino! [...]

LISPECTOR, Clarice. O mistério do coelho pensante. In: O mistério do coelho pensante e outros contos. Rio de Janeiro: Rocco Jovens Leitores, 2010. p. 69-70

  1- Indique qual é a personagem que cheira ideias:
 (A) Paulo.
 (B) Borboleta.
 (C) Menino.
 (D) Joãozinho.

2- O duplo travessão usado em “Um dia o nariz de Joãozinhoera assim que se chamava esse coelhoum dia o nariz de Joãozinho conseguiu farejar uma coisa tão maravilhosa que ele ficou bobo” indica

 (A) um novo diálogo.
 (B) uma explicação.
 (C) um pensamento.
 (D) uma enumeração.

3-O coelho franzia e desfranzia tanto o nariz que o nariz

 (A) encontrava ideias.
 (B) farejava borboletas.
 (C) vivia cor-de-rosa.
 (D) pensava sem parar.


4- Na passagem.” Só o nariz dele é que era rápido “, o termo em destaque, faz referência ao substantivo (lembre-se que substantivo nomeia seres, coisas, objetos, etc.)

(A) Nariz
(B) Cabeça
(C) Coelho
(D) Joãozinho


5- No trecho “– Puxa, eu não passo de um coelho branco, mas acabo de cheirar uma ideia tão boa que até parece de menino! “, o ponto de exclamação ajuda a passar a ideia  de

(A) aceitação
(B) certeza
(C) negação
(D) surpresa

6- Em “ _ Puxa, eu não passo de um coelho branco”, o travessão é utilizado para indicar a

(A) Separação de frases.
(B) Fala do narrador.
(C) Fala do personagem.
(D) Mudança de parágrafo.






Leia o texto abaixo e depois responda as questões:


O JUMENTO
Aluna Raylane Furtado de Sousa
Professor F. Maurício Araújo

          Era uma vez, numa fazenda muito distante da cidade, um fazendeiro que possuía um jumento que sabia falar. Esse animal era muito sabido, tudo que o dono dele pedia, ele prontamente fazia.
         Mas o pobre do animal, apesar da sua capacidade de falar e entender o que seu dono dizia, não era valorizado, alimentava-se da pior comida e dormia no relento da noite fria.
        Certa vez, o fazendeiro precisava ir à cidade, uma viagem muito longa, que demoraria dois dias para chegar. Levou consigo seu jumento para trazer as mercadorias que compraria. Durante o percurso, o fazendeiro tropeçou e caiu dentro de um buraco, mas logo conseguiu se levantar. O jumento começou a caçoar do seu dono, rindo e relinchando sem parar.
       O fazendeiro não se conteve e se revoltou com o pobre, além de batê-lo, falava muitos palavrões com o desprovido animal. Não demorou em chamar a atenção das pessoas que por ali transitavam. Um camponês que passava por perto se admirou da sabedoria do animal em compreender toda aquela situação e se encantou com o bicho. O fazendeiro, com muita raiva do jumento, foi até onde estava aquele pobre camponês e disse:
        __Você quer comprar este jumento?
        __Quero, mas só tenho dez moedas. Respondeu o homem.
        __Tá bom, você leva o jumento e eu fico com suas dez moedas! Disse o fazendeiro.
        Assim, o fazendeiro vendeu seu animal pelas míseras dez moedas de tão pouco valor que não davam para comprar nem sequer um saco de milho. Retornou para sua casa e desistiu da sua viagem.
        Dias depois, o fazendeiro estava despreocupado, deitado em sua rede feliz, pois não precisava alimentar o jumento, quando de repente chegou seu amigo, outro fazendeiro, e lhe apresentou o jornal que destacava um camponês que possuía um jumento que sabia falar, muito feliz e rico, pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.
          __ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!! Admirou-se o fazendeiro.
          __ Como é que é seu jumento, se você o vendeu? Ponderou seu amigo.
       O fazendeiro ficou pensativo ao descobrir que o jumento foi parar no jornal. Então, quando na rua passava, as pessoas perguntavam a razão de ter vendido seu animal, já que ele era diferente e sabia falar. Mas nem ele compreendia a burrice que havia feito.
         E assim o fazendeiro ficou sem o jumento, na pobreza, todo o resto da sua vida. Não aproveitou a sabedoria do bicho. Agora, dizem que o jumento vive comendo da melhor comida e bebendo do melhor vinho.
De Sousa, Raylane Furtado. 6º ano de 2018. Escola João Moreira Barroso. 
São Gonçalo do Amarante. Adaptado pelo professor Francisco Maurício Araújo

1ª) O gênero do texto é
a) crônica, porque apresenta fatos do cotidiano.
b) conto, porque narra uma história ficcional, criada pela imaginação da autora.
c) lenda, pois apresenta personagens místicos e enredo fantasioso.
d) relato, porque o narrador apenas apresenta fatos vividos por ele.

2ª) O acontecimento central do texto é
a) o jumento que caçoou do homem numa viagem.
b) a fazenda distante da cidade.
c) um jumento que sabia falar e fazia o que o dono pedia.
d) a venda do jumento por dez míseras moedas.

3ª) Segundo o texto, o jumento
a) era bem tratado na fazenda.
b) dormia dentro de casa.
c) se revoltou com seu dono.
d) era bem alimentado pelo camponês.

4ª) O jumento foi vendido porque
a) estava dando muito prejuízo para o fazendeiro.
b) caçoou do dono ao cair no buraco.
c) o camponês ofereceu uma boa quantia pelo animal.
d) relinchava todos os dias, fazendo um barulho ensurdecedor.

5ª) A finalidade do texto é
a) informar algo ocorrido no passado.
b) noticiar um fato inusitado sobre um jumento.
c) entreter o leitor com uma história ficcional.
d) criticar as pessoas que maltratam os animais.


6ª) No trecho: “... e eu fico com suas dez moedas...”, a palavra destaca se refere 
a) ao fazendeiro.
b) ao camponês.
c) ao jumento.
d) ao amigo do fazendeiro.


7ª) “__ Minha nossa senhora, olha onde está meu jumento!!!”, a repetição do ponto de exclamação foi usado com intuito de
a) provocar humor.
b) tornar a admiração da personagem mais expressiva.
c) advertir o leitor durante a leitura do texto.
d) mostrar a felicidade da personagem ao descobrir o que aconteceu com seu jumento.

8ª) No trecho: “... pois o animal estava fazendo um sucesso tremendo na cidade.”, a palavra destacada tem o mesmo significado de
a) importante.
b) assustador.
c) atemorizante.
d) grandioso.


Proposta de produção escrita

Narrar é contar uma história real ou fictícia. Para criar uma história é só escolher o assunto, selecionar as palavras e usar a imaginação.
A narração pode ter o foco narrativo em 1ª ou 3ª pessoa:
Na 1ª pessoa você conta algo que viveu.
Na 3ª pessoa você conta algo sobre alguém.
O narrador pode ser observador: aquele que apenas observa e conta os fatos e narrador personagem que é aquele que conta e participa da história.
               1.Invente uma história utilizando as expressões abaixo. O foco narrativo deverá ser em 1ª pessoa. E não se esqueça de dar um título a sua história.
Chuva fina
Caí da escada
Levei um escorregão
Cheguei a tempo
Fui à noite para casa
Encontrei as chaves

Quando acordei_________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
De repente_____________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eu pensei, pensei, mas ___________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Então resolvi  __________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Eu não queria mais______________________________________________________ ______________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Foi então que __________________________________________________________ ______________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
No dia seguinte, de manhã quando__________________________________________ ________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
E, por fim______________________________________________________________ ______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Habilidades apontadas referentes as questões de Língua Portuguesa (Não é para copiar) 
As habilidades, que constam nas atividades de Português, foram revisadas antes da aplicação da ADE e retomadas na devolutiva pós aplicação da ADE.
Texto 1- O mistério do coelho pensante - Habilidades:
Questão 1- Identificar elementos que constroem a narrativa (personagem, tempo, espaço, foco, discurso).
Questão 2- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.
Questão 3- HLP64- Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto. Localizar informação explícita no texto.
Questão 4- HLP65- Estabelecer relação lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação. Reconhecer o uso de elemento gramatical/linguístico (Pronome Possessivo: dele).
Questão 5- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) no texto.
Questão 6- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.
Texto 2- O Jumento - Habilidades:
Questão 1- Identificar/Reconhecer o gênero textual conto.
Questão 2- HLP66. Localizar informação explícita no texto; HLP03A- Identificar, no conto, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
Questão 3- HLP66- Localizar informação explícita no texto.
Questão 4- HLP64- Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos do texto. Localizar informação explícita.
Questão 5- Reconhecer as características do gênero textual conto e a finalidade, na criação de uma história ficcional.
Questão 6- HLP65- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elemento de referenciação. Reconhecer o uso de elemento gramatical/linguístico (Pronome Pessoal: EU).
Questão 7- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.
Questão 8- HLP62- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, que substituí por sinonímia (sinônimo=palavra com significado semelhante/parecido), no texto.

ATIVIDADES DA DISCIPLINA DE INGLÊS.

1)Realize um desenho em seu caderno ou em uma folha separad e pinte com as seguintes cores : blue, pink, purple,   green,  yellow,   red,  lilac, light blue , orange, dark blue .

2)Traduza as palavras abaixo:
a)      July ___________________________    d) November__________________________
  b)      August_________________________    e)April________________________________
     c)       Number________________________    f)Good_________________________________

3)Complete com AM/ ARE/IS
a) She________a teacher                             b) We ______a doctor     c) I ______happy

4) Resolva as operações e escreva o resultado em inglês:
a) 12+ 5=___________     b)24+4=_________ _________ c) 10+4=______________

d) 34 – 22=____________e) 54 – 47=___________f) 41-15____________________

5)  Elabore frases  em português utilizando as palavras abaixo em Inglês:
a) Hot dog________________________________________________________________
b) Pizza___________________________________________________________________
c) Shampoo_______________________________________________________________
d) Shopping_______________________________________________________________
e) Internet________________________________________________________________
f)  Hamburger_____________________________________________________________
g) Notebook_______________________________________________________________



ARTE

1- Realize uma pesquisa e escreva sobre a Arte indígena e Arte Afro brasileira.

2- Disserte/escreva sobre o Conceito: Arte Figurativa e Arte Abstrata.

3- Realize/Crie desenhos de Arte Figurativa e arte abstrata.


EDUCAÇÃO FÍSICA


Orientações para a realização da atividade:
1.       Manuscrito
2.       Fazer em folha de papel almaço.
3.       Fazer Capa
4.       Não se esquecer de colocar a identificação (nome, nº e série)

Responda:

1)      Como surgiu o Handebol?
2)      Como o Handebol era praticado no início?
3)      Como são formados os times hoje em dia no Handebol?
4)      Quais são as principais regras do Handebol?
5)     O que é considerado falta no Handebol?
6)      Como é cobrado o Tiro de Sete Metros?
7)     Quem supervisiona os jogos de Handebol?
8)      O que é Tiro Livre?

MATEMÁTICA

Tema: O quadro de valor posicional  - 

Obs: Realizar os exercícios da apostila páginas 23 e 24

Tema: Reta numérica

1)      Observe a reta numérica e conte os números inteiros que vão de – 3 até 13.


____________.A____________________________________________.B____________
-4  -3  -2  -1  0  1  2  3  4  5  6  7  8  9  10  11  12  13  14

Registre na reta acima, os seguintes números:
1,5; 0,4; -2,5; -0,3; 10,3 e 12,5



2)      Na cidade de Urupema, em determinada noite, foram registradas as seguintes temperaturas: – 1°C, – 3°C, 0°C, 3°C, 7°C e 13°C.
A variação de temperatura nessa cidade, nessa noite, foi de:
a) 13°C, pois a temperatura variou entre 0°C e 13°C.
b) 14°C, pois a temperatura variou entre – 1°C e 13°C.
c) 15°C, pois a temperatura variou entre – 1°C e 13°C.
d) 16°C, pois a temperatura variou entre – 3°C e 13°C.
e) 17°C, pois a temperatura variou entre – 3°C e 13°C.

Obs: Realizar os exercícios da apostila das páginas:26 e 27 até o exercício nº 8.4

Tema: Expressões numéricas
3)      Calcule o valor numérico de cada expressão a seguir:
a)      [(18 + 3 · 2) ÷ 8 + 5 · 3] ÷ 6=
b)       [(10 + 2 · 2) ÷ 2 + 5 · 3] + 6=
c)       [(15 + 3 · 3) ÷ 7 + 5 · 3] - 6.=
d)       [(16 + 3 · 2) ÷ 2 + 10 · 3] -10=
e)      {[(8 · 4 + 3) ÷ 7 + (3 + 15 ÷ 5) · 3] · 2 – (19 – 7) ÷ 6} · 2 + 12=

4) Margarida viu no na expressão abaixo algumas anotações da aula anterior e percebeu que tinha esquecido de anotar um número. Qual seria este número?

2 X 12 – ? = 5
3
 





a) 9    b) 10    c) 12       d) 13       e) 15
Obs: Realizar o exercício da apostila página 28
Alunos vocês deverão cumprir esses exercícios acima e os exercícios citados da apostila.

Trabalho de pesquisa 6º ano Matemática
Números naturais
• Múltiplos e divisores
• Números primos
• Operações básicas (+, –, . , ÷)


  CIÊNCIAS


 Construindo um filtro – Aula experimental que pode ser feita com os pais ou responsáveis e se tiver material em casa.
Observação- Você poderá pesquisar sobre o tema na internet e assistir vídeo caso não consiga os materais

Objetivo - Observar a filtragem de água, um processo de separação de sólidos de líquidos.

Introdução

O processo de filtração serve para separar sólidos de líquidos. Um material poroso, o filtro, retém o sólido e deixa passar o líquido. É o que acontece no filtro doméstico. A água que recebemos em casa pode conter microorganismos nocivos à saúde, formando uma mistura homogênea do ponto de vista macroscópico. Ao microscópio, ela pode revelar-se heterogênea. Para purifica-la, todos nós devemos ter um filtro em casa.
Material

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjn22yU-EnDcAjQWOZIv3mv-AMS_n4Lcua3AFdK3uJ1XVUSBlzw3DGWq2bhsxAabag_VgChQKtXOhEYjtPNha9EqlkRuN_mCRLYi4Swud8yO9yBvXGKWvyd3gxWLLUS6mMyelhBb32mXHDl/s200/Litosfera+009.JPG

01 Garrafa plástica PET
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi4ZLrsT-MxNjFyYX11M3A9XHnQQPOHMbO-b_FoMR-68uEvWVNvlQSpmswfxqkDMv7YDAHPDrDGq-1tiO1a3EM9ugPgrXl3W2IWQoWjK8428c4U4N7eF9PS6Mb68JnhomL5B7c17v1zrCvq/s200/Litosfera+020.JPG
10 g de areia fina
10 g de areia grossa
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjTBPeDXuO2cfmLFX07NLZjhTrQktKLp4Sip7STKfcKdQ9d5Jb6_BSStM20yqPVrmBcG_Iir5hgv0mQxy3q5S4HQUe3L4JiJFak4su7-f30GqUPIYxrGr2mQp4rUYD_-X45e4pzDDdtaCZn/s200/Litosfera+023.JPG
10 g de cascalho fino
10 g de cascalho grosso ou brita

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgnnCngYjzikoZiUA3SVpObOCRIR9qsEyBb8pspoawhsHLvPDRyw2EcxhHaNKeLtWDtMMYlYGTLOg3pjr_Ki2RqtMZBpOxq7wp0JbYXmk83DqH35zHHzQauhyphenhyphen8v-F-ZltJ7f07i6nPepvZ3/s200/Litosfera+032.JPG

100 mL de água suja ou barrenta

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjuMagNtizF3HjmGvWSD3w_c1ACBpbI0lTkDA91tC8Ob2e2gT9XRgiBDJ86J4OeilHnZkQsmE3td5XvTadCzZydZ3Ql-nWWreenI7EeL9D16FzH-tHS0YRWWOzmHLu8pIWmgpzTYI22Jku3/s200/Litosfera+011.JPG
01 chumaço de algodão

Procedimento

1)      Corte a garrafa plástica pela metade ou mais, utilize a porção correspondente ao gargalo como filtro e coloque o algodão no bico;

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEgC1joZdU-t0NG9LTY2U28PH5ONYELL4PRd2V6oOsbSVX9w0C_KlD6JX5OYqbGFrwSgiRJAL3aAe0KZPCOY0RjSlYSm2098KudezxKxRYexoOdtDRZXiWOC6Hpdy5ZlVn9UrHoU3lw-dhUw/s320/Litosfera+010.JPG        Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEh6qFR3Eey5UQnydJsfwN5dBCGKohO1gaCa0L6l9pQHJUt7Xm2UDMggO87GBUFIAvostEsG0K5OUhVV6-BHrqdCqnXaAcgIRUrhl3L71Ji9den_fwRaBOrCEwqRgeUhensv_IXEpFMIsIRB/s320/Litosfera+013.JPG

2)      A outra parte (corpo como recipiente) pode ser usada para recolher a água;

3)      Coloque primeiro a areia fina, distribua-a uniformemente, depois a areia grossa, o cascalho fino e o cascalho grosso, de forma que todos formem 4 camadas distintas na porção correspondente ao gargalo da garrafa;
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg4_RMlAe1ao3uQ5UkDd3K2D96Eygm-hZ6uI3C5sVGxxrJ1zkfum7raZldDFz87f2xlKZYMICYVDcYQqbVtTYNs4t4qQaM5WFeDIcUNmc4-JokSf0TcqspEhZfDhyRSeYQAU2_Jh08WW_wB/s320/Litosfera+027.JPG

4)      Agora utilize a água suja (amostra) e passe pelo sistema filtrante e observe os resultados;
Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEg5ytE7ndY-7C1YmkzxRCGYEhgRlI_keC_fGnNVkLiICkcAGi-u3Iiu-kTxkx4tz970CJRmn14en9D2uyr90Ja2kt9Iux0zG-9Mx0nrHaShDObZJ_4dRBtWC6CZnQ0LaZCkqCg-ASk7VIv4/s320/Litosfera+040.JPG

5) Experimente filtrar de novo a água já filtrada e compare-a com a água inicial que você utilizou.

Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEjG1xkGR4LuKZhgK973ij1zrHPGqpah3AMt1RP-P1f7lqKcu9eN6kcPh6mwCYoV1BWEHnOAQYI6KabImGXVsNtCxE8iMHzbRTAiAdKwsOYd7hgObn5EStoVhw8MCtIfpqdVaOQgFer7E9l3/s320/Litosfera+044.JPG        Descrição: https://blogger.googleusercontent.com/img/b/R29vZ2xl/AVvXsEi2m3XYg9EJpDL7zpcl_QNGa1Ew5-ET_GP3E-FaFf0lOskWiBtfE9V4kmwYETqpPhrcsbK1G59NmbuBBHG0TpuvJ42jB_46eqmOoYKe2IaLciRXZjUDojkY-suKYRj9ZqH6E0hkvSCX3SvW/s320/Litosfera+050.JPG

Análise e Reflexão:

A água que você filtrou saiu mais limpa? Por quê?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
b)  Por que devemos ter um filtro em nossas casas?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
c) Por que a água que foi filtrada novamente saiu mais limpa?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________


GEOGRAFIA

PESQUISAR SOBRE:  As paisagens da terra (Em sites, revistas, jornais, qualquer meio disponível).

Elaborar: Texto falando sobre o assunto, (depois refaça de forma manuscrita).
Se possível acrescente recortes e também poderá conter desenhos.

Quando for solicitado, o trabalho  poderá ser feito em papel sulfite e ou uma folha do caderno cortada de maneira correta, pois o capricho e organização também contam na avaliação.

51 comentários:

  1. Ou boa tarde
    O conteúdo e pra ser copiado nas matérias no caderno

    ResponderExcluir
  2. Boa tarde , referente a atividade de matemática pode fazer direto na apostila , caso haja necessidade de mais espaço pode ser feito no caderno

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu vou copiar direto no caderno.para responder pode copiar só o número da Questão ou tem q copiar a pergunta inteira?

      Excluir
    2. Não precisa copiar as perguntas. Pode só responder no caderno e colocar o número nas respostas.

      Excluir
  3. Olá, alunos dos 6° anos! Nas atividades de Língua Portuguesa, deverão copiar as questões no caderno, usando caneta azul ou preta e responda-las com (x) a alternativa correta. Valerá pontos para nota. A proposta de Produção escrita (redação), façam em folha separada, usem caneta azul ou preta e entregue-a quando retornarmos em aula, pois valerá nota.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas teremos que copiar os textos de português e depois entregar ou tem outra matéria pra copiar ou eu entendi errado?

      Excluir
    2. Oi, sou tosa Prô Marilene. Os textos de Português não copie. Só copie as questões no caderno. Não é para entregar. Somente a redação é para entregar, mas primeiro faça um rascunho, a lápis, no caderno e depois passe a limpo em folha separada para entregar, quando voltarmos. Use caneta azul ou preta. Como ficaremos bastante tempo em casa, tente fazer as atividades da Apostila SP Faz Escola. O que der para responder na Apostila pode responder e se não der responda no caderno, anotando o n° da página e da questão. Quem ainda não tinha feito a Pesquisa, que eu havia pedido, faça, pois cobrarei quando voltarmos. A Pesquisa é para deixar anotada no caderno: Denotação, Conotação, Metáfora, Antítese, Personificação ou Prosopopéia e Metonímia.

      Excluir
  4. Respostas
    1. Professora eu acho q a demonstração do travessão na questão 6 do coelho não é um travessão é?me corrija se eu estiver errado

      Excluir
    2. Oi, a questão 6 é sim um Travessão. Destaquei na cor vermelha para facilitar.
      Na questão 2 também tem o duplo TRAVESSÃO, que substituí a dupla Vírgula, que serve para isolar uma expressão explicativa. Pouco aparece nos textos.

      Excluir
  5. Não copie os textos de Português. Copie as questões no caderno. A redação em folha separada para entregar. Prô Marilene

    ResponderExcluir
  6. Professores,os conteúdos que vocês estão encaminhando para casa não está coerente com os conhecimentos prévios do aluno. Muitos dos conteúdos não foram trabalhados anteriormente em sala de aula, não consta registro no caderno, consequentemente o meu irmão,no caso, não tem às habilidades que estão sendo exigidas para resolver os exercícios encaminhados sozinho. Segundo a Secretária da Educação, as aulas E.A.D deve ser elaboradas de modo que os alunos tenha uma fácil compreensão do está sendo pedido e é o que não está acontecendo nas atividades enviadas por vocês. Não resolve nada encaminhar atividades que os alunos irão buscar as respostas na internet, pois impossível executar alguns dos exercícios sem ter transitado previamente por eles.
    Peço a compreensão de vocês ao elaborar às atividades, que releiam e se questione se realmente os alunos tem base para fazer determinado exercício, e que aponte a habilidade que está sendo trabalhada nas atividades.


    Obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Boa tarde! Sou a professora Marilene de Português. As dificuldades mencionadas referem-se a Língua Portuguesa?

      Excluir
    2. Este comentário foi removido por um administrador do blog.

      Excluir
    3. Caro irmão ou irmã do do aluno, realmente nem todas as atividades serão de revisão ou também conhecido como exercícios de fixação, sim alguns conteúdos serão novos e todas as dúvidas serão sanadas quando retornarem as aulas presenciais, a ideia é que o aluno tenha contato com novas habilidades para que se desenvolva uma autonomia em procurar não a resposta correta, mas sim meios diferentes de tentar resolver as questões ou problemas, não haveria fundamento trabalhar somente conteúdo que já foi desenvolvido em sala de aula, pois o aluno ficaria estagnado em uma habilidade ou eixo temático, contudo agradecemos o contato e orientamos para que se faça perguntas dirigidas exemplo, qual questão e qual disciplina, para que na medida do possível sejam feitas as devidas orientações...

      Excluir
  7. Oi boa tarde tem coisas que meu filho não entendeu

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Caro responsável, por gentileza direcione a dúvida para a disciplina específica que tentaremos ajudar da melhor maneira possível, contudo peça para seu filho anotar as dúvidas pois as mesmas serão sanadas quando retornarmos com as aulas presenciais. Desde já agradecemos o contato.

      Excluir
  8. As habilidades, que constam nas atividades de Português, foram revisadas antes da aplicação da ADE e retomadas na devolutiva pós aplicação da ADE.
    Texto 1- O mistério do coelho pensante - Habilidades:
    Questão 1- Identificar elementos que constroem a narrativa (personagem, tempo, espaço, foco, discurso).
    Questão 2- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.
    Questão 3- HLP64- Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos de um texto. Localizar informação explícita no texto.
    Questão 4- HLP65- Estabelecer relação lógico-discursivas presentes no texto por meio de elementos de referenciação. Reconhecer o uso de elemento gramatical/linguístico (Pronome Possessivo: dele).
    Questão 5- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) no texto.
    Questão 6- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.
    Texto 2- O Jumento - Habilidades:
    Questão 1- Identificar/Reconhecer o gênero textual conto.
    Questão 2- HLP66. Localizar informação explícita no texto; HLP03A- Identificar, no conto, o fato central, suas principais circunstâncias e eventuais decorrências.
    Questão 3- HLP66- Localizar informação explícita no texto.
    Questão 4- HLP64- Estabelecer relações de causa e consequência, entre partes e/ou elementos do texto. Localizar informação explícita.
    Questão 5- Reconhecer as características do gênero textual conto e a finalidade, na criação de uma história ficcional.
    Questão 6- HLP65- Estabelecer relações lógico-discursivas presentes no texto por meio de elemento de referenciação. Reconhecer o uso de elemento gramatical/linguístico (Pronome Pessoal: EU).
    Questão 7- HLP70- Reconhecer o efeito de sentido produzido pela exploração de recursos gráficos (pontuação e outras notações) em um texto.
    Questão 8- HLP62- Inferir o sentido de uma palavra ou expressão, que substituí por sinonímia (sinônimo=palavra com significado semelhante/parecido), no texto.

    ResponderExcluir
  9. não da pra entender nada ... muita dificuldade... acho q nem os professores entende esses exercícios

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Cara Silvana, seja mais especifica referente as atividades que você está com dificuldade, contudo, acredito que os professores entendem e muito bem o que estão pedindo. Utilize essa ferramenta para sanar as dúvidas e não para fazer comentários deselegantes.

      Excluir
  10. A demonstração do TRAVESSÃO na questão 6, do conto "O mistério do coelho pensante", está assim _ mas considere assim -

    ResponderExcluir
  11. Oi meu nome é kaik eu sou do 6 E quando é para entregar as atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kaik do 6E! Sou a Marilene, prof. dos 6 A,B,C, D. As atividades são para entregar, para o seu professor, quando as aulas voltarem na escola. Se for possível mandar foto da atividade pelo whatsapp da Escola. Estão montando um grupo por turma. Então, faça de vagar, com calma, e guarde tudo que você fez. Parabéns pelo seu esforço!

      Excluir
  12. Eu falei errado!!! quando é para entregar as atividades?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oxi eu coloquei quando é para entregar a atividade e apertei visualizar e aparesel quando atividades

      Excluir
  13. Desculpa pela confusão :) e eu estou quase terminando

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu sou a prof. Marilene Não precisa se desculpar. Tudo bem! Faça tudo com calma. Se tiver dúvidas pergunte. Entregar atividades só quando as aulas voltarem na escola e na mão de seu Professor. Não sou sua professora, mas PARABÉNS!

      Excluir
  14. Bom dia sou a mãe do Renan Estou com dificuldade em ajudar meu filho na matéria de ciência está um pouco complicado

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom dia, mãe do Renan. Sou a Professora Marilene de Português. Espera, vou falar com Prof de Ciências para te responder.

      Excluir
    2. Boa noite, mãe!! Tudo bem??
      Sou a pro Val da disciplina de Ciências, qual a dificuldade que vcs estão tendo pra realizar a atividade?

      Excluir
  15. Meu filho esta com grande diculdade.
    Ele já tinha dificuldade na aula presencial,imagine ele na aula pelo blog... ta dificil.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Em qual disciplina ele está com dificuldade e qual a dificuldade?

      Excluir
  16. Respostas
    1. Sim, toda semana tem atividades novas, de todas disciplinas, mas não estão sendo anexadas mais blog. Os professores estão anexando as atividades na Sala Virtual Classroom, no Centro de Mídias. Faça o primeiro acesso pela Secretaria Digital, com o RA do Aluno, a senha é a data de nascimento do aluno. Lá tem seu e-mail institucional, que termina com
      @al.educacao.gov.sp.br Atenção: Não é seu e-mail pessoal.

      Excluir
    2. Correção: O e-mail institucional do Aluno termina com @al.educacao.sp.gov.br

      Excluir
  17. PARA QUEM NÃO CONSEGUIU ACESSAR O CENTRO DE MÍDIAS: Continue tentando entrar no Classroom pela Secretaria Digital, com RA do aluno e o e-mail institucional que termina com @al.educacao.sp.gov.br Para entrar na Sala Virtual Classroom, do Centro de Mídias, precisa do código de Português que é
    6A código vg7y4zl
    6B código vwntvwd
    6C código k5uxzvf
    6D código n6fsovs

    ResponderExcluir
  18. No início desta página tem o código das outras disciplinas, para o aluno entrar na Sala Virtual Classroom, do Centro de Mídias, pela Secretaria Digital.

    ResponderExcluir
  19. oi pro val aquui e o cesar do 6 D pro nao entendi a atividade do classroom de ciencias a sua OLHANDO PARA O NOSSO ENTORNO

    ResponderExcluir
  20. e pra copiar as questoes do caderno do aluno no caderno normal?

    ResponderExcluir
  21. vpu tentar fazer aqui professora val vou pedir ajuda aqui para minha mae e meu pai

    ResponderExcluir
  22. so falta essa pra mim acabar todas do blog e do classroomm

    ResponderExcluir
  23. Olá galerinha do 6º ano E e C,tudo bem com vocês?

    Estou passando para deixar mais uma atividade de Eletiva.

    Clique no link que será direcionado a uma página para realizar a atividade - construindo um jogo da velha com materiais reciclados.

    link : https://docs.google.com/document/d/1Q6o9WpMR-Xb7DNguLll918fPqCDEuE2PkL661y20h1M/edit?usp=sharing


    Vocês deverão realizar a atividade em casa e encaminhar foto para meu e-mail: keylaatividades@outlook.com ou para o WhatsApp: 11 9 9646-2374.


    Um abraço e até a próxima.

    ResponderExcluir
  24. Bom dia galerinha, tudo bem com vocês?

    Segue mais uma atividade de eletiva Professora Keyla.
    Copie e cole na URL do seu navegador para ter acesso. Neste link consta um texto sobre reciclagem após a leitura terá uma atividade no google formulário no segundo link. Prazo para envio da atividade até 28/06.

    Link do texto:

    https://drive.google.com/file/d/1CrkT62ZMudgsLt_1ZV411xNqR16rb2fF/view?usp=sharing


    Link da atividade:

    https://docs.google.com/forms/d/e/1FAIpQLSd6wYFFS5Iiav0Xu-mQArlyKwYJ6lB9hEkRIymKln3MfymK9w/viewform


    Até breve pessoal S2

    ResponderExcluir