GOVERNO DO
ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE
ESTADO DA EDUCAÇÃO
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria – Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno ou não.
Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.
As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.
Atividade de Língua Portuguesa- 7°
anos
Orientações.
Ø O trabalho deverá ser
manuscrito.
Ø Usar caneta azul ou
preta.
Ø Seu trabalho deverá conter definições, conceitos e exemplos para cada um
dos temas pesquisados.
1-Procure o significado das palavras denotação e conotação.
2- Leitura e análise de texto.
Notícia
Com calor de quase 40ºC , Bataguassu registrou nesta
quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil.
Com os termômetros registrando quase 40ºC,
Bataguassu registrou nesta quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2017 a nona
maior temperatura do Brasil e juntamente com outras sete cidades de Mato Grosso
do Sul liderou o ranking entre as 10 cidades mais quentes do país.
Além de Bataguassu que registrou 36, 4ºC,
os municípios de Bela Vista, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana, Juti,
Jardim e Sete Quedas também ocuparam as dez primeiras posições no ranking
de temperaturas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).Nestes
locais, os termômetros registraram entre 38ºC e 36ºC nesta terça-feira.
Fonte:
http://cenarioms.com.br/noticia/geral/4204/com-calor-de-quase-40oc--bataguassu-registrou-nesta-quartafeira-a-nona-maior-temperatura-do-brasil
1º) Que fato aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Com quem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quando aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Onde aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
5º) Como aconteceu o fato?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
6º) Por que aconteceu? (causas do fato)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
7º) Com base no que foi estudado sobre o gênero
discursivo notícia, produza um texto. Sua notícia deverá conter letras
com fontes e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de
empregar os elementos que compõem uma notícia. Se precisar, siga o roteiro da
página 16 “SP FAZ ESCOLA”.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
Língua Portuguesa atividade 2
Leia
o texto da História do teimoso e responda às questões,
[...].
Há muito tempo, viveu um lavrador que era mais teimoso que a mulher do piolho!
Depois de colher uma boa safra, ele precisava ir a Bom Jesus da Lapa para
vender na feira. Um compadre seu, devoto de Bom Jesus, foi visitá-lo; a
conversa girou em torno da lavoura e do bom tempo. Por fim, o lavrador disse ao
compadre:
─
Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas na feira e fazer a despesa do mês! ,
O outro, que era muito devoto,
alertou:
─ Compadre, tem que falar assim: “se o Bom
Jesus quiser, eu vou!”.
O lavrador respondeu:
─ Se Ele quiser, eu vou. E, se não quiser, vou
do mesmo jeito!
O
compadre saiu e o lavrador, como castigo, virou um sapo e ficou coaxando na
lagoa por três meses. Quando o encanto passou, o homem achou-se precisado de ir
à Lapa e, em conversa com o compadre, falou sua intenção.
O
compadre novamente o advertiu:
─ Compadre, compadre, fala: “se o Bom Jesus
quiser!”. Já se esqueceu do que lhe aconteceu?
O
homem respondeu:
─ Esqueci não, compadre... Mas, eu vou, Ele
querendo ou não. E, se não quiser, a lagoa é logo ali!
PARDIM, Lucélia Borges. História do teimoso. In: Contos e
fábulas do Brasil. HAURÉLIO, Marco (org.). São Paulo: Nova Alexandria, 2011, p.
109. (adaptado)
1-É
uma característica do lavrador a
(A)
inocência.
(B)
desconfiança.
(C)
desordem.
(D)
insistência.
2
-A ideia de que o tempo passou está marcada em:
(A)
O compadre novamente o advertiu [...].
(B)
Há muito tempo, viveu um lavrador [...].
(C)
Esqueci não, compadre... Mas, eu vou [...].
(D)
Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas [...].
3-
Em “Ele querendo ou não”, o pronome em destaque faz referência a quem?
(A) Compadre.
(B) Lavrador.
(C) Bom Jesus.
(D) Homem.
4-
Há no texto, a ideia de que o lavrador
(A) transformaria Bom Jesus da Lapa em um
sapo.
(B) foi a Bom Jesus da Lapa para vender a
mercadoria,
(C) jamais diria a expressão “se o Bom Jesus
quiser!”.
(D) se esqueceu de pedir a companhia do Bom
Jesus.
5
- Em “ ─ Esqueci não, compadre... “ , o travessão é utilizado para indicar a
(A)
Separação
de frases.
(B)
Fala
do narrador.
(C)
Fala
do personagem.
(D)
Mudança
de parágrafo.
Atividade de Língua Portuguesa ( 7 ° anos) - Atividade Inserida dia 30/03
Orientações.
Ø
O
trabalho deverá ser manuscrito.
Ø
Usar
caneta azul ou preta.
Ø
Leia
o texto e responda às questões no caderno.
Prefeitura
de Carapicuíba revitaliza Praças

A Prefeitura de Carapicuíba, através
da Secretaria de Obras e Serviços Municipais segue trabalhando intensamente
para melhorar toda a cidade. Em mais uma ação, a equipe designada para as
operações do programa Meu Bairro Melhor revitalizou a Praça das Bandeiras,
localizada no centro e a praça da rua Antônio do Santos Neves, no bairro
Gustavo Correia.
Nas duas praças foram concluídas as atividades de varrição, limpeza geral com recolhimento de entulho, capinação e pintura das guias de entorno. Na Praça das Bandeiras, a manutenção da iluminação também foi realizada,
Nas duas praças foram concluídas as atividades de varrição, limpeza geral com recolhimento de entulho, capinação e pintura das guias de entorno. Na Praça das Bandeiras, a manutenção da iluminação também foi realizada,
com a troca de todas as lâmpadas.
Moradora da cidade há cinco anos,
Patrícia Borges de Andrade, 33 anos, acredita que as obras são muito
importantes e afirma já ter notado o trabalho da prefeitura. “Tenho visto
muitas obras aqui, principalmente nesta região perto do Viaduto Jorge Julian.
Aqui no centro as coisas estão melhorando em poucos meses"
Edison Rondon, proprietário da
oficina mecânica localizada em frente à praça do bairro Gustavo Correia, elogia
o trabalho feito pelas equipes e ressalta que antes não eram feitas essas obras
na cidade.
“Morei em Carapicuíba durante 20 anos, hoje sou comerciante e frequento a cidade todos os dias para vir trabalhar. Há algum tempo eu não via essa quantidade de obras de limpeza sendo executadas, tudo estava bagunçando, tinham muitos ratos, sujeira, lixo e agora melhorou bastante. A aparência da cidade está cada dia melhor”, disse.
“Morei em Carapicuíba durante 20 anos, hoje sou comerciante e frequento a cidade todos os dias para vir trabalhar. Há algum tempo eu não via essa quantidade de obras de limpeza sendo executadas, tudo estava bagunçando, tinham muitos ratos, sujeira, lixo e agora melhorou bastante. A aparência da cidade está cada dia melhor”, disse.
[...]
É
importante ressaltar que o munícipe precisa colaborar para manter a cidade
limpa.[...]
Prefeitura de Carapicuíba revitaliza praças. Secretaria
de Obras e Serviços Municipal.
1- A
que gênero pertence o texto que você acabou de ler?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que você observou para identificar o
gênero textual?
R:___________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual é a finalidade desse gênero textual?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
4- Releia a manchete da noticia.
A) Qual a função da manchete em um texto jornalístico?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
B) Identifique o tempo verbal empregado na
manchete e justifique seu uso.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
5- A noticia traz comentários de pessoas
envolvidas no fato, com o registro de seus nomes. Como podemos distinguir esses
depoimentos no texto?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS
Atividade da Língua Inglesa
1.Atenção: Leia a frase,
em seguida, responda as questões que a seguem corretamente: "Peter´s car
is blue and Mary´s bicycle is green. John's dog is brown and Helen's cat is
white."
O que é azul?
____________________
O que é
verde? ____________________
O que é
marrom? ____________________
O que é
branco? ____________________
2.Os números em inglês:
twenty, forty, sixteen, eighteen, fourteen, são:
Assinale a alternativa correta.
a) 12, 40, 16, 18, 4
b) 20, 14, 16, 18, 4
c) 20, 40, 16, 18, 14
d) 30, 40, 16, 18, 14
3. Observe as
alternativas e assinale aquela que
apresenta apenas os dias da semana:
a) Sunday, Tuesday, Thursday, May
b) Monday, Wednesday, Holiday, Friday
c) Sunday, Tuesday, January, Saturday
d) Tuesday, Monday, Friday, Saturday
4.Observe que as palavras a seguir estão embaralhadas, você terá que
reorganizá-las, para obter um sentido completo. Assinale a alternativa em que a
ordem das palavras está correta.
I / not / a farmer. / am
|
a) I not am a farmer.
b) A farmer I am not.
c) I am not farmer a.
d) I am not a farmer.
5.Analise as alternativas
e assinale aquela que melhor completa as frases abaixo:
____________ many students in my school.
____________a brown cat on the table.
____________ a student in the classroom.
____________ 7 days in a week.
a) There is/There is/There are/There are
b) There are/There is/There is/ There are
c) There are/There are/There is/There is
d) There are/There are/There is/There are
6. Observe as palavras
abaixo, em seguida, relacione- as em relação ao significado. Após marque um x
na alternativa que apresenta a sequência correta.
a. apple
( ) pai
b. century
( ) dois
c. black
( ) século
d. father
(
) preto
e. two
( ) maçã
A sequência que melhor
responde ao exercício acima é:
a) D - A - B - C - E
b) D - E - B - C - A
c) E - A - C - B -
D
d) D - E - C - B - A
7. Analise os vocábulos
abaixo e relacione-os aos seus sentidos opostos.
work / close / cry / sleep:
a) get up/work/rest/open
b) sleep/get up/rest/cry
c) sorry/work/write/arrive
d) rest / open / smile / get up
8.Assinale a alternativa
que melhor completa as frases a seguir:
I live with ________ family.
Jane always studies ________ lesson.
We love ________ parents.
John lives with _________ friends.
a) my/her/his/our
b) my/her/our/his
c) my/his/our/her
d) my/our/her/his
ARTE
Orientações. O trabalho deverá ser
manuscrito com caneta de tinta azul ou preta.
Pesquisar
a história do museu.
Pesquise
sobre a Biografia Tarsila do Amaral.
Crie
ou elabore a Releitura de uma obra.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Orientações para a
realização da atividade:
1° Manuscrito
2º Fazer em folha de papel almaço.
3° Fazer Capa
4°
Não esquecer de colocar a identificação
(nome, nº e série)
Pesquise e Responda:
1- Por que foi criada
esta luta ''Capoeira''?
2-Por que o nome Capoeira?
3- O que significa a
palavra Capoeira?
4- Qual a origem da Capoeira?
5- Qual os 2 estilos
de capoeira mais conhecidos e praticados?
6- Quem foi o maior
representante da capoeira Angola?
7- Qual o verdadeiro
nome do mestre Pastinha?
8- Quem criou a
Capoeira Regional?
9-Qual o nome do
mestre Bimba?
10-Por que foi dado o
nome de Capoeira Angola?
MATEMÁTICA
Trabalho - Tema:
Múltiplos e Divisores
- Pesquisa sobre o tema
- 5 Exercícios resolvidos sobre Múltiplos;
- 5 Exercícios resolvidos sobre Divisores;
- Conclusão sobre o tema pesquisado;
- Bibliografia (Fonte da pesquisa).
Trabalho - Tema:
Frações
- Pesquisa sobre o tema
- Operações com Frações
- Soma e subtração de frações com denominadores iguais (2
exercícios resolvidos);
- Soma e subtração de frações com denominadores diferentes
(3 exercícios resolvidos);
- Multiplicação de frações (5 exercícios resolvidos);
- Divisão de frações (5 exercícios resolvidos)
- Conclusão sobre o tema pesquisado;
- Bibliografia (Fonte da pesquisa).
Resolução de
exercícios do caderno do aluno (apostila):
Página 23
Página 24
Página 25
CIÊNCIAS
ATIVIDADES
- Você deverá
realizar a pesquisa dos seguintes temas:
·
Máquina simples; plano inclinado, alavancas
e roldanas
·
Máquinas térmicas
·
Calor
·
Temperatura
·
Sensação térmica
- Para cada tema
deverá seguir as seguintes recomendações:
- Escolher um
site que apresente informações confiáveis, que não seja de blogs ou salas
de bate papo
- Escrever as
informações importantes relacionadas ao tema, como por exemplo;
a)
Quais são os tipos de máquinas simples, cite
exemplos que encontramos no cotidiano
b)
Como as máquinas simples são utilizadas ao longo
do tempo, e como são utilizadas hoje em dia
c)
Quais são as máquinas térmicas e quando
começaram a ficar populares
d)
Como utilizamos as máquinas térmicas no dia a
dia
e)
Definições dos termos; calor, temperatura e
sensação térmica
f)
Diferencie os termos; calor, temperatura e
sensação térmica
- Buscar as
mesmas informações de sites diferentes para conferir as informações coletadas
- Anotar os sites
aos quais foram coletadas as informações
- Para cada tema
busque possíveis experiências ou maneiras de demonstrarmos sua
utilização, anote os materiais e o passo a passo da demonstração para
utilizarmos posteriormente
- O trabalho deve ser realizado em folha separada para ser entregue, apresentar o nome do aluno, a série, e o nome da disciplina
- Está pesquisa será utilizada nas próximas atividades ao retornarmos a escola
HISTÓRIA
Caro aluno, ou cara aluna.
Estes são
os conteúdos e as atividades
para sua rotina de estudos .
OBJETIVOS:
Ø
Ampliar os conhecimentos dos alunos acerca do
período feudal.
Ø
Desenvolver habilidades de pesquisa.
Ø
Desenvolver habilidades de análise de imagem e
texto.
ATIVIDADE 1
|
||||
Após a leitura atenta do texto e a análise de imagem ,
responda as questões:
a) De acordo com o bispo, havia três ordens na sociedade
feudal, com funções bem definidas. Aponte quais eram as três ordens e suas
respectivas funções.
b) Para o bispo, as ordens foram instituídas por Deus
"em vista das diversas missões a realizar no mundo". Como você
analisa essa visão, em relação às desigualdades sociais no feudalismo? O bispo
as questiona ou as justifica? Explique.
c) O bispo faz uma relação das três ordens (clero,
camponeses e guerreiros) com a "razão de ser" de três animais:
carneiros, bois e cães, respectivamente. Explique o que você entendeu sobre o
raciocínio do bispo .
d) Você acredita que havia a intenção de estimular o
conformismo entre os servos? Justifique.
e) É possível estabelecer alguma relação entre o texto do
bispo e a imagem à direita? Justifique.
Atividade 2
O feudalismo viveu o seu apogeu entre os séculos IX e X; a
partir de então, a Europa feudal começou a mudar. Pesquise como ocorreu o
processo de revigoramento do comércio e das cidades na Europa medieval?
Atividade 3
Durante o século XIV, a Europa Ocidental foi atingida por
uma grande fome que matou milhares de pessoas. É bom lembrar que a má
alimentação abria o caminho para as doenças e epidemias. Um ditado medieval dizia: “Depois da fome a peste come.” Uma epidemia,
em particular, assolou a Europa em meados do século XIV, matando 1/3 da sua
população. Faça uma pesquisa (internet, livros e revistas) sobre o tema “A peste negra na Idade Média”.
Sites:
E.E JARDIM ALEGRIA II ATUALIZAÇÃO DIA 04/05/2020
ROTEIRO DE HISTÓRIA- 7º ano.
Queridos alunos, estes são os conteúdos e as atividades para sua rotina de estudos.
OBJETIVOS:
Ampliar os conhecimentos dos alunos acerca do período da história moderna.
Identificar os elementos específicos do renascimento e do movimento humanista na Idade Moderna.
Desenvolver habilidades de pesquisa.
Um “período de transição”
A passagem da Idade Média para a Idade Moderna foi um processo longo, e não uma ruptura completa com o passado. Muitas instituições medievais, assim como o modo de vida e a visão de mundos dos homens e mulheres dessa época, não deixaram de existir de uma hora para outra. A contrário , permaneceram por vários séculos. Além disso, essa passagem de uma “Idade “ para outra, além de gradual, não se deu de modo uniforme em toda a Europa. Por isso, dizemos que a Idade Moderna foi um período de transição , no qual se observam rupturas e permanências.Atividade 1
a) Nossa escola é moderna?
b) O que tem na casa de vocês que traduz a modernidade?
c) No percurso de casa até a escola, o que vocês veem que é moderno?
d) O que determina se algo é moderno ou não?
Atividade 2
AGORA É COM VOCÊ!
Crie uma propaganda com um produto tecnológico que inovou o
nosso cotidiano:
Aqui estão alguns exemplos de propaganda para você se inspirar .
Como vocês vão fazer:
Para criar a propaganda, você deve pensar num produto/objeto tecnológico do seu dia a dia. Para a criação do anúncio siga as orientações:
a- Escolha o produto.
b-Título chamativo, ou seja, que chame a atenção.
c- O que tem de moderno no produto.
4- Uma imagem do produto ( se achar necessário).
Renascimento e Humanismo
Esboços de Leonardo Da Vinci (Imagem Pública)
a) Para iniciar o estudo sobre as principais características do Renascimento, você de acessar, no youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=6NbSXIdObDk ).Agora responda as questões.
a) O que significa o termo renascentistas ?
b) Em qual momento da História os renascentistas vão buscar a sua inspiração artística e cultural?
c) O que é o antropocentrismo?
Atividade 4
O renascimento foi um momento de muitas invenções e avanços tecnológicos. Pesquise duas invenções do renascimento. Nesse site você encontra algumas invenções
https://super.abril.com.br/galeria/relembre-20-invencoes-e-avancos-tecnologicos-da-renascenca/
Roteiro :
Selecione o tema do seu interesse e dentro do objeto que você
pretende pesquisar.
a) Qual é o tema da obra? Qual a sua data?
b) Quem é o autor da obra?
c) Que tipo de obra ele produziu?
GEOGRAFIA
TEMA: MAPA DO BRASIL
E SUAS REGIÕES , COM OS ESTADOS E CAPITAIS
Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, centro oeste “ cada região com a cor diferente ‘’
Orientações do Trabalho- Utilizando o tema descrito acima,
faça o mapa do Brasil respeitando as
orientações .
* CAPA “Folha de
sulfite ”
* Desenho “ folha de
“sulfite”
Na matéria de arte tem "pesquisa a historia do museu" mais que museu?
ResponderExcluir🙄🙄🙄🙄🙄
ExcluirÑ sei
ExcluirBoa noite a de português do dia 30/03 e trabalho ou pra fazer no caderno
ResponderExcluirCaderno
ExcluirBoa noite, faça em seu caderno.
ResponderExcluirNa matéria de arte qual o museu tem que ser pesquisado?
ResponderExcluirEu ñ sei
ExcluirDeixa eu perguntar uma coisa essas lições e pra ver se agente vai passar de ano
ResponderExcluirTem que copiar as perguntas ou só colocar a resposta
ResponderExcluirTem que copiar as perguntas ou só colocar a resposta
ResponderExcluirna de artes que museu mano
ResponderExcluirOlá!! Gostaria de saber qual museu devemos pesquisar!!! Tem alguma preferência? Ou pode ser da nossa escolha?
ResponderExcluir