Atividades voltadas para os 7º Anos

GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria – Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
E. E. JARDIM ALEGRIA II

Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter  facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno  ou não.

Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.

As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.


Atividade de Língua Portuguesa- 7° anos
Orientações.
Ø  O trabalho deverá ser manuscrito.

Ø  Usar caneta azul ou preta.

Ø  Seu trabalho deverá conter definições, conceitos e exemplos para cada um dos temas pesquisados.

1-Procure o significado das palavras denotação e conotação.


2- Leitura e análise de texto.

Notícia
    Com calor de quase 40ºC , Bataguassu registrou nesta quarta-feira a nona maior temperatura do Brasil.
    Com os termômetros registrando quase 40ºC, Bataguassu registrou nesta quarta-feira dia 22 de fevereiro de 2017 a nona maior temperatura do Brasil e juntamente com outras sete cidades de Mato Grosso do Sul liderou o ranking entre as 10 cidades mais quentes do país.
    Além de Bataguassu que registrou 36, 4ºC, os municípios de Bela Vista, Porto Murtinho, Água Clara, Aquidauana, Juti, Jardim e Sete Quedas também ocuparam as dez primeiras posições no ranking de temperaturas, conforme o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet).Nestes locais, os termômetros registraram entre 38ºC e 36ºC nesta terça-feira.
    Fonte: http://cenarioms.com.br/noticia/geral/4204/com-calor-de-quase-40oc--bataguassu-registrou-nesta-quartafeira-a-nona-maior-temperatura-do-brasil

Após a leitura, responda os elementos estruturais que compõem o gênero notícia:
1º) Que fato aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
2º) Com quem?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
3º) Quando aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
4º) Onde aconteceu?
__________________________________________________________________________________________________________________________________________________
 5º) Como aconteceu o fato?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

6º) Por que aconteceu? (causas do fato)
____________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

7º) Com base no que foi estudado sobre o gênero discursivo notícia, produza um texto. Sua notícia deverá conter letras com fontes e tamanhos diferentes, principalmente no título. Não esqueça de empregar os elementos que compõem uma notícia. Se precisar, siga o roteiro da página 16 “SP FAZ ESCOLA”.
_________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

Língua Portuguesa atividade 2

Leia o texto da História do teimoso  e responda às questões,

[...]. Há muito tempo, viveu um lavrador que era mais teimoso que a mulher do piolho! Depois de colher uma boa safra, ele precisava ir a Bom Jesus da Lapa para vender na feira. Um compadre seu, devoto de Bom Jesus, foi visitá-lo; a conversa girou em torno da lavoura e do bom tempo. Por fim, o lavrador disse ao compadre:
─ Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas na feira e fazer a despesa do mês! ,
            O outro, que era muito devoto, alertou:
 ─ Compadre, tem que falar assim: “se o Bom Jesus quiser, eu vou!”.
 O lavrador respondeu:
 ─ Se Ele quiser, eu vou. E, se não quiser, vou do mesmo jeito!
O compadre saiu e o lavrador, como castigo, virou um sapo e ficou coaxando na lagoa por três meses. Quando o encanto passou, o homem achou-se precisado de ir à Lapa e, em conversa com o compadre, falou sua intenção.
O compadre novamente o advertiu:
 ─ Compadre, compadre, fala: “se o Bom Jesus quiser!”. Já se esqueceu do que lhe aconteceu?
O homem respondeu:
 ─ Esqueci não, compadre... Mas, eu vou, Ele querendo ou não. E, se não quiser, a lagoa é logo ali!

PARDIM, Lucélia Borges. História do teimoso. In: Contos e fábulas do Brasil. HAURÉLIO, Marco (org.). São Paulo: Nova Alexandria, 2011, p. 109. (adaptado)


1-É uma característica do lavrador a

(A) inocência.
(B) desconfiança.
(C) desordem.
(D) insistência.

2 -A ideia de que o tempo passou está marcada em:

(A) O compadre novamente o advertiu [...].
(B) Há muito tempo, viveu um lavrador [...].
(C) Esqueci não, compadre... Mas, eu vou [...].
(D) Amanhã eu vou à Lapa vender umas coisas [...].

3- Em “Ele querendo ou não”, o pronome em destaque faz referência a quem?

 (A) Compadre.
 (B) Lavrador.
 (C) Bom Jesus.
 (D) Homem.

4- Há no texto, a ideia de que o lavrador

  (A) transformaria Bom Jesus da Lapa em um sapo.
  (B) foi a Bom Jesus da Lapa para vender a mercadoria,
  (C) jamais diria a expressão “se o Bom Jesus quiser!”.
  (D) se esqueceu de pedir a companhia do Bom Jesus.


5 - Em “ ─ Esqueci não, compadre... “ , o travessão é utilizado para indicar a

(A)         Separação de frases.
(B)         Fala do narrador.
(C)         Fala do personagem.
(D)         Mudança de parágrafo.


Atividade de Língua Portuguesa ( 7 ° anos) - Atividade Inserida dia 30/03

Orientações.
Ø  O trabalho deverá ser manuscrito.

Ø  Usar caneta azul ou preta.

Ø  Leia o texto e responda às questões no caderno.
 

Prefeitura de Carapicuíba revitaliza Praças

                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                                Descrição: http://www.carapicuiba.sp.gov.br/uploads/news/big_3035_prefeituradecarapicu.jpg
            A Prefeitura de Carapicuíba, através da Secretaria de Obras e Serviços Municipais segue trabalhando intensamente para melhorar toda a cidade. Em mais uma ação, a equipe designada para as operações do programa Meu Bairro Melhor revitalizou a Praça das Bandeiras, localizada no centro e a praça da rua Antônio do Santos Neves, no bairro Gustavo Correia.
            Nas duas praças foram concluídas as atividades de varrição, limpeza geral com recolhimento de entulho, capinação e pintura das guias de entorno. Na Praça das Bandeiras, a manutenção da iluminação também foi realizada,
com a troca de todas as lâmpadas.
            Moradora da cidade há cinco anos, Patrícia Borges de Andrade, 33 anos, acredita que as obras são muito importantes e afirma já ter notado o trabalho da prefeitura. “Tenho visto muitas obras aqui, principalmente nesta região perto do Viaduto Jorge Julian. Aqui no centro as coisas estão melhorando em poucos meses"
            Edison Rondon, proprietário da oficina mecânica localizada em frente à praça do bairro Gustavo Correia, elogia o trabalho feito pelas equipes e ressalta que antes não eram feitas essas obras na cidade.
            “Morei em Carapicuíba durante 20 anos, hoje sou comerciante e frequento a cidade todos os dias para vir trabalhar. Há algum tempo eu não via essa quantidade de obras de limpeza sendo executadas, tudo estava bagunçando, tinham muitos ratos, sujeira, lixo e agora melhorou bastante. A aparência da cidade está cada dia melhor”, disse.
          [...]
        É importante ressaltar que o munícipe precisa colaborar para manter a cidade limpa.[...]
Prefeitura de Carapicuíba revitaliza praças. Secretaria de Obras e Serviços Municipal.

  1- A que gênero pertence o texto que você acabou de ler?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
2- O que você observou para identificar o gênero textual?
R:___________________________________________________________________________________________________________________________
3- Qual é a finalidade desse gênero textual?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________

4- Releia a manchete da noticia.

A) Qual a função da manchete em um texto jornalístico?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________

B) Identifique o tempo verbal empregado na manchete e justifique seu uso.
R:____________________________________________________________________________________________________________________________

5- A noticia traz comentários de pessoas envolvidas no fato, com o registro de seus nomes. Como podemos distinguir esses depoimentos  no  texto?
R:____________________________________________________________________________________________________________________________
INGLÊS
Atividade da Língua Inglesa
1.Atenção: Leia a frase, em seguida, responda as questões que a seguem corretamente: "Peter´s car is blue and Mary´s bicycle is green. John's dog is brown and Helen's cat is white."

O que é azul?         ____________________ 
O que é verde?      ____________________ 
O que é marrom?  ____________________
O que é branco?    ____________________

2.Os números em inglês: twenty, forty, sixteen, eighteen, fourteen, são:
Assinale a alternativa correta.

a) 12, 40, 16, 18, 4
b) 20, 14, 16, 18, 4
c) 20, 40, 16, 18, 14
d) 30, 40, 16, 18, 14

 3. Observe as alternativas e  assinale aquela que apresenta apenas os dias da semana:
a) Sunday, Tuesday, Thursday, May
b) Monday, Wednesday, Holiday, Friday
c) Sunday, Tuesday, January, Saturday
d) Tuesday, Monday, Friday, Saturday

4.Observe que as palavras a seguir estão embaralhadas, você terá que reorganizá-las, para obter um sentido completo. Assinale a alternativa em que a ordem das palavras está correta.
I / not / a farmer. / am



a) I not am a farmer.
b) A farmer I am not.
c) I am not farmer a.
d) I am not a farmer.

5.Analise as alternativas e assinale aquela que melhor completa as frases abaixo:
____________ many students in my school.
____________a brown cat on the table.                                                                                       
____________ a student in the classroom.                                                       
____________ 7 days in a week.                                                
 a) There is/There is/There are/There are
b) There are/There is/There is/ There are
c) There are/There are/There is/There is
d) There are/There are/There is/There are

6. Observe as palavras abaixo, em seguida, relacione- as em relação ao significado. Após marque um x na alternativa que apresenta a sequência correta.
a. apple              (    ) pai
b. century           (    ) dois
c. black              (    ) século
d. father             (    ) preto
e. two                 (    ) maçã

A sequência que melhor responde ao exercício acima é:

a) D - A - B - C - E
b) D - E - B - C - A
c) E - A - C -  B - D
d) D - E - C - B - A


7. Analise os vocábulos abaixo e relacione-os aos seus sentidos opostos.
work / close / cry / sleep:

a) get up/work/rest/open
b) sleep/get up/rest/cry
c) sorry/work/write/arrive
d) rest / open / smile / get up


8.Assinale a alternativa que melhor completa as frases a seguir:
I live with ________ family.
Jane always studies ________ lesson.
We love ________ parents.
John lives with _________ friends.

a) my/her/his/our
b) my/her/our/his
c) my/his/our/her
d) my/our/her/his


ARTE
Orientações. O trabalho deverá ser manuscrito com caneta de tinta azul ou preta.

Pesquisar a história do museu.
Pesquise sobre a Biografia Tarsila do Amaral.
Crie ou elabore a Releitura de uma obra.

EDUCAÇÃO FÍSICA

Orientações para a realização da atividade:
1°  Manuscrito
2º  Fazer em folha de papel almaço.
3°  Fazer Capa
4°  Não esquecer de colocar a identificação (nome, nº e série)

Pesquise e Responda:

1- Por que foi criada esta luta ''Capoeira''?
2-Por que o nome Capoeira?
3- O que significa a palavra Capoeira?
4- Qual a origem da Capoeira?
5- Qual os 2 estilos de capoeira mais conhecidos e praticados?
6- Quem foi o maior representante da capoeira Angola?
7- Qual o verdadeiro nome do mestre Pastinha?
8- Quem criou a Capoeira Regional?
9-Qual o nome do mestre Bimba?
10-Por que foi dado o nome de Capoeira Angola?


MATEMÁTICA


Trabalho - Tema: Múltiplos e Divisores
- Pesquisa sobre o tema
- 5 Exercícios resolvidos sobre Múltiplos;
- 5 Exercícios resolvidos sobre Divisores;
- Conclusão sobre o tema pesquisado;
- Bibliografia (Fonte da pesquisa).

Trabalho - Tema: Frações
- Pesquisa sobre o tema
- Operações com Frações
- Soma e subtração de frações com denominadores iguais (2 exercícios resolvidos);
- Soma e subtração de frações com denominadores diferentes (3 exercícios resolvidos);
- Multiplicação de frações (5 exercícios resolvidos);
- Divisão de frações (5 exercícios resolvidos)
- Conclusão sobre o tema pesquisado;
- Bibliografia (Fonte da pesquisa).

Resolução de exercícios do caderno do aluno (apostila):
Página 23 
Página 24
Página 25





CIÊNCIAS
ATIVIDADES

  1. Você deverá realizar a pesquisa dos seguintes temas:
·         Máquina simples; plano inclinado, alavancas e roldanas
·         Máquinas térmicas
·         Calor
·         Temperatura
·         Sensação térmica

  1. Para cada tema deverá seguir as seguintes recomendações:
    • Escolher um site que apresente informações confiáveis, que não seja de blogs ou salas de bate papo
    • Escrever as informações importantes relacionadas ao tema, como por exemplo;
a)      Quais são os tipos de máquinas simples, cite exemplos que encontramos no cotidiano
b)      Como as máquinas simples são utilizadas ao longo do tempo, e como são utilizadas hoje em dia
c)       Quais são as máquinas térmicas e quando começaram a ficar populares
d)      Como utilizamos as máquinas térmicas no dia a dia
e)      Definições dos termos; calor, temperatura e sensação térmica
f)       Diferencie os termos; calor, temperatura e sensação térmica
    • Buscar as mesmas informações de sites diferentes para conferir as informações coletadas
    • Anotar os sites aos quais foram coletadas as informações
    • Para cada tema busque possíveis experiências ou maneiras de demonstrarmos sua utilização, anote os materiais e o passo a passo da demonstração para utilizarmos posteriormente

  1. O trabalho deve ser realizado em folha separada para ser entregue, apresentar o nome do aluno, a série, e o nome da disciplina
  • Está pesquisa será utilizada nas próximas atividades ao retornarmos a escola

HISTÓRIA

Caro aluno, ou cara aluna.
Estes  são  os  conteúdos  e  as  atividades  para sua rotina de  estudos .

OBJETIVOS:

Ø  Ampliar os conhecimentos dos alunos acerca do período feudal.

Ø  Desenvolver habilidades de pesquisa.

Ø  Desenvolver habilidades de análise de imagem e texto.

ATIVIDADE 1

A razão (de ser) dos carneiros é fornecer leite e lã; a dos bois é lavrar a terra; e a dos cães é defender os carneiros e os bois dos ataques dos lobos. Se cada uma destas espécies de animais cumprir a sua missão, Deus protegê-la-á. Deste modo, fez ordens, que instituiu em vista das diversas missões a realizar neste mundo. Instituiu uns - os clérigos e os monges - para que rezassem pelos outros e, cheios de doçura, como as ovelhas, sobre eles derramassem o leite da pregação e com a lã dos bons exemplos lhes inspirassem um ardente amor a Deus. Instituiu os camponeses para que eles - como fazem os bois, com o seu trabalho - assegurassem a sua própria subsistência e a dos outros. A outros, por fim - os guerreiros -, instituiu-os para que mostrassem a força na medida do necessário e para que defendessem dos inimigos, semelhantes a lobos, os que oram e os que cultivam a terra.




 

 
 












 Iluminura que representa as três ordens medievais

  BISPO EADMER DE CANTERBURY, retransmitindo os ensinamentos de SANTO ANSELMO, século XI. Citado em Le GOFF, p10. • Fonte: FARIA, Ricardo de Moura e outros. Construindo a História. V.2. Belo Horizonte: Ed. Lê, 1988, p. 37.

Após a leitura atenta do texto e a análise de imagem , responda as questões:

a) De acordo com o bispo, havia três ordens na sociedade feudal, com funções bem definidas. Aponte quais eram as três ordens e suas respectivas funções.
b) Para o bispo, as ordens foram instituídas por Deus "em vista das diversas missões a realizar no mundo". Como você analisa essa visão, em relação às desigualdades sociais no feudalismo? O bispo as questiona ou as justifica? Explique.
c) O bispo faz uma relação das três ordens (clero, camponeses e guerreiros) com a "razão de ser" de três animais: carneiros, bois e cães, respectivamente. Explique o que você entendeu sobre o raciocínio do bispo .
d) Você acredita que havia a intenção de estimular o conformismo entre os servos? Justifique.
e) É possível estabelecer alguma relação entre o texto do bispo e a imagem à direita? Justifique.
Atividade 2

O feudalismo viveu o seu apogeu entre os séculos IX e X; a partir de então, a Europa feudal começou a mudar. Pesquise como ocorreu o processo de revigoramento do comércio e das cidades na Europa medieval?


Atividade 3

Durante o século XIV, a Europa Ocidental foi atingida por uma grande fome que matou milhares de pessoas. É bom lembrar que a má alimentação abria o caminho para as doenças e epidemias. Um ditado medieval dizia:  “Depois da fome a peste come.” Uma epidemia, em particular, assolou a Europa em meados do século XIV, matando 1/3 da sua população. Faça uma pesquisa (internet, livros e revistas) sobre o tema  “A peste negra na Idade Média”.
Sites:


E.E JARDIM ALEGRIA II    ATUALIZAÇÃO DIA 04/05/2020
    ROTEIRO DE HISTÓRIA- 7º ano.

Queridos alunos, estes  são  os  conteúdos  e  as  atividades  para sua rotina de  estudos.

OBJETIVOS:
 Ampliar os conhecimentos dos alunos acerca do período da história moderna.
 Identificar os elementos específicos do renascimento e do movimento humanista na Idade Moderna.
Desenvolver habilidades de pesquisa.

Um “período de transição”
A passagem da Idade Média para a Idade Moderna foi um processo longo, e não uma ruptura completa com o passado. Muitas instituições medievais, assim como o modo de vida e a visão de mundos dos homens e mulheres dessa época, não deixaram de existir de uma hora para outra. A contrário , permaneceram por vários séculos. Além disso, essa passagem de uma “Idade “ para outra, além de gradual, não se deu de modo uniforme em toda a Europa. Por isso, dizemos que a Idade Moderna foi um período de transição , no qual se observam rupturas e permanências.




Atividade 1


a) Nossa escola é moderna?
b) O que tem na casa de vocês que traduz a modernidade?
c) No percurso de casa até a escola, o que vocês veem que é moderno?
d) O que determina se algo é moderno ou não?

Atividade 2


AGORA É COM VOCÊ!

Crie uma propaganda com um produto tecnológico que inovou o nosso cotidiano:

Aqui estão alguns exemplos de propaganda para você se inspirar .


Como vocês vão fazer:

Para criar a propaganda, você deve pensar num produto/objeto tecnológico do seu dia a dia. Para a criação do anúncio siga as orientações: 
a- Escolha o produto.
b-Título chamativo, ou seja, que chame a atenção.
c- O que tem de moderno no produto.
4- Uma imagem do produto ( se achar necessário).


Renascimento e Humanismo

 Esboços de Leonardo Da Vinci (Imagem Pública)

Atividade 3
a) Para iniciar o estudo sobre as principais características do Renascimento, você de acessar, no youtube ( https://www.youtube.com/watch?v=6NbSXIdObDk ).Agora responda as questões.
a) O que significa o termo renascentistas ?
b) Em qual momento da História os renascentistas vão buscar a sua inspiração artística e cultural?
c) O que é o antropocentrismo?

Atividade 4
O renascimento foi um momento de muitas invenções e avanços tecnológicos. Pesquise duas invenções do renascimento. Nesse site você encontra algumas invenções
https://super.abril.com.br/galeria/relembre-20-invencoes-e-avancos-tecnologicos-da-renascenca/

Roteiro :
Selecione o tema do seu interesse e dentro do objeto que você pretende pesquisar.
a) Qual é o tema da obra? Qual a sua data?
b) Quem é o autor da obra?

c) Que tipo de obra ele produziu?



GEOGRAFIA

TEMA: MAPA DO BRASIL E SUAS REGIÕES , COM OS ESTADOS E CAPITAIS 

Norte, Nordeste, Sul, Sudeste, centro oeste  “ cada região com a cor diferente ‘’


Orientações do Trabalho- Utilizando o tema descrito acima, faça o mapa do Brasil  respeitando as orientações .

* CAPA    “Folha de sulfite ”
* Desenho  “ folha de “sulfite”





13 comentários:

  1. Na matéria de arte tem "pesquisa a historia do museu" mais que museu?

    ResponderExcluir
  2. Boa noite a de português do dia 30/03 e trabalho ou pra fazer no caderno

    ResponderExcluir
  3. Na matéria de arte qual o museu tem que ser pesquisado?

    ResponderExcluir
  4. Deixa eu perguntar uma coisa essas lições e pra ver se agente vai passar de ano


    ResponderExcluir
  5. Tem que copiar as perguntas ou só colocar a resposta

    ResponderExcluir
  6. Tem que copiar as perguntas ou só colocar a resposta

    ResponderExcluir
  7. Olá!! Gostaria de saber qual museu devemos pesquisar!!! Tem alguma preferência? Ou pode ser da nossa escolha?

    ResponderExcluir