GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria – Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno ou não.
Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.
As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.
ATIVIDADE
DE LÍNGUA PORTUGUESA.
EF69LP11 – EF69LP13 – Identificar e
analisar posicionamentos defendidos e refutados em escuta de interações
polêmicas em entrevistas, discussões e debates e se posicionar frente a eles; buscar
conclusões comuns relativas a problemas, temas ou questões polêmicas de
interesse e/ou relevância social.
Leia atentamente os textos abaixo
Texto I
O Homem Que Não Tinha Nada - Projota (part. Negra Li)
O homem que não tinha nada acordou bem cedo
Com a luz do sol já que não tem despertador
Ele não tinha nada, então também não tinha
medo
E foi pra luta como faz um bom trabalhador
O homem que não tinha nada enfrentou o trem
lotado
Às sete horas da manhã com sorriso no rosto
Se despediu de sua mulher com um beijo
molhado
Pra provar do seu amor e pra marcar seu posto
O homem que não tinha nada tinha de tudo
Artrose, artrite, diabetes e o que mais tiver
Mas tinha dentro da sua alma muito conteúdo
E mesmo sem ter quase nada ele ainda tinha fé
O homem que não tinha nada tinha um trabalho
Com um esfregão limpando aquele chão sem fim
Mesmo que alguém sujasse de propósito o
assoalho
Ele sorria alegremente, e dizia assim
O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei
Ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar
(me deixe tentar)
O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei
Ninguém nasce sabendo (ninguém), então me
deixe tentar
O homem que não tinha nada tinha Marizete
Maria Flor, Marina, Mário, que era o seu
menor
Um tinha nove, uma doze, outra dezessete
A de quarenta sempre foi o seu amor maior
O homem que não tinha nada tinha um problema
Um dia antes mesmo foi cortada a sua luz
Subiu no poste experiente, fez o seu esquema
Mas à noite reforçou o pedido pra Jesus
O homem que não tinha nada seguiu a sua
trilha
Mesmo caminho, mesmo horário, mas foi
diferente
Ligou pra casa pra dizer que amava sua
família
Achou que ali já pressentia o que vinha na frente
O homem que não tinha nada
Encontrou outro homem que não tinha nada
Mas este tinha uma faca
Queria o pouco que ele tinha, ou seja, nada
Na paranoia, noia que não ganha te ataca
O homem que não tinha nada agora já não tinha
vida
Deixou pra trás três filhos e sua mulher
O povo queimou pneu, fechou a avenida
E escreveu no asfalto “saudade do Josué”
O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei
Ninguém nasce sabendo, então me deixe tentar
(me deixe tentar)
O ser humano é falho, hoje mesmo eu falhei
Ninguém nasce sabendo (ninguém), então me
deixe tentar
Então me deixe tentar
Então me deixe tentar
Então me deixe tentar
Texto II
Homem é esfaqueado em
tentativa de assalto na rodoviária do Entorno
O crime aconteceu na
plataforma superior do terminal, próximo a escada central. Após ataque,
criminosos fugiram
CC
Caroline Cintra
postado em 13/08/2019 10:05 / atualizado em
13/08/2019 10:05
Um
homem foi esfaqueado na plataforma superior da Rodoviária do Entorno, próximo a
Rodoviária do Plano Piloto, nas primeiras horas desta terça-feira (13/8).
Pessoas que estavam no local presenciaram a ação de bandidos que tentaram
assaltar a vítima e logo depois o agrediram com a faca. A polícia ainda não
divulgou o nome da vítima.
"Foi
tudo bem rápido. Era entre 5h45 e 6h quando aconteceu. Eu estava perto, mas
quando percebi o que tinha acontecido, os caras já estavam correndo e o homem
caído no chão com um pouco de sangue. Nem sei se conseguiram levar alguma coisa
dele ou se ele foi ferido porque não quis entregar alguma coisa", contou
um ambulante que não quis se identificar.
O
Corpo de Bombeiros foi acionado pelas pessoas que passavam pela rodoviária após
a agressão. O homem foi socorrido pelo Serviço de Atendimento Médico de
Urgência (SAMU).
Homem
foi esfaqueado no terminal que recebe ônibus do Entorno do DF (foto: Caroline
Cintra/CB.D.A Press)
Falta
de Segurança
Morador
de Santo Antônio do Descoberto (GO), José Ferreira, 58 anos, está diariamente
no terminal. Assim que chegou para trabalhar, às 6h, viu o tumulto. "Eu
nem me exaltei ou fui atrás para ver o que havia acontecido. Porque isso é
comum aqui, infelizmente. Ali, naquela escada, acontece de tudo. E não tem
hora, não. Qualquer momento uma pessoa pode ser assaltada ou ferida mesmo, como
esse senhor", disse.
Para
ele, estar ali todos os dias e conseguir voltar para casa é motivo de gratidão.
"É um lugar que tem gente de tudo quanto é tipo. Morador de rua, drogado,
assaltante, mas tem muita gente boa também, que acaba sofrendo com a falta de
segurança aqui. Poder chegar em casa com o dinheirinho que ganho intacto e bem
é uma vitória diária", afirmou José. O Correio aguarda informações da
Polícia Militar e da Polícia Civil sobre o caso.
https://www.correiobraziliense.com.br/app/noticia/cidades/2019/08/13/interna_cidadesdf,776925/homem-e-esfaqueado-em-tentativa-de-assalto-na-rodoviaria-do-entorno.shtml
Texto
III
Caos na segurança
pública: a necessária compreensão do fracasso
A
única ação nacional declaradamente pacificadora foi o desarmamento civil, que
fragilizou a sociedade e não teve qualquer efeito na contenção da ação dos
criminosos
Por Fabricio
Rebelo[20/11/2017] [23:01]"
A divulgação de um estudo apontando a ruptura da barreira
dos 60 mil homicídios em 2016 desencadeou severas críticas às chamadas
“políticas de segurança pública nacionais”. Não é para menos, pois a situação é
caótica. Porém, essas críticas, grosso modo, parecem desconectadas do mundo
real, tomando por existente algo que não passa de fantasia.
O foco das contestações se centra num suposto modelo de
segurança assentado em excessiva criminalização de condutas, conduzindo o
elevado e inócuo encarceramento, pela ação desproporcional da polícia. Essa
seria a fórmula a ser revista para combater a verdadeira carnificina
brasileira. Embora seja um discurso genérico e superficial, facilmente
assimilado pelos incautos que o ouvem, há nele erros substanciais."
"Não é tratando
quem agride como vítima que conseguiremos reverter nossos problemas de
insegurança "
"O Brasil não tem uma política de segurança de
excessiva criminalização, ou pautada em muitas prisões, tampouco fincada em
mera repressão policial. Ele não tem política nacional de segurança pública
alguma. A atuação repressiva da polícia não deriva de um modelo previamente definido,
mas do mero cumprimento de suas funções elementares, em respeito à Constituição
Federal e às nossas leis. Se disso resulta significativo encarceramento, é
porque há por aqui muitos crimes, e não por qualquer opção estatal – a qual,
aliás, vem se firmando no sentido oposto, com as políticas de
desencarceramento, seja com penas alternativas, seja com as audiências de
custódia.
A verdade é que essa área vem sendo negligenciada ao
longo dos últimos anos, nos quais não se viu no país absolutamente nenhuma
política de segurança pública de âmbito nacional. Tivemos alguns planos
nacionais de direitos humanos (PNDH) e ações pontuais de recomposição da ordem,
não raro com midiática utilização das Forças Armadas ou da Força Nacional de
Segurança, mas nada de combate estrutural ao crime."
A única ação nacional declaradamente pacificadora
consistiu no desarmamento civil. O problema é que seu resultado prático foi a
mera fragilização da sociedade, sem qualquer efeito na contenção da ação dos
criminosos, algo bem estampado pelo crescente aumento no uso de armas de fogo
na prática de crimes, especialmente os homicídios.
Somos um país de baixíssimos índices de elucidação
criminal – menos de 10% dos crimes letais. E, se crimes não são esclarecidos,
bandidos não são identificados, tampouco presos. Isso elimina do cenário de
contenção criminal o receio da punição, algo que desde Cesare Beccaria já se
tem como absolutamente essencial em um sistema jurídico-punitivo. Paralelamente
a isso, graças ao desarmamento, o delinquente também não teme sua vítima, pois
ela, para ele, se encontra convenientemente desarmada.
Trata-se, pois, de um cenário que só favorece o
crescimento da violência criminal. Contra ele, não adianta ideologizar a
discussão, culpar a repressão policial ou fingir que o cidadão comum tem
qualquer responsabilidade por isso. É preciso, sim, tirar lições do fracasso.
Compreender que não é tratando quem agride como vítima que conseguiremos
reverter nossos problemas de insegurança, mas retirando os estímulos para que ele
assim aja, seja pela certeza da punição, seja pelo temor à vítima. Fora disso,
toda crítica não passa de roupagem nova para discursos antigos, os mesmos que,
estes sim, nos trouxeram até aqui.
Fabricio
Rebelo é pesquisador em Segurança Pública, coordenador do Centro de Pesquisa em
Direito e Segurança e autor de “Articulando em Segurança: contrapontos ao
desarmamento civil”."
https://www.gazetadopovo.com.br/opiniao/artigos/caos-na-seguranca-publica-a-necessaria-compreensao-do-fracasso-cl5zva191cp2jv3ghm320to9b/Copyright
© 2020, Gazeta do Povo. Todos os direitos reservados.
Com base nos textos I, II e III analise as
proposições:
I. Ambos os textos tratam do mesmo assunto,
isso fica claro quando observamos a ênfase ao tema suicídio.
II. O texto II é um texto de opinião, pois vemos
o emprego de verbos em 1ª pessoa, como no trecho “Eu estava perto, mas quando
percebi...”.
III. Há intertextualidade (textos de gêneros
diversos, mas sobre o mesmo tema), pois o assunto evidente em todos os textos é
a questão da segurança pública.
IV. O uso do discurso direto, observado no
texto II, é utilizado para apresentar testemunho e ponto de vista de pessoas
envolvidas direta ou indiretamente à notícia veiculada, proporcionando transparência
e autenticidade ao texto jornalístico.
V. O último texto trata-se de uma notícia
jornalística, pois apresenta fatos como, a divulgação de um estudo que aponta mais
de 60 mil homicídios em 2016.
7. Estão CORRETAS as seguintes proposições:
a) I, II e IV somente.
b) II, III, IV e V somente.
c) III e IV somente.
d) todas estão corretas.
e) III e V somente.
8. A letra da música “O homem que não tinha
nada” fala sobre dois homens. Após releitura, responda:
a) Quanto
ao primeiro homem, do que exatamente o compositor fala, quando diz que ele não
possui nada?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
b) E
quanto ao segundo, o que realmente ele não possui?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
c)
No
texto, de forma explícita, é relatado um problema que aflige o primeiro homem.
Que problema é esse e qual solução ele encontra para resolvê-lo?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
d)
De
forma implícita, vemos que o segundo homem também tinha um problema. Reflita
qual seria, e que atitudes tomou para tentar resolvê-lo.
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
e)
Nesse
texto, além de segurança pública, outras questões sociais são identificadas,
quais são elas. Por que você acha que ocorrem?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
9. Em análise ao artigo de opinião sob o
título “Caos na segurança pública: a necessária compreensão do fracasso”, a
questão polêmica tratada pelo articulista, bem como, a argumentação em torno
dela são
a) o caos na segurança pública; refutação –
ele nega que haja caos.
b) o estudo apontando a ruptura da barreira
dos 60 mil homicídios em 2016; refutação - ele critica os dados
apontados no estudo.
c) crítica às políticas de segurança pública
nacionais; sustentação - ele concorda totalmente com as críticas feitas
às políticas de segurança pública.
d) crítica às políticas de segurança pública
nacionais; refutação - ele discorda totalmente das críticas feitas às
políticas de segurança pública.
e) crítica às políticas de segurança pública
nacionais; negociação - ele concorda em partes, mas discorda em outras
partes com as críticas feitas às políticas de segurança pública.
10. Em sua opinião, quais seriam as soluções
possíveis para melhorar a questão de segurança pública em seu bairro e/ou
cidade?
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
______________________________________________________________________________________________
INGLÊS
Professor
: Ailton
Objetivos alcançados
durante os estudos
·
Desenvolver e aprimorar o gosto pela língua Inglesa.
·
Conscientizar sobre a importância do inglês nos dias atuais.
·
Introduzir, desenvolver e implementar vocabulários e expressões em
inglês.
·
Valorizar a família e aprender a falar sobre os membros da família.
·
Respeito ás diversidades culturais.
·
Desenvolver habilidades de audição, reconhecimento, pronúncia, escrita e
leitura (em inglês).
Verbo To Be (Revisão)
1. O verbo "to be" é o verbo que, em
inglês, indica "ser" ou "estar". A conjugação do verbo
"to be", no presente do indicativo, é:
I am (I'm) = eu sou/estou
He is (he's) = ele é/está
She is (she's) = ela é/está
It is (it's) = ele/ela é/está (animais, objetos, seres inanimados etc.)
We are (we're) = nós estamos/somos
You are (you're) = você/vocês é/são está/estão
They are (they're) = eles/elas são/estão
He is (he's) = ele é/está
She is (she's) = ela é/está
It is (it's) = ele/ela é/está (animais, objetos, seres inanimados etc.)
We are (we're) = nós estamos/somos
You are (you're) = você/vocês é/são está/estão
They are (they're) = eles/elas são/estão
Exemplos:
I'm hungry (=estou com fome)
I'm a doctor (=sou médico)
She's beautiful (=ela é bonita)
You are ugly [=você/vocês é/são feio(a)/feios(as)] etc.
I'm a doctor (=sou médico)
She's beautiful (=ela é bonita)
You are ugly [=você/vocês é/são feio(a)/feios(as)] etc.
2. Perguntas com "to be": inverte-se a
posição assumida pelo verbo em períodos afirmativos.
Exemplos:
Are you hungry? (=você está com fome?)
Are they teachers? (=eles/elas são professores(as)?)
Am I ugly (=sou/estou feio(a)?)
Are they teachers? (=eles/elas são professores(as)?)
Am I ugly (=sou/estou feio(a)?)
3. Sentenças negativas com "to be":
adiciona-se not após o verbo.
Exemplos:
I'm not hungry (=não estou com fome)
She is not beautiful (=ela não é/não está bonita)
We are not teachers (=nós não somos professores(as))
She is not beautiful (=ela não é/não está bonita)
We are not teachers (=nós não somos professores(as))
Formas contraídas:
am not =
ain't
is not = isn't
are not = aren't
is not = isn't
are not = aren't
4. Perguntas negativas com "to be":
usa-se a forma contraída negativa na posição do verbo em sentenças
interrogativas comuns.
Exemplos:
Aren't you hungry? (=você não está com
fome?)
Isn't it funny? (=isso não é engraçado?)
Isn't it funny? (=isso não é engraçado?)
5. A forma verbal correta de "to be" a
ser usada em sentenças onde não exista he, she, you, they etc.
depende do sujeito, que pode ser plural (usa-se are) ou singular
(usa-se is). Não usa-se am quando o sujeito não
for I.
Exemplos:
My
brother is funny. Nesse caso, como o sujeito é singular (my brother = meu irmão),
a forma a ser usada é is.
My parents are young. Nesse caso, sendo o sujeito plural (my parents = meus pais), a forma a ser usada é are.
My parents are young. Nesse caso, sendo o sujeito plural (my parents = meus pais), a forma a ser usada é are.
6. O verbo "to be" pode ser usado com
outros verbos, sem "to" após ele. Normalmente o outro verbo estará no
gerúndio (-ing). Este tipo de construção chama-se "Present
Progressive".
1
Exemplos:
She's
working (=ela
está trabalhando)
We are playing (=nós estamos brincando)
Is he speaking? (=ele está falando?)
It isn't working (=isso não está funcionando)
Aren't they teaching? (=eles/elas não estão ensinando?)
We are playing (=nós estamos brincando)
Is he speaking? (=ele está falando?)
It isn't working (=isso não está funcionando)
Aren't they teaching? (=eles/elas não estão ensinando?)
Pronomes
Pronomes
Pessoais
possessivos
I
|
my
|
meu(s), minha(s)
|
you
|
your
|
teu(s), tua(s),
seu(s), sua(s)
|
he
|
his
|
seu(s), dele
|
she
|
her
|
sua(s), dela
|
it
|
its
|
seu(s), sua(s),
dele, dela
|
we
|
our
|
nosso(s), nossa(s)
|
you
|
your
|
vosso(s), vossa(s),
seu(s), sua(s)
|
they
|
their
|
seu(s), sua(s),
deles, delas
|
Exercícios para
praticar o que você aprendeu sobre a importância do Verb To Be.
1 - Crie frases curtas usando o verbo to be e os pronomes pessoais e
possessivos.
Exemplo:
He is my brother.
…………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………………
2 – Complete as lacunas com o verbo to
be, pronomes pessoais e possessivos.
Hello! ............
name ........Andrew, I ...... a student at school Jardim Alegria II. My
favorite subject school ……English, …… favorite days of the week …….. Monday and
Friday because ……have English class. I have a brother,….. name ……Jhon and a
sister, …….name …..Mary. ………study at school Jardim Alegria II too. I live with
…….mother, ……father, ……. Siblings , a dog and a cat. I love ……….. Family.
3 – Responda as questões:
What´s your name?
………………………………………………………..
What
do you do?
………………………………………………………..
Where are
you from ?
………………………………………………………..
How are you?
………………………………………………………..
Where do you
live?
………………………………………………………..
Who do you live with?
………………………………………………………..
Where do
you study?
………………………………………………………..
What do you like to do on Weekends?
……………………………………………………….
How old are
you?
………………………………………………………..
What´s your favorite day of the week?
…………………………………………………………….
When is
your birthday?
………………………………………………………..
What is your dream?
…………………………………………………….
4- Com base no
exemplo e nos conteúdos estudados em sala de aula escreva um texto de 15 linhas
sobre você.
Leia o
texto:
Hello! My
name is Mary, I`m fourteen years old, I`m a student and I live in São Paulo,
but I was born in Rio de Janeiro, My birthday is on August,23 .
I live with my parents, my brother and two
sisters. I go to to school on foot because the school is near to my home. I
have many friends there, but I really like to go to school to study. My
favorite subject school is English because I know that is the language of the
communication and I love English too.
I have a
big family, besides my family, I have two cats and four dogs. I love pets. I
live in a big house . My favorite foods are barbecue and pizza, but I like to
eat rice, beans, meat and salad . I always have lunch at 1:00 p m.
On
weekends, I like to go to the cinema, to visit my friends, to go to the park
with my family and I like to stay at home reading my books too.
5- Com base no
conteúdo estudado em sala de aula sobre diálogos. Crie um pequeno diálogo entre
duas pessoas.
ARTE
Realize uma pesquisa
sobre as festas populares brasileiras (no mínimo 3 festas) e disserte sobre
elas (origem, região, comidas típicas, tradições e danças).
Escolhe uma das
festas populares para ilustrar ou reproduzir em forma de quadrinhos.
EDUCAÇÃO FÍSICA
Tema : atletismo e jogos
Realize uma
pesquisa e disserte sobre a origem do
atletismo e suas mudanças até os dias atuais;
_Descreva
quais são as modalidades que fazem parte do atletismo e suas regras;
- Descreva
quais as diferenças entre os Jogos Coletivos e Individuais;
-Disserte
sobre Jogos Cooperativos e Esportivos, com histórico desses jogos da origem aos
dias atuais.
MATEMÁTICA
1) Diga se é diretamente ou inversamente
proporcional:
a) Número de pessoas em um churrasco e a
quantidade (gramas) que cada pessoa poderá consumir.
b) A área de um retângulo e o seu comprimento,
sendo a largura constante.
c) Número de erros em uma prova e a nota
obtida.
d) Número de operários e o tempo necessário
para eles construírem uma casa.
e) Quantidade de alimento e o número de dias
que poderá sobreviver um náufrago.
2) Observe a tabela abaixo que relaciona o preço
que tenho que pagar em relação à quantidade de pães, descreva a grandeza
correspondente:
Preço
R$ |
0,20
|
0,40
|
1,00
|
2,00
|
4,00
|
10,00
|
Nº de pães
|
1
|
2
|
5
|
10
|
20
|
50
|
3) Numa viagem,
quanto maior a velocidade média no percurso, menor será o tempo de viagem.
Quanto menor for a velocidade média, maior será o tempo de viagem.
Observe a tabela abaixo que relaciona a velocidade média e o tempo de viagem, para uma distância de 600km, descreva a grandeza apresentada:
Observe a tabela abaixo que relaciona a velocidade média e o tempo de viagem, para uma distância de 600km, descreva a grandeza apresentada:
Velocidade média
(km/h) |
60
|
100
|
120
|
150
|
200
|
300
|
Tempo de viagem
(h) |
10
|
6
|
5
|
4
|
3
|
2
|
4) Defina o são ângulos? E classifique –
os:
5)
Descreva o que são ângulos
Suplementares, Complementares, Adjacentes, Congruentes e Consecutivos:
6) O que são retas paralelas cortadas por uma
transversal:
a) represente os ângulos correspondentes:
b) represente ângulos alternos internos e
externos:
c) represente colaterais internos e externos :
Atualizado dia 04/05/2020
Tema: Grandezas
diretamente proporcionais e grandezas inversamente proporcionais.
Habilidades:
(EF09MA07) Resolver
situações-problema que envolvam a razão entre duas grandezas de espécies
diferentes, como velocidade e densidade demográfica
(EF09MA08)
Resolver e elaborar situações-problema que envolvam relações de
proporcionalidade direta e inversa entre duas ou mais grandezas, inclusive
escalas, divisão em partes proporcionais e taxa de variação, em contextos
socioculturais, ambientais e de outras áreas.
Competência: Construir noções de variação de grandezas para a compreensão da
realidade e a solução de problemas do cotidiano.
1)
Resolvam
os problemas abaixo, identificando nos mesmos suas grandezas: se é diretamente
proporcional ou inversamente proporcional:
2)
Um relógio adianta 40 segundos em 6 dias.
Quantos minutos adiantara em 54 dias ?
3)
Com
4 latas de tinta pintei 280 m² de parede. Quantos metros quadrados poderiam ser
pintados com 11 latas dessa tinta ?
4)
Um
automóvel percorreu uma distância em 2
horas, à velocidade média de 90 km por hora. Se a velocidade média fosse de 45
km por hora, em quanto tempo o automóvel faria a mesma distância?
5)
Para
se transportar cimento para a construção de um edifício, foram necessários 15
caminhões de 2 mᵌ cada um. Quantos caminhões de 3 mᵌ seriam necessários para
ser fazer o mesmo serviço ?
6)
Dividiu-se uma
certa quantia entre três pessoas, em partes diretamente proporcionais a 4, 5 e
6. Tendo a primeira recebido 600 reais, quais são as partes das outras duas?
7)
Uma herança de 2.400.000 deve ser repartida ente
três herdeiros, em partes diretamente proporcionais a suas idades, que são de
5, 8 e 12 anos. Quanto caberá ao mais velho?
Atualizado dia 06/05/2020
Exercícios do
9º ano.
Considere o
seguinte número de habitantes no Brasil, 220 milhões de pessoas .
Responda as
seguintes perguntas sobre o covid-19.
1) Represente
o número de habitantes no Brasil, na forma de notação cientifica.
2) Até o dia 4 de maio temos os seguintes
números ; 115987 pessoas infectadas no
Brasil e 7367 mortos, dados reais do ministério saúde.
Responda ;
Determine em porcentagem o número de mortos em relação ao de infectados.
3)
Considerando que até o dia 4 de maio, temos um total de 116000 pessoas
infectadas pelo corona vírus, determine quantos por cento, esse número
representa sobre toda a população
Brasileira.
4) Descubra
o total de infectados no mundo e o total de
curados, e represente em notação cientifica.
5) Sabendo o
número de curados no Brasil e no mundo, represente esses números na forma de
notação cientifica.
CIÊNCIAS
Copie e responda a
atividade abaixo em seu caderno em casos de dúvida faça uma pesquisa prévia acerca
das questões:
1)O átomo é a menor partícula que identifica
um elemento químico. Ele possui duas partes, a saber: uma delas é o núcleo,
constituído por prótons e nêutrons, e a outra é a região externa – a
eletrosfera-, por onde circulam os elétrons. Alguns experimentos permitiram a
descoberta das características das partículas constituintes do átomo.
Em relação a essas características, indique a
alternativa correta.
a) prótons e elétrons
possuem massas iguais e cargas elétricas de sinais opostos.
b) entre as partículas
atômicas, os elétrons têm maior massa e ocupam maior volume no átomo.
c) entre as partículas
atômicas, os prótons e os nêutrons têm maior massa e ocupam maior volume no
átomo.
2)Na química temos alguns conceitos básicos.
Estes conceitos são:
a) substâncias e
misturas.
b) átomos e
moléculas.
c) coisa e
matéria.
d) matéria, corpo e
objeto.
e) reações
químicas.
3)As partículas fundamentais de um átomo
são:
a) apenas
prótons.
b) apenas prótons e
nêutrons.
c) apenas
elétrons.
d) prótons, nêutrons e
elétrons.
e) apenas prótons e
elétrons.
4)Assinale a afirmação falsa:
a) No núcleo dos
átomos encontramos prótons e elétrons.
b) Os elétrons estão
localizados na eletrosfera.
c) O núcleo é a região
central do átomo.
d) Prótons e elétrons
possuem cargas elétricas opostas.
e) Os prótons têm
carga positiva.
05) É correto afirmar sobre a partícula
fundamental do átomo de carga elétrica positiva que:
a) Localiza-se na
eletrosfera.
b) Possui carga
elétrica oposta a do nêutron.
c) Chama-se
próton.
d) Possui massa
desprezível.
e) Tem massa
desprezível.
6)Um copo de vidro caiu de uma mesa e, ao
tocar o chão, quebra em pequenos pedaços. Estes pequenos pedaços podem ser
classificados como:
a) átomos de
vidro.
b) prótons que formam
o vidros.
c) corpos da matéria
vidro.
d) objetos de
vidros.
e) moléculas de
vidro.
HISTÓRIA
UNIDADE TEMÁTICA: O nascimento da República no Brasil
e os processos históricos até
a metade do século XX
HABILIDADES: (EF09HI02) Caracterizar e compreender os
ciclos da história republicana, identificando particularidades
da história local e regional até 1954.
OBJETOS DE CONHECIMENTO: Experiências republicanas e
práticas autoritárias: as
tensões e disputas do mundo contemporâneo; A proclamação da
República e seus
primeiros desdobramentos.
ATIVIDADE DE HISTÓRIA 1º BIMESTRE
- PROFESSORA APARECIDA
Pesquisar sobre as Revoltas da República (1889-1930)
ü
Canudos (Bahia);
ü
Contestado (na divisa do Paraná e de Santa
Catarina);
ü
Cangaço (Nordeste);
ü
Revolta da Vacina (Rio de Janeiro);
ü
Revolta da Chibata (Rio de Janeiro)
ü
Tenentismo (Revolta do Forte de Copacabana, no
Rio de Janeiro)
OBS:
ESSA ATIVIDADE TERÁ UMA SEQUÊNCIA, ENTÃO É DE SUMA IMPORTÂNCIA REALIZA-LÁ
DÚVIDAS ENTRE EM CONTATO: WhatsApp - 987099889
*Podem me enviar como documento do word ou em pdf pelo
whatsApp
GEOGRAFIA
Copie e responda a
atividade abaixo em seu caderno em casos de dúvida faça uma pesquisa prévia acerca
das questões:
1. A distribuição populacional não ocorre de
forma homogênea. Esse fenômeno é constatado através das disparidades nos
números de habitantes de diferentes continentes, países, regiões, estados e
cidades. Indique a alternativa que corresponde ao país mais populoso do
planeta.
a)
Estados Unidos.
b)
China.
c)
Índia.
d)
Brasil.
Leia o texto e responda a
questão (2)
Um
relatório do Fórum Econômico Mundial assinala que os países emergentes, apesar
do vistoso desempenho econômico dos últimos anos, ainda estão muito atrasados
no investimento em tecnologias da informação (TI), isto é, os sistemas de
gerenciamento de dados e de comunicação. Trata-se de uma área crucial para que
o desenvolvimento desses países, entre os quais está o Brasil, mude de patamar,
dando-lhes melhores condições de competir com os países ricos e de proporcionar
bem-estar à população. O estudo do Fórum adverte que a demora na superação das
deficiências comprometerá o potencial de expansão dos emergentes [...].
Nesse
ranking anual de conectividade, o Brasil subiu do 65.º para o 60.º lugar entre
144 países, abaixo de Rússia (54.º) e China (58.º) e acima de Índia (68.º) e
África do Sul (70.º). Na América Latina, o Brasil é superado por Chile (34.º),
Porto Rico (36.º), Barbados (39.º), Panamá (46.º), Uruguai (52.º) e Costa Rica
(53.º). A classificação leva em conta fatores como a infraestrutura, o nível de
preparo para o uso de TI, a qualidade e o custo do acesso aos sistemas e a facilidade
para fazer negócios e promover inovação, além dos efeitos da TI sobre a
economia e a sociedade [...].
2.Com base na leitura do
texto, podemos dizer que o processo de globalização e difusão de tecnologias é:
I.
Desigual, acompanhando sempre os níveis de desenvolvimento econômico.
II.
Dinâmico, baseado nas transformações provocadas pelos avanços tecnológicos.
III.
Estrutural, uma vez que necessita de bens materiais para estabelecer a sua
expansão.
IV.
Revolucionário, pois realiza sua expansão rapidamente, mesmo em zonas
periféricas.
São corretas as afirmativas:
a) I
e II
b) II
e III
c) I
e IV
d)
III e IV
3. A Europa possui o maior e
mais dinâmico bloco econômico regional do planeta. Ele é considerado uma União
Econômica e Monetária, onde além da eliminação das tarifas alfandegárias, é
permitida a livre circulação de capitais, serviços e pessoas no interior do
bloco. Outra característica importante desse bloco econômico é a adoção da
moeda única entre os países integrantes. Marque a alternativa que corresponde a
esse bloco econômico.
a) Comunidade dos Estados Independentes (CEI) .
b) Euro.
b) Euro.
c) União Europeia.
d) APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.
Continuação da atividade atualizada em 04/05/2020
4. Assinale a alternativa que
indica a característica da Globalização representada pela tirinha:
a) Mercantilização da
Economia
b) Formação de Acordos
Econômicos
c) Cartelização
d) Expansão das empresas
globais
5. Um dos acidentes
geográficos mais antigos do planeta possui uma extensão de aproximadamente
2.500 km e caracteriza-se como fronteira natural entre os continentes asiático
e europeu. Essa descrição refere-se à:
a) Cordilheira dos Andes b) Cordilheira do Himalaia
c) Cordilheira dos Montes
Urais d) Cordilheira dos Pirineus
6. Verificando o mapa a seguir e considerando o Equador e Greenwich, é possível afirmar que o Brasil tem a
maioria de suas terras nos hemisférios:
a) ( ) Norte e Sul.
b) (
) Sul e Ocidental.
c) ( ) Sul e Oriental.
d) (
) Oriental e Ocidental.
De acordo com a imagem acima responda:
6.2)
A linha do Equador divide a Terra em dois hemisfério. Quais são eles?
R:
6.3)
O Meridiano de Greenwich divide a Terra em dois hemisférios. Quais são eles?ESTÃO 2
Folha
de São Paulo. 02/01/2002. Disponível em: http://www1.folha.uol.com.br/folha/dinheiro/ult91u38701.shtml [adaptado].
7.O texto acima refere-se a uma notícia
publicada na Folha de São Paulo no início do ano de 2002, quando o euro começou
a circular pela Europa. Sobre o Euro, assinale a alternativa correta:
a) O Euro foi gradativamente adquirindo
importância econômica e peso político em âmbito mundial. Entretanto, a
principal moeda em circulações internacionais ainda é o dólar.
b) O euro foi criado em 2002 e teve sua
circulação adotada por todos os países da Europa de imediato.
c) A criação do euro provocou uma forte
crise do dólar que, ainda hoje, não possui a mesma valorização e importância.
d) No primeiro parágrafo do texto, a
referência aos atentados de 11 de Setembro se faz devido ao fato de o euro ter
sido criado somente para proteger a economia contra possíveis ataques
terroristas.
Charge
ironizando o efeito estufa e o aquecimento global (Fonte:
http://humortadela.bol.uol.com.br/charges/32892)
8. O efeito estufa, segundo
as teorias mais aceitas pela comunidade científica, vem contribuindo para a
elevação média das temperaturas no planeta. Esse fenômeno é um processo:
a) natural, porém
intensificado pela ação humana.
b) artificial, ou seja,
resultado direto da interferência antrópica sobre o meio.
c) recente, não havendo
registros de sua existência em épocas geológicas antigas.
d) natural, sem relação com
as práticas sociais.
9. Recorte os nomes dos continentes
e cole-os no mapa-mundi “colorir cada continente”:
10.O
geógrafo Milton Santos refere-se à globalização como o período técnico-cientifico-informacional.
a)
Qual é a relação existente entre os avanços
tecnológicos e a globalização?
b)
Qual é a importância da informação na
globalização?
é pra copiar tudo no caderno ? textos e questões?
ResponderExcluirCaro aluno, os textos se você tiver recurso como impressora poderá imprimi-los e colar no caderno nas disciplinas específicas, já as perguntas copie e responda logo após os textos.
Excluirrespondem é pra copiar os textos ou não? posso fazer no word sem imprimi
ResponderExcluirCaro aluno, as atividades deverão ser registradas no caderno, desconheço outra forma a não ser a impressão ou cópia manuscrita.
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirBoa tarde!
ResponderExcluirEspero que estejam todos bem e atentando-se às recomendações de saúde para a quarentena.
Crianças lindas, imagino que muitos de vocês estejam apreensivos e inseguros em relação a tudo o que está ocorrendo; com milhares de perguntas e muito ansiosos para que tudo se resolva e a vida volte ao normal (ou pelo menos, perto disso...) - e acreditem, nós também!
Nós também estamos cheios de dúvidas e anseios, pois sabemos que não há soluções prontas, nem fórmulas mágicas para resolver algo tão, tão inesperado e difícil de superar.
Contudo, dia após dia, de forma tranquila e ordenada, encontraremos juntos - novas formas de fazer, novos jeitos de aprender, novos meios e ferramentas para estudar, comunicar-se, divertir-se entre tantas outras coisas.
Estaremos aqui para ajudá-los nesse processo, ainda que através de meios eletrônicos, não hesite em pedir ajuda e orientação; ou mesmo se estiver sentindo-se mal e querendo apenas conversar para diminuir a ansiedade.
Ao longo da semana, publicarei nossas atividades, comentários e complementos relacionados às vídeo-aulas do CMSP, entre outros informativos.
Podem contatar-me através do e-mail elainessilva74@gmail.com ou grupos de whatsapp da sala / logo mais, teremos outros canais, como o Google Classroom, por exemplo, aguardem instruções.
Fiquem com Deus!
Em relação às atividades de Língua Portuguesa, vocês farão a resolução em uma folha - no caderno de português, anotando apenas o título do texto e, em seguida, o número da questão e seu enunciado (coloque a data para organizar melhor). Daí, basta responder:
ResponderExcluir* Se a questão for alternativa, coloque a letra correspondente e toda a resposta contida nela;
* Se for dissertativa, capriche na letra, respondendo de forma clara e resumida.
Para encaminhar-me as respostas, pode fazer um gabarito (somente número e resposta) e enviar no próprio corpo do e-mail** (elainessilva74@gmail.com), não esquecendo de identificar-se com nome completo e série.
Por ora, vou computar seu aproveitamento e sua presença através da devolutiva dessas atividades, ok?!
Depois que o Google Classroom for operacionalizado, faremos tudo por lá, será bem mais prático.
Importante!
**Para evitar problemas com a identificação, faremos assim - coloque a DATA da atividade (data que foi PUBLICADA) / seu NOME COMPLETO e SÉRIE no TÍTULO do e-mail - para todas as atividades que enviar.
Até breve!
Olá galerinha dos 9º anos da minha eletiva,tudo bem com vocês? Sou a professora Keyla de eletiva jogos de tabuleiro.
ResponderExcluirEstou passando para deixar mais uma atividade de Eletiva.
Clique no link que será direcionado a uma página para realizar a atividade - construindo um jogo de trilhas utilizando a matemática.
link : https://drive.google.com/file/d/1LhFntsV3_gdd3Us8IjA9YbV0R4olgFHP/view?usp=sharing
Vocês deverão realizar a atividade em casa e encaminhar foto para meu e-mail: keylaatividades@outlook.com ou para o WhatsApp: 11 9 9646-2374.
Um abraço e até a próxima.