Aula de tecnologia ministrada pelo professor Marcos Azevedo (Batman)
Segurança nos apps
O vazamento dos dados pessoais de 87 milhões de
usuários do Facebook serviu de alerta sobre como as
empresas lidam com a privacidade e a proteção das informações de quem usa seus
serviços. E sobre como esses dados podem ser usados em benefício de interesses
particulares. No caso do
Facebook, as informações foram usadas de forma indevida pela Cambridge Analytica, que prestou consultoria
para a campanha presidencial de Donald Trump.
Uma forma de proteger os dados pessoais é
apagando todas os vestígios de sua navegação em sites que coletam essas
informações, como Google e Facebook. O problema é que o rastro é imenso, pois os
dados são coletados toda vez que você faz uma busca no Google, envia um e-mail
pelo Gmail, compartilha um
documento pelo Drive ou usa
o Maps para achar o endereço de
destino. O Google também é dono da plataforma de vídeo YouTube e
do navegador Chrome, que tem
capacidade para armazenar conversas, senhas, localização, compras, sites mais
acessados. O Facebook é dono do WhatsApp, Instagram e Messenger, por
exemplo.
“As
grandes empresas de internet têm o mapeamento de todos os seus usuários. Ao
optar por utilizar as redes sociais, o usuário precisa estar ciente que também
é responsável pelo que posta e compartilha e deve se precaver de outras
maneiras, especialmente ao não permitir que outros aplicativos tenham acesso
aos seus dados”, explica Bruno Prado, CEO e presidente da UPX Technologies,
empresa especializada em performance e segurança digital. “O usuário pode
preencher o menor número possível de informações pessoais, pois todas essas
informações podem ser utilizadas, inclusive por criminosos”, destaca ele.
Atividade:
a)
Faça
uma pesquisa curta sobre o que aconteceu na Cambraidg Analytica.
b)
Você
concorda com todos os termos dos app sem ler?
c)
Seus
dados na internet estão seguros? Porquê?
d)
O
que é monopólio de informação?)
Definição de Programação.
Para
aqueles que enxergam de fora do mundo da tecnologia, a disciplina de programação
mantém algo esotérico e incompreensível. É um dos principais expoentes que os
não iniciantes chamam de freaks ou geeks.
Um
programa informático é composto de uma série de instruções a ser executado por
um computador. Estas instruções são desenvolvidas de acordo com a
ciência da programação. Em suma, a programação é o caminho que nos leva a
produzir um programa informático, do qual funciona através de uma série de
regras e princípios que constituem a determinada disciplina.
O programa existe desde o surgimento
da ciência da computação, e foi evoluindo, no inicio por volta de 1930 era
usada manualmente e mecânica e a tarefa era bem específica, inserção de
comandos desligando e reconectando cabos em diferentes posições, desaparecendo
entre os anos de 1950 e 1960 em favor da inserção de comandos em teclados e
telas.
Enfim, a programação é uma ciência ou
arte de criação de algoritmos para resolver determinados problemas, sendo
executado por um computador qualquer.
Atividade:
a) Cite aparelhos que você conhece
que faziam ou fazem uso de programação mecânica para funcionar.
b) No celular quais programas
utilizam programação digital?
c) No dia a dia obedecemos
programas?
Cyberbullying?
O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação,
exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes
virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência
maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um
número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática
criminosa.
A palavra cyberbullying consiste
na junção de duas palavras da
língua inglesa, bullying e cyber. Cyber é
uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se
refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e
comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é
formada a partir da palavra inglesa bully, que significa
valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em
um verbo.
O cyberbullying pode ser pior que o bullying no
ambiente escolar, pois a vítima não pode fugir dele.
O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo
ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no
seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade
estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying,
por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para
o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes
é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima
qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por
meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como:
·
exposição de fotografias ou montagens
constrangedoras;
·
divulgação de fotografias íntimas;
·
críticas à aparência física, à opinião e ao
comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis
falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos
quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtuais
por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.
Atividade:
a)
Defina com suas palavras o que é bullying.
b)
Qual crime de bullying você já presenciou?
c)
Quais sequelas (danos) você acredita que este crime
deixa?
d)
Bullying digital é apenas uma brincadeira? Porquê?
Olá queridos alunos do Jardim Alegria.
ResponderExcluirDevido as circunstâncias provocadas pelo Covid 19, daremos continuidades ao nosso trabalho de criação de tecnologia de forma diferenciada, ou seja,todos os alunos devem fazer o relatório da tecnologia desenvolvida pelo grupo em folha separada do caderno, podendo ser a própria ou almaço com pauta.
O primeiro parágrafo deve conter a descrição do que é a tecnologia, o segundo; para que serve e como vai funcionar, o terceiro sua argumentação do projeto. A capa poder ser o desenho da tecnologia.
A entrega será definida na próxima semana quando abrir mais canais de comunicação e será totalmente de forma digital.
Os alunos que já fizeram a apresentação e entregaram as maquetes/cartazes/desenhos, estão liberados de fazerem este trabalho, e suas notas serão mantidas.
Dúvidas serão respondidas neste canal e pais de alunos dos 6º anos, por favor questionem aqui como ajudar os pequenos.
Fiquem em casa!
Em breve estaremos juntos novamente,um abraço...
Códigos atualizados das Classroom de Tecnologia.
ResponderExcluir6ºA jaajxtf
7ºA yzcopcm
8ºA ycmjzhl
9ºA mtz4sda
1ºA futax7n
6ºB nfv3lgv
7ºB 3jkx44a
8ºB u3objxn
9ºB sadrsu5
1ºB mnsh57q
6ºC g3tipdz
7ºC tt6bvtk
8ºC bomowxl
9ºC ijhwtsf
1ºC j6wmfyq
6ºD xvm63kx
7ºD 4zv73rd
8ºD 6bru3nn
9ºD 5h24cmd
1ºD i5rwhry
6ºE/F aydwg2x
7ºE 2ktokdr
7ºF ui22zht