Tecnologia

Em breve estaremos disponibilizando atividades voltadas para o tema de tecnologia de acordo com o nome dos professores;


Aula de tecnologia ministrada pelo professor Marcos Azevedo (Batman)

Segurança nos apps

vazamento dos dados pessoais de 87 milhões de usuários do Facebook serviu de alerta sobre como as empresas lidam com a privacidade e a proteção das informações de quem usa seus serviços. E sobre como esses dados podem ser usados em benefício de interesses particulares.                No caso do Facebook, as informações foram usadas de forma indevida pela Cambridge Analytica, que prestou consultoria para a campanha presidencial de Donald Trump.
 Uma forma de proteger os dados pessoais é apagando todas os vestígios de sua navegação em sites que coletam essas informações, como Google e Facebook. O problema é que o rastro é imenso, pois os dados são coletados toda vez que você faz uma busca no Google, envia um e-mail pelo Gmail, compartilha um documento pelo Drive ou usa o Maps para achar o endereço de destino. O Google também é dono da plataforma de vídeo YouTube e do navegador Chrome, que tem capacidade para armazenar conversas, senhas, localização, compras, sites mais acessados. O Facebook é dono do WhatsApp, Instagram e Messenger, por exemplo. 
“As grandes empresas de internet têm o mapeamento de todos os seus usuários. Ao optar por utilizar as redes sociais, o usuário ​precisa estar ciente que também é responsável pelo que posta e compartilha e ​deve se precaver de outras maneiras, especialmente ao não permitir que outros aplicativos tenham acesso aos seus dados”, explica Bruno Prado, CEO e presidente da UPX Technologies, empresa especializada em performance e segurança digital. “O usuário pode preencher o menor número possível de informações pessoais, pois todas essas informações podem ser utilizadas, inclusive por criminosos”, destaca ele.

Atividade:
a)    Faça uma pesquisa curta sobre o que aconteceu na Cambraidg Analytica.
b)    Você concorda com todos os termos dos app sem ler?
c)    Seus dados na internet estão seguros? Porquê?
                d)    O que é monopólio de informação?)




  Definição de Programação.

Para aqueles que enxergam de fora do mundo da tecnologia, a disciplina de programação mantém algo esotérico e incompreensível. É um dos principais expoentes que os não iniciantes chamam de freaks ou geeks.
Um programa informático é composto de uma série de instruções a ser executado por um computador. Estas instruções são desenvolvidas de acordo com a ciência da programação. Em suma, a programação é o caminho que nos leva a produzir um programa informático, do qual funciona através de uma série de regras e princípios que constituem a determinada disciplina.
            O programa existe desde o surgimento da ciência da computação, e foi evoluindo, no inicio por volta de 1930 era usada manualmente e mecânica e a tarefa era bem específica, inserção de comandos desligando e reconectando cabos em diferentes posições, desaparecendo entre os anos de 1950 e 1960 em favor da inserção de comandos em teclados e telas.
Enfim, a programação é uma ciência ou arte de criação de algoritmos para resolver determinados problemas, sendo executado por um computador qualquer.
Atividade:
a)      Cite aparelhos que você conhece que faziam ou fazem uso de programação mecânica para funcionar.
b)      No celular quais programas utilizam programação digital?
c)      No dia a dia obedecemos programas?

 Cyberbullying?

O cyberbullying é a prática da intimidação, humilhação, exposição vexatória, perseguição, calúnia e difamação por meio de ambientes virtuais, como redes sociais, e-mail e aplicativos de mensagens. A incidência maior de casos de cyberbullying ocorre entre os adolescentes, porém há um número considerável de jovens adultos que utilizam essa prática criminosa.
A palavra cyberbullying consiste na junção de duas palavras da língua inglesa, bullying e cyberCyber é uma contração da palavra cybernetic (cibernético), que se refere, na Teoria da Comunicação, àquilo que está ligado à rede de informação e comunicação, mais precisamente, ao âmbito da internet. Já a palavra bullying é formada a partir da palavra inglesa bully, que significa valentão, acrescida do sufixo “ing”, que indica continuidade da ação exposta em um verbo.
O cyberbullying pode ser pior que o bullying no ambiente escolar, pois a vítima não pode fugir dele.
O bullying é uma forma de agressão física, verbal e psicológica que se mostra sistemática e contínua, fazendo com que um indivíduo ou um grupo ataque sistematicamente uma vítima com base em sua aparência ou no seu comportamento, que em geral não está enquadrado no padrão de normalidade estabelecido pelo grupo social. O cyberbullying, por sua vez, é a extensão da prática do bullying do ambiente físico para o plano virtual.
Enquanto o bullying entre adolescentes é largamente praticado no ambiente escolar, o cyberbullying ultrapassa qualquer fronteira física, tirando da vítima qualquer possibilidade de escapar dos ataques, que acontecem o tempo todo por meio, principalmente, das redes sociais e dos aplicativos de mensagens.
Podem ser consideradas cyberbullying ações como:
·                     exposição de fotografias ou montagens constrangedoras;
·                     divulgação de fotografias íntimas;
·                     críticas à aparência física, à opinião e ao comportamento social de indivíduos repetitivamente.
Os agressores geralmente usam de perfis falsos (fakes), acreditando estarem totalmente protegidos quanto à sua identidade real, ou simplesmente se manifestam pelo meio virtuais por não ter que encarar a sua vítima pessoalmente.

Atividade:

a)                 Defina com suas palavras o que é bullying.
b)                 Qual crime de bullying você já presenciou?
c)                  Quais sequelas (danos) você acredita que este crime deixa?
d)                 Bullying digital é apenas uma brincadeira? Porquê?


2 comentários:

  1. Olá queridos alunos do Jardim Alegria.
    Devido as circunstâncias provocadas pelo Covid 19, daremos continuidades ao nosso trabalho de criação de tecnologia de forma diferenciada, ou seja,todos os alunos devem fazer o relatório da tecnologia desenvolvida pelo grupo em folha separada do caderno, podendo ser a própria ou almaço com pauta.
    O primeiro parágrafo deve conter a descrição do que é a tecnologia, o segundo; para que serve e como vai funcionar, o terceiro sua argumentação do projeto. A capa poder ser o desenho da tecnologia.
    A entrega será definida na próxima semana quando abrir mais canais de comunicação e será totalmente de forma digital.
    Os alunos que já fizeram a apresentação e entregaram as maquetes/cartazes/desenhos, estão liberados de fazerem este trabalho, e suas notas serão mantidas.
    Dúvidas serão respondidas neste canal e pais de alunos dos 6º anos, por favor questionem aqui como ajudar os pequenos.
    Fiquem em casa!
    Em breve estaremos juntos novamente,um abraço...

    ResponderExcluir
  2. Códigos atualizados das Classroom de Tecnologia.
    6ºA jaajxtf
    7ºA yzcopcm
    8ºA ycmjzhl
    9ºA mtz4sda
    1ºA futax7n
    6ºB nfv3lgv
    7ºB 3jkx44a
    8ºB u3objxn
    9ºB sadrsu5
    1ºB mnsh57q
    6ºC g3tipdz
    7ºC tt6bvtk
    8ºC bomowxl
    9ºC ijhwtsf
    1ºC j6wmfyq
    6ºD xvm63kx
    7ºD 4zv73rd
    8ºD 6bru3nn
    9ºD 5h24cmd
    1ºD i5rwhry
    6ºE/F aydwg2x
    7ºE 2ktokdr
    7ºF ui22zht

    ResponderExcluir