E.E. JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno ou não.
Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.
As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.
ATIVIDADE
DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SÉRIE E.M.
INGLÊS
Fazer a leitura do texto “What is air Pollution? (Caderno
do Aluno/Apostila pág.100)
Faça um resumo sobre o texto.
Retire do texto palavras cognatas e responda se elas
auxiliaram no entendimento do texto;
Resolva a atividade 4 da apostila (Pág 103)
ARTE
MATEMÁTICA
FÍSICA
Trabalho
de pesquisa
Realize uma pesquisa
referente aos temas abaixo e depois faça uma dissertação em seu caderno,
contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.
• Dilatação, condução
e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático;
• Quantificação de
trocas térmicas em processos reais;
• Modelos
explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação Clima e aquecimento;
• Ciclos atmosféricos
e efeitos correlatos, como o efeito estufa;
• Avaliação de
hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global;
QUÍMICA
Faça uma pesquisa e disserte sobre:
Os processos do tratamento da água, solubilidade e
demanda bioquímica de oxigênio – DBO
Faça uma experiência em casa (se possível filme)
abordando o tema acima, aponte o que deu certo e o que deu errado para que
possamos discutir em sala de aula e sanar as dúvidas quando retornamos com
aulas presenciais.
BIOLOGIA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
Pesquisa de Geografia
Tema: A Formação e a evolução da rede urbana
brasileira
Nome:________________________________________Série: 2°___Data___/___/_____
1- Realize uma pesquisa
sobre a formação e a evolução da Rede urbana Brasileira.
(com referências bibliográficas)
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
A.
Diversidade Nacional e Regional ( social)
B. A
formação da diversidade brasileira
C.Migração,
emigração e imigração
D.Aculturação
e assimilação
1.
Apostila página 71 a 78 fazer leitura
2.
Pesquisar diversidades sociais entre as cinco regiões do Brasil, analisar os seguintes dados a partir de gráficos e tabelas nas cinco regiões do
Brasil: taxa de desemprego, violência doméstica, taxa de analfabetismo, feminicídio
religiosidade. fazer leituras de reportagens, pesquisas acadêmicas, livros…
( site www.ibge.gov.br)
Questões
1 .
No material que você pesquisou há gráficos e tabelas ?
2.
É possível fazer a leitura
imparcial do material em questão?
3.
É possível manipular a opinião pública através de um gráfico ou tabela ?
- Qual das regiões do Brasil tem a maior taxa de
feminicídio?
- Qual é a
importância do olhar “desnaturalizado” para analisar a
diversidade social?
6.
Pesquise sobre os seguintes termos: cultura, aculturação, indústria cultural. faça
um comentário “objetivo”
sobre.
7.
Pesquise sobre os termos: imigrantes, emigrante, migrante,
e escreva qual a relação
com a “diversidade social e cultural no brasil.
filme
: “A partida, 2008, Japão. (YouTube)
Quilombo,
1984, Brasil, direção cacá Diegues. (You Tube).
Após
assistir os filmes faça uma dissertação relacionando com os temas
estudados.
FILOSOFIA
Pesquisa sobre René Descarte o
método Cartesiano e a Revolução na Historia da Filosofia.
Trabalho :
Introdução, conclusão e referências
bibliográficas
Conceito de autonomia e liberdade
A relação da Autonomia e Liberdade
A importância da Autonomia e
Liberdade para Filosofia e para sua vida.
Obs: Manuscrito ou Impresso (seguindo normas da ABNT).
O que é consciência?
De acordo com o Dicionário
Miniaurélio (2005), consciência é a percepção imediata
dos acontecimentos e da própria atividade psíquica (mental).
E segundo o Dicionário de Filosofia
(1987:106), ao contrario do vegetal, que “vive”, mas ignora tudo a respeito de
existência, o homem, mediante sua consciência, vive e sabe o que viveu e pode ainda projetar vivências futuras. Ser consciente é desse modo,
saber o que faz ou o que deve fazer (FERREIRA,2005:259).
Quando surge a consciência na vida humana?
A consciência acompanha o ser
humano desde que ele é concebido no ventre de sua mãe. No
útero materno o bebê já tem “consciência” de que algo
acontece à sua volta: sente, ouve ruídos,chora, brinca, sorri etc.
Quando nascemos e estamos fora do
útero de nossa mãe, passamos a ter consciência de outras coisas: agora, além de
ouvir e sentir, vemos, tocamos, experimentamos.
A consciência psicológica
Diferentemente dos animais, os
seres humanos sabem o que estão tocando, e, mais ainda, sabem que sabem de tudo
isso. Por essa razão se diz que nós possuímos consciência psicológica. E
consciência psicológica é a capacidade que temos de
perceber a nós mesmos (somos indivíduos). Sabemos o que somos, quem somos, o que sentimos, o que podemos sentir, sabemos que
lembramos, ou seja, sabemos que temos consciência do passado, e sabemos que
possuímos um futuro.
O que são valores?
Falamos de valores sempre nos
referindo as coisas ou pessoas em situações que requerem (exigem) nossa
avaliação: “Esta caneta é ruim, pois falha muito”; “Esta moça é atraente”;
“Acho que João agiu mal não ajudando você”.
Tem valor aquilo que nos desperta interesse, possui certa importância ou serventia,
aquilo que possui algum significado para nós ou
para alguém que temos estima (admiração).
Os valores podem ser: lógicos,
utilitários, estéticos, afetivos, econômicos, religiosos, éticos, morais etc.
São valores ( o valor que damos às
coisas e aos seres) que orientam grande parte de nossa vida e nossas ações.É| a
partir dos valores que as regras e normas são criadas, que as pessoas passam a
ser bem vistas ou não pela sociedade;que a moral é
formada ou criada.
A consciência moral
Nas
palavras do dicionário de Filosofia (1987), consciência moral é a capacidade do
espírito (razão) humana para conhecer os valores, os
ensinamentos, as determinações e as leis morais; ou ainda,
consciência moral está ligada à aplicação destes
valores vigentes na sociedade em que vive e no que estabelecem as normas morais
de sua comunidade, nos orienta qual a melhor atitude a ser tomada em
determinada situação.
A
consciência moral poderia ser descrita como aquela “voz
interior” que sempre nos alerta sobre a ação que pretendemos tomar: pense bem
no que você vai fazer, olhe se isso não vai provocar nenhum mal!
Nos
desenhos animados a consciência moral é retratada pelos personagens “anjinho” e
do “diabinho” que, cada um de acordo com o que acreditam ser
o melhor, orientam a pessoa a agir desta ou daquela maneira.
A
ação baseada na orientação da consciência moral exige que, sem sermos obrigados
por outras pessoas, decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as
conseqüências dessas decisões e atitudes.
O senso moral
É a
maneira como vemos, ouvimos, pensamos e avaliamos nossas ações e as ações de
nossos semelhantes tomando sempre por base os valores de justiça e injustiça, de bem e de
mal.
Inúmeras
vezes somos movidos por uma vontade (um impulso) ou uma emoção
incontrolável de fazermos determinadas ações que depois de feitas (concluídas)
ou nos deixam com um enorme sentimento de orgulho e dever cumprido, ou nos
sentimentos profundamente envergonhados diante do que fomos capazes de
fazer. Essa avaliação final de nossa ação exprime o que é o nosso senso moral:
o modo como avaliamos a conduta e a ação seja nossa ou de outras pessoas,
tomando sempre como orientação as ideias de certo, errado, justiça, injustiça,bem e mal.
Em
outras palavras, a nossa avaliação dos nossos atos ou dos atos de outras
pessoas é feita utilizando-se dos valores que trazemos conosco – seja um valor
criado por nós mesmo ou aprendido com nossos familiares, amigos, professores,
orientadores religiosos etc.
A consciência crítica
A
palavra crítica, no dicionário miniaurélio (2005), quer dizer, apreciar,
avaliar ou julgar uma produção ou manifestação de caráter intelectual. A
verdadeira crítica analisa, avalia, destaca os pontos negativos e propõe soluções para a melhoria das incoerências detectadas.
A
consciência crítica surge à medida que cresce o grau de consciência, liberdade
e responsabilidade pessoal no comportamento individual e social.
A
postura moral exige do praticante de ação uma atitude crítica, livre e
responsável. Essa atitude crítica quer dizer uma atitude pensada e re-pensada.
Fonte:
ARANHA,
Maria Lucia de Arruda;MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à
filosofia. 4 ed., São Paulo:Moderna,2009. P.213-214.
BRUGGER, Walter. Dicionário de Filosofia. Trad.: Antonio Pinto de
Carvalho.4.ed., São Paulo:EPU,1987. P. 106-108.
CHAUÍ,
Marilene. Iniciação à Filosofia. São Paulo:Ática, 2011.(Ensino Médio). p.
261-265.
CORDI,
Cassianoet all. Para Filosofar. 4. ed., São Paulo,2002.
p. 57-60.
FERREIRA,
Aurélio B. de H.. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa.
6.ed.,Curitiba:Positivo,2005. P. 259;277.
LENDO
E REFLETINDO A REALIDADE
Uma história real
Em
1964, nos estados unidos, às 3h20 da madrugada, uma mulher de 28 anos voltava para casa após o trabalho. Ela era gerente de um bar da
região. Diante do seu domicilio, na calçada, foi apunhalada por um homem.
Vários moradores das casas vizinhas observaram a cena. Da sacada de um
apartamento em frente, um homem gritou: “deixe a
moça em paz!”. O agressor afastou-se por alguns instantes, mas voltou em
seguida, apunhalando-a de novo, enquanto ela gritava por socorro. Outras luzes
se acenderam, ele pegou seu carro e partiu. Catherine Genovese arrastou-se ate
a sua porta e tentava abri-la, quando o agressor voltou
e lhe deu um golpe fatal.
Às
3h50, a polícia recebeu um chamado de vizinhos e em dois minutos chegou ao
local. Dentre as trinta e oito pessoas que assistiram ao assassinato, apenas um
homem, uma senhora de 70 anos e uma jovem vieram falar com os
policiais. O homem explicou que ao presenciar a agressão, não sabia o que fazer
e ligou para um de seus amigos advogados. Depois foi ao apartamento da mulher
de 70 anos para lhe pedir que telefonasse para a polícia. Resmungou que ele mesmo não queria se envolver nesse caso. Quando a polícia ouviu os
moradores após a tragédia, muitos confessaram não saber por que não tomaram
providência alguma; um deles afirmou que tinha sono e por isso preferiu voltar
para a cama; uma dona de casa achou que era briga de namorados e
que, portanto, não era problema dela; outros tiveram medo de intervir; e alguns
não sabiam bem por que não tomaram providencia alguma.
Atividade
1- Baseado no que foi estudado nesse primeiro item, diga o que é
consciência?
2- O que é consciência psicológica? Cite um exemplo.
3- O que são valores? Em que aspectos ela nos ajuda como indivíduos e como membros de uma sociedade?
4- O que é consciência moral? Em que aspectos ela nos ajuda como
indivíduos e como membros de uma sociedade?
5- O que é consciência crítica e qual o seu papel na formação Moral
6- Em sua opinião, por que um mau ato praticado
sob ameaça (seja ela interna ou externa), pode tornar o seu praticante inocente
de culpa e/ou responsabilidade moral ?
MORAL E ÉTICA: NUNCA PRECISAMOS TANTO CONHECÊ-LAS E PRATICÁ-LAS
“A ética é daquelas coisas que
todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando
alguém pergunta.”
ÀLVARO
VALLS
Qual a importância da Ètica e da Moral?
O
mundo da mora e da ética se faz importante pelo fato de não poder existir vida
em sociedade, sem que haja regras e normas e conduta da vida social.
Isso
quer dizer que onde quer que vivam dois ou mais seres humanos próximos uns dos
outros, necessariamente haverão normas e regras a serem seguidas por ambos. Não
possível, em se falando em vida social, se viver sem freios morais e podendo fazer tudo que se quer.
Vale
ressaltar que as leis e normas jurídicas são elaboradas tomando por referência (base) as normas e regras morais. Além de que, sem a existência da
moral e da ética, a vida numa sociedade regulada apenas por leis jurídicas
acabaria por praticarem excessos e injustiças de poucos
em relação a muitos.
Portanto
a moral e a ética servem também de freio para excessos sociais. Ambas permitem
que os seres humanos ajam de modo razoado e consciente, livre e responsável.
O que é Moral?
A
moral é um conjunto de normas, prescrições e valores
socialmente estabelecidos que regulamentam o comportamento dos indivíduos numa
sociedade.
A
moral constitui-se de dois planos distintos:
I)
O normativo:
constituído pela normas e regras de
ação, que determinam como o individuo deve se comportar;
II)
O fatual:
constituído pelas ações
efetivamente realizadas, ou melhor, o ato propriamente dito.
A
ação realizada será moral ou imoral se estiver ou não conforme ao que estabelecem s regras e normas.
A
moral, como qualquer outra construção humana, varia de
sociedade para sociedade e época para época, pois depende dos valores de cada
sociedade e sua época. É exatamente por isso que algumas ações que não são
permitidas por aqui no Brasil somente é permitido entre dois cônjuges (um esposo e uma esposa), mas que em
países de costumes islâmicos é permitido até
entre cinco cônjuges (um esposo e quatro esposas).
A
função da moral, como um sistema social de regulamentação, é garantir o
funcionamento, a estabilidade da vida em sociedade e a
possibilidade de melhorá-la. Como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também sofrem
mudanças. Os antigos gregos, por exemplo,
sacrificavam as crianças deficientes. Para eles, tal procedimento não era
imoral, uma vez que os deficientes não correspondiam ao
ideal de homem grego.
Nossa
consciência moral é posta à prova quando temos que tomar uma decisão, julgar
uma situação ou fazer nossas escolhas, Ter consciência moral não significa ter
capacidade de escolher, ter autonomia, questionar valores, pensar
antes de agir e agir com integridade (DIMENSTEIN,2008:154).
Ética ou Filosofia Moral
A
ética é uma disciplina filosófica que se fundamenta nos valores de bem e mal e seu objeto de reflexão são as experiências humanas praticadas (ações) e orientadas por esses valores de bem e mal. A ética é
também conhecida como “ciência da conduta” humana em sociedade.
A
ética é uma reflexão sobre a ação humana tendo em vista a prática de uma boa
ação. A ética como tal não determina o que deve ou
não ser feito, visto que ela não é normativa (como a moral), mas apenas
orientadora.
A
partir do que determina a moral e das atitudes dos seres humanos em vista do
que estabelece a moral, a ética estuda e
elabora princípios que direcionam o agir humano
futuro. O fim último da ética é a prática do bem e o alcance da felicidade
humana.
A
ética faz uma análise das atitudes praticas pelo ser humano e, sob o ponto de
vista da liberdade e da responsabilidade dentro dos conceitos de bem e mal, ela
se dedica também a analisar
questões relativas à prática do abordo, eutanásia, pena de morte. E nas últimas
décadas, a partir de questões éticas suscitadas pelas experiências das
ciências biomédicas e da engenharia
genética, surgiu a bioética, que trata de temas como:
doação e transplante de órgãos, a fecundação artificial, aborto, a manipulação
genética, a clonagem, os transgênicos e
as células-tronco.
A
Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar
conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas
práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum
sistema de valores. Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia (ética) e direito (biodireito) que
investiga as condições necessárias para uma
administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental.
Considera, portanto, questões onde não há consenso moral como a fertilização in
vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células-tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em
suas pesquisas e suas aplicações.
Fonte:
ARANHA,
Maria Lucia de Arruda;MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à
filosofia. 4 ed., São Paulo:Moderna,2009. P.218-219.
CHAUÍ,
Marilene. Iniciação à Filosofia. São Paulo:Ática, 2011.(Ensino Médio). p.
270-271.
CORDI,
Cassianoet all. Para Filosofar. 4. ed., São Paulo,2002. p. 61-64.
COTRIM,
Gilberto;FERNADES;Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo:Saraiva,2010. p.
291-292.
DIMENSTEIN,
Gilberto; STRECKER, Heidi;GIANSANTI, Álvaro Cesar. Dez lições de Filosofia para uma Brasil cidadão. São Paulo: FTD,2008.
p. 152-154.
Atividade
1-
A
partir do que foi estudado até aqui, explique a importância da moral e da ética
na vida em sociedade.
2-
Procure
dizer o que é Moral.
3-
E o
que é Ética?
4-
O que significa ter “consciência moral”?
5-
Baseado
no texto estudado e usando suas próprias palavras, explique o que é Bioética.
APOSTILA
Pg.
64 ao70 fazer as leituras e atividades.
Atividade
complementar:
Leia
o livro “Édipo Rei de Sófocles” e escreva um resumo de seu entendimento, também
reflita sobre as condições de livre arbítrio e determinismo.
Pesquise
o que é:
Heteronomia,
Livre-arbítrio e determinismo.
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