Atividades voltadas para as 2ª Séries do E.M.

E.E. JARDIM ALEGRIA II


Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter  facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno  ou não.

Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.

As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.


ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA- 2ª SÉRIE E.M.


INGLÊS

Fazer a leitura do texto “What is air Pollution? (Caderno do Aluno/Apostila pág.100)
Faça um resumo sobre o texto.
Retire do texto palavras cognatas e responda se elas auxiliaram no  entendimento do texto;
Resolva a atividade 4 da apostila (Pág 103)

ARTE

  


MATEMÁTICA






FÍSICA

Trabalho de pesquisa

Realize uma pesquisa referente aos temas abaixo e depois faça uma dissertação em seu caderno, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

• Dilatação, condução e capacidade térmica; calor específico de materiais de uso prático;
• Quantificação de trocas térmicas em processos reais;
• Modelos explicativos de trocas térmicas na condução, convecção ou irradiação Clima e aquecimento;
• Ciclos atmosféricos e efeitos correlatos, como o efeito estufa;
• Avaliação de hipóteses sobre causas e consequências do aquecimento global;





QUÍMICA


Faça uma pesquisa e disserte sobre:

Os processos do tratamento da água, solubilidade e demanda bioquímica de oxigênio – DBO

Faça uma experiência em casa (se possível filme) abordando o tema acima, aponte o que deu certo e o que deu errado para que possamos discutir em sala de aula e sanar as dúvidas quando retornamos com aulas presenciais.

BIOLOGIA



HISTÓRIA



GEOGRAFIA

Pesquisa de Geografia
Tema: A Formação e a evolução da rede urbana brasileira

Nome:________________________________________Série: 2°___Data___/___/_____

1- Realize uma pesquisa sobre a formação e a evolução da Rede urbana Brasileira.
 (com referências bibliográficas)
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ _______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________                                                                 



A. Diversidade  Nacional e Regional  ( social)
B. A formação  da diversidade  brasileira
C.Migração, emigração e imigração 
D.Aculturação e assimilação


1.            Apostila   página  71 a 78  fazer leitura 
2.            Pesquisar  diversidades  sociais  entre  as cinco regiões  do Brasil, analisar  os seguintes dados  a partir  de gráficos e tabelas nas  cinco regiões do Brasil: taxa de desemprego,  violência doméstica, taxa  de analfabetismo,  feminicídio  religiosidade.    fazer leituras  de reportagens, pesquisas acadêmicas, livros… ( site www.ibge.gov.br)


Questões 

1 . No material  que você pesquisou  há gráficos e tabelas ?

2.  É possível  fazer  a leitura  imparcial do material  em questão?
3.            É possível manipular  a opinião pública  através de um gráfico ou tabela   ?
  1. Qual das regiões do Brasil tem a maior taxa de feminicídio?
  1.  Qual é  a importância  do olhar “desnaturalizado”   para analisar   a  diversidade  social? 
6.             Pesquise sobre os seguintes  termos:   cultura,  aculturação,  indústria  cultural.  faça  um comentário  “objetivo”  sobre.
7.             Pesquise  sobre os termos: imigrantes,  emigrante,  migrante,  e escreva qual   a  relação com a “diversidade social e cultural no brasil.

filme : “A partida, 2008, Japão.  (YouTube)
Quilombo, 1984, Brasil, direção cacá Diegues. (You Tube).

Após assistir os filmes  faça  uma dissertação relacionando com os temas estudados.



FILOSOFIA

Pesquisa sobre René Descarte o método Cartesiano e a Revolução na Historia da Filosofia.
Trabalho :
Introdução, conclusão e referências bibliográficas
Conceito de autonomia e liberdade
A relação da Autonomia e Liberdade
A importância da Autonomia e Liberdade para Filosofia e para sua vida.
Obs: Manuscrito ou Impresso (seguindo normas da ABNT).

O que é consciência?
De acordo com o Dicionário Miniaurélio (2005), consciência é a percepção imediata dos acontecimentos e da própria atividade psíquica (mental).
E segundo o Dicionário de Filosofia (1987:106), ao contrario do vegetal, que “vive”, mas ignora tudo a respeito de existência, o homem, mediante sua consciência, vive e sabe o que viveu e pode ainda projetar vivências futuras. Ser consciente é desse modo, saber o que faz ou o que deve fazer (FERREIRA,2005:259).

Quando surge a consciência na vida humana?
A consciência acompanha o ser humano desde que ele é concebido no ventre de sua mãe. No útero materno o bebê já tem “consciência” de que algo acontece à sua volta: sente, ouve ruídos,chora, brinca, sorri etc.
Quando nascemos e estamos fora do útero de nossa mãe, passamos a ter consciência de outras coisas: agora, além de ouvir e sentir, vemos, tocamos, experimentamos.

A consciência psicológica
Diferentemente dos animais, os seres humanos sabem o que estão tocando, e, mais ainda, sabem que sabem de tudo isso. Por essa razão se diz que nós possuímos consciência psicológica. E consciência psicológica é a capacidade que temos de perceber a nós mesmos (somos indivíduos). Sabemos o que somos, quem somos, o que sentimos, o que podemos sentir, sabemos que lembramos, ou seja, sabemos que temos consciência do passado, e sabemos que possuímos um futuro.

O que são valores?
Falamos de valores sempre nos referindo as coisas ou pessoas em situações que requerem (exigem) nossa avaliação: “Esta caneta é ruim, pois falha muito”; “Esta moça é atraente”; “Acho que João agiu mal não ajudando você”.
Tem valor aquilo que nos desperta interesse, possui certa importância ou serventia, aquilo que possui algum significado para nós ou para alguém que temos estima (admiração).
Os valores podem ser: lógicos, utilitários, estéticos, afetivos, econômicos, religiosos, éticos, morais etc.
São valores ( o valor que damos às coisas e aos seres) que orientam grande parte de nossa vida e nossas ações.É| a partir dos valores que as regras e normas são criadas, que as pessoas passam a ser bem vistas ou não pela sociedade;que a moral é formada ou criada.

A consciência moral
Nas palavras do dicionário de Filosofia (1987), consciência moral é a capacidade do espírito (razão) humana para conhecer os valores, os ensinamentos, as determinações e as leis morais; ou ainda, consciência moral está ligada à aplicação destes valores vigentes na sociedade em que vive e no que estabelecem as normas morais de sua comunidade, nos orienta qual a melhor atitude a ser tomada em determinada situação.
A consciência moral poderia ser descrita como aquela “voz interior” que sempre nos alerta sobre a ação que pretendemos tomar: pense bem no que você vai fazer, olhe se isso não vai provocar nenhum mal!
Nos desenhos animados a consciência moral é retratada pelos personagens “anjinho” e do “diabinho” que, cada um de acordo com o que acreditam ser o melhor, orientam a pessoa a agir desta ou daquela maneira.
A ação baseada na orientação da consciência moral exige que, sem sermos obrigados por outras pessoas, decidamos o que fazer, que justifiquemos para nós mesmos e para os outros as razões de nossas decisões e que assumamos todas as conseqüências dessas decisões e atitudes.
O senso moral
É a maneira como vemos, ouvimos, pensamos e avaliamos nossas ações e as ações de nossos semelhantes tomando sempre por base os valores de justiça e injustiça, de bem e de mal.
Inúmeras vezes somos movidos por uma vontade (um impulso) ou uma emoção incontrolável de fazermos determinadas ações que depois de feitas (concluídas) ou nos deixam com um enorme sentimento de orgulho e dever cumprido, ou nos sentimentos profundamente envergonhados diante do que fomos capazes de fazer. Essa avaliação final de nossa ação exprime o que é o nosso senso moral: o modo como avaliamos a conduta e a ação seja nossa ou de outras pessoas, tomando sempre como orientação as ideias de certo, errado, justiça, injustiça,bem e mal.
Em outras palavras, a nossa avaliação dos nossos atos ou dos atos de outras pessoas é feita utilizando-se dos valores que trazemos conosco – seja um valor criado por nós mesmo ou aprendido com nossos familiares, amigos, professores, orientadores religiosos etc.
A consciência crítica
A palavra crítica, no dicionário miniaurélio (2005), quer dizer, apreciar, avaliar ou julgar uma produção ou manifestação de caráter intelectual. A verdadeira crítica analisa, avalia, destaca os pontos negativos e propõe soluções para a melhoria das incoerências detectadas.
A consciência crítica surge à medida que cresce o grau de consciência, liberdade e responsabilidade pessoal no comportamento individual e social.
A postura moral exige do praticante de ação uma atitude crítica, livre e responsável. Essa atitude crítica quer dizer uma atitude pensada e re-pensada.
Fonte:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda;MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4 ed., São Paulo:Moderna,2009. P.213-214.
BRUGGER, Walter. Dicionário de Filosofia. Trad.: Antonio Pinto de Carvalho.4.ed., São Paulo:EPU,1987. P. 106-108.
CHAUÍ, Marilene. Iniciação à Filosofia. São Paulo:Ática, 2011.(Ensino Médio). p. 261-265.
CORDI, Cassianoet all. Para Filosofar. 4. ed., São Paulo,2002. p. 57-60.
FERREIRA, Aurélio B. de H.. Miniaurélio: o dicionário da língua portuguesa. 6.ed.,Curitiba:Positivo,2005. P. 259;277.
LENDO E REFLETINDO A REALIDADE
Uma história real
Em 1964, nos estados unidos, às 3h20 da madrugada, uma mulher de 28 anos voltava para casa após o trabalho. Ela era gerente de um bar da região. Diante do seu domicilio, na calçada, foi apunhalada por um homem. Vários moradores das casas vizinhas observaram a cena. Da sacada de um apartamento em frente, um homem gritou: “deixe a moça em paz!”. O agressor afastou-se por alguns instantes, mas voltou em seguida, apunhalando-a de novo, enquanto ela gritava por socorro. Outras luzes se acenderam, ele pegou seu carro e partiu. Catherine Genovese arrastou-se ate a sua porta e tentava abri-la, quando o agressor voltou e lhe deu um golpe fatal.
Às 3h50, a polícia recebeu um chamado de vizinhos e em dois minutos chegou ao local. Dentre as trinta e oito pessoas que assistiram ao assassinato, apenas um homem, uma senhora de 70 anos e uma jovem vieram falar com os policiais. O homem explicou que ao presenciar a agressão, não sabia o que fazer e ligou para um de seus amigos advogados. Depois foi ao apartamento da mulher de 70 anos para lhe pedir que telefonasse para a polícia. Resmungou que ele mesmo não queria se envolver nesse caso. Quando a polícia ouviu os moradores após a tragédia, muitos confessaram não saber por que não tomaram providência alguma; um deles afirmou que tinha sono e por isso preferiu voltar para a cama; uma dona de casa achou que era briga de namorados e que, portanto, não era problema dela; outros tiveram medo de intervir; e alguns não sabiam bem por que não tomaram providencia alguma.

Atividade
1-      Baseado no que foi estudado nesse primeiro item, diga o que é consciência?
2-      O que é consciência psicológica? Cite um exemplo.
3-      O que são valores? Em que aspectos ela nos ajuda como indivíduos e como membros de uma sociedade?
4-      O que é consciência moral? Em que aspectos ela nos ajuda como indivíduos e como membros de uma sociedade?
5-      O que é consciência crítica e qual o seu papel na formação Moral
6-      Em sua opinião, por que um mau ato praticado sob ameaça (seja ela interna ou externa), pode tornar o seu praticante inocente de culpa e/ou responsabilidade moral ?
MORAL E ÉTICA: NUNCA PRECISAMOS TANTO CONHECÊ-LAS E PRATICÁ-LAS
“A ética é daquelas coisas que todo mundo sabe o que são, mas que não são fáceis de explicar, quando alguém pergunta.”
ÀLVARO VALLS
Qual a importância da Ètica e da Moral?
O mundo da mora e da ética se faz importante pelo fato de não poder existir vida em sociedade, sem que haja regras e normas e conduta da vida social.
Isso quer dizer que onde quer que vivam dois ou mais seres humanos próximos uns dos outros, necessariamente haverão normas e regras a serem seguidas por ambos. Não possível, em se falando em vida social, se viver  sem freios morais e podendo fazer tudo que se quer.
Vale ressaltar que as leis e normas jurídicas são elaboradas tomando por referência (base) as normas e regras morais. Além de que, sem a existência da moral e da ética, a vida numa sociedade regulada apenas por leis jurídicas acabaria por praticarem excessos e injustiças de poucos em relação a muitos.
Portanto a moral e a ética servem também de freio para excessos sociais. Ambas permitem que os seres humanos ajam de modo razoado e consciente, livre e responsável.
O que é Moral?
A moral é um conjunto de normas, prescrições e valores socialmente estabelecidos que regulamentam o comportamento dos indivíduos numa sociedade.
A moral constitui-se de dois planos distintos:
I)             O normativo: constituído pela normas e regras de ação, que determinam como o individuo deve se comportar;
II)            O fatual: constituído pelas ações efetivamente realizadas, ou melhor, o ato propriamente dito.
A ação realizada será moral ou imoral se estiver ou não conforme ao que estabelecem s regras e normas.
A moral, como qualquer outra construção humana, varia de sociedade para sociedade e época para época, pois depende dos valores de cada sociedade e sua época. É exatamente por isso que algumas ações que não são permitidas por aqui no Brasil somente é permitido entre dois cônjuges (um esposo e uma esposa),  mas que em países de costumes islâmicos é permitido até  entre cinco cônjuges (um esposo e quatro esposas).
A função da moral, como um sistema social de regulamentação, é garantir o funcionamento, a estabilidade da vida em sociedade e a possibilidade de melhorá-la. Como as necessidades sociais variam no tempo e no espaço, as normas morais também sofrem mudanças. Os antigos gregos, por exemplo, sacrificavam as crianças deficientes. Para eles, tal procedimento não era imoral, uma vez que os deficientes não correspondiam ao ideal de homem grego.
Nossa consciência moral é posta à prova quando temos que tomar uma decisão, julgar uma situação ou fazer nossas escolhas, Ter consciência moral não significa ter capacidade de escolher, ter autonomia, questionar valores, pensar antes de agir e agir com integridade (DIMENSTEIN,2008:154).
Ética ou Filosofia Moral
A ética é uma disciplina filosófica que se fundamenta nos valores de bem e mal e seu objeto de reflexão são as experiências humanas praticadas (ações) e orientadas por esses valores de bem e mal. A ética é também conhecida como “ciência da conduta” humana em sociedade.
A ética é uma reflexão sobre a ação humana tendo em vista a prática de uma boa ação. A ética como tal não determina o que deve ou não ser feito, visto que ela não é normativa (como a moral), mas apenas orientadora.
A partir do que determina a moral e das atitudes dos seres humanos em vista do que estabelece  a moral, a ética estuda e elabora princípios que direcionam o agir humano futuro. O fim último da ética é a prática do bem e o alcance da felicidade humana.
A ética faz uma análise das atitudes praticas pelo ser humano e, sob o ponto de vista da liberdade e da responsabilidade dentro dos conceitos de bem e mal, ela se dedica também a analisar questões relativas à prática do abordo, eutanásia, pena de morte. E nas últimas décadas, a partir de questões éticas suscitadas pelas experiências das ciências  biomédicas e da engenharia genética, surgiu a bioética, que trata de temas como: doação e transplante de órgãos, a fecundação artificial, aborto, a manipulação genética, a clonagem, os transgênicos  e as células-tronco.
A Bioética é uma ética aplicada, chamada também de “ética prática”, que visa “dar conta” dos conflitos e controvérsias morais implicados pelas práticas no âmbito das Ciências da Vida e da Saúde do ponto de vista de algum sistema de valores. Bioética é o estudo transdisciplinar entre biologia, medicina, filosofia (ética) e direito (biodireito) que investiga as condições necessárias para uma administração responsável da vida humana, animal e responsabilidade ambiental. Considera, portanto, questões onde não há consenso moral como a fertilização in vitro, o aborto, a clonagem, a eutanásia, os transgênicos e as pesquisas com células-tronco, bem como a responsabilidade moral de cientistas em suas pesquisas e suas aplicações.
Fonte:
ARANHA, Maria Lucia de Arruda;MARTINS, Maria Helena Pires. Filosofando: introdução à filosofia. 4 ed., São Paulo:Moderna,2009. P.218-219.
CHAUÍ, Marilene. Iniciação à Filosofia. São Paulo:Ática, 2011.(Ensino Médio). p. 270-271.
CORDI, Cassianoet all. Para Filosofar. 4. ed., São Paulo,2002. p. 61-64.
COTRIM, Gilberto;FERNADES;Mirna. Fundamentos de Filosofia. São Paulo:Saraiva,2010. p. 291-292.
DIMENSTEIN, Gilberto; STRECKER, Heidi;GIANSANTI, Álvaro Cesar. Dez lições de Filosofia  para uma Brasil cidadão. São Paulo: FTD,2008. p. 152-154.
Atividade
1-    A partir do que foi estudado até aqui, explique a importância da moral e da ética na vida em sociedade.
2-    Procure dizer o que é Moral.
3-    E o que é Ética?
4-    O  que significa ter “consciência moral”?
5-    Baseado no texto estudado e usando suas próprias palavras, explique o que é Bioética.
APOSTILA
Pg. 64 ao70 fazer as leituras e atividades.
Atividade complementar:
Leia o livro “Édipo Rei de Sófocles” e escreva um resumo de seu entendimento, também reflita sobre as condições de livre arbítrio e determinismo.
Pesquise o que é:
Heteronomia, Livre-arbítrio e determinismo.




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