GOVERNO
DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA
DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria – Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno ou não.
Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.
As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.
ATIVIDADE
DE LÍNGUA PORTUGUESA- 3ª SÉRIE E.M.
Pesquisar sobre as
Vanguardas Europeias ;
ü Leitura do texto “Os adolescentes e a perigosa
dependência do mundo virtual” (Pág.88 apostila)
ü Responder as questões A,B.C e D (pág 89 apostila)
ü Fazer uma pesquisa sobre os elementos que fazem parte do
artigo de Opinião;
ü Elaborar um artigo de opinião com o tema “Corona Vírus”.
INGLÊS
ARTE
MATEMÁTICA
1)Calcule a distância entre os pontos A e B, sabendo que suas
coordenadas são A (3,5) e B (– 7, – 2).
2)Qual é a distância entre os pontos A e B, em centímetros, sabendo que
suas coordenadas são A = (2,3) e B = (-2,-2)?
a) 41 cm b) 6
cm c) 49 cm d) 41,5 cm
e) 6,4 cm
3)A área do triângulo, cujos vértices são (1, 2), (3, 4) e (4, -1), é
igual a:
a) 6. b)
8. c) 9. d) 10.
e) 12.
4) Calcule a distância entre os pontos dados:
a) A(2,7)
e B(1,4)
b) E(3,-2e
F(3,5)
c) H(-2,-7)
e O(0,0)
d) P(3,-5)
e Q(-3,3)
5)Dado o triângulo isósceles ABC, de base BC, sendo A=(2, p), B=(-1, -1)
e C=(-2, 0). Calcule:
a) seu perímetro;
b) sua altura relativa ao lado BC;
c) sua área.
6) Determine as coordenadas do ponto P, pertencente ao eixo das
abscissas, sabendo que ele é equidistante dos pontos A(3, 5) e B(-1, 7).
7) Determine as coordenadas do ponto P, pertencente à bissetriz dos
quadrantes ímpares, sabendo que ele é equidistante dos pontos A(3, 5) e B(-1,
7). 12) Determine as coordenadas do ponto P, pertencente à bissetriz dos
quadrantes pares, sabendo que ele é equidistante dos pontos A(3,
Atividade II
Pesquise sobre os temas abaixo e realize uma dissertação sobre o tema
contendo, introdução, desenvolvimento e conclusão:
•
Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
•
Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
•
Ponto e reta: distância
FÍSICA
Trabalho
de pesquisa
Realize uma pesquisa
referente aos temas abaixo e depois faça uma dissertação em seu caderno,
contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.
ü Grandezas elétricas;
ü Circuito elétrico;
ü O choque elétrico e
seus efeitos;
ü Magnetismo;
QUÍMICA
Realize uma pesquisa
referente aos temas abaixo e depois faça uma dissertação em seu caderno,
contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.
ü Processo de destilação
fracionada do petróleo;
ü Equilíbrio químico e
velocidade de uma reação química;
BIOLOGIA
HISTÓRIA
GEOGRAFIA
NOME :_________________________________________ANO
:___Data:__ /___/____
1- Realize uma pesquisa sobre
os impactos da pandemia do
corona vírus nas economias Global e Brasileira. (com
referência bibliográficas).
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________
SOCIOLOGIA
Cidadania no Brasil. Constituição Brasileira 1988. ( Direitos civis,
políticos, sociais e humanos)
1 . Faça
uma análise, e
escreva de forma objetiva:
A.
Direitos sociais
B.
Direitos civis
C.
Direitos políticos
D.
Direitos humanos.
2. Faça uma pesquisa : A expansão da cidadania no Brasil para grupos especiais : crianças e
adolescentes, mulheres, e idosos.
Quais documentos garantem esses Direitos
hoje?
3. A partir da análise dos documentos ( Eca, Estatuto do Idoso)
faça uma dissertação argumentando sobre
a efetivação dos Direitos, dê exemplos a partir de fatos (no mínimo 20 linhas).
4. Pesquise sobre os conceitos ;
Autoritarismo e totalitarismos .
Faça um comentário: porque esses tipos de “governo” ameaçam a cidadania? (10 linhas).
Filmes para refletir
: ( documentário: Origem do Brasil) , ( o que é isso companheiro? ,1997,
Brasil\ Estados Unidos, direção de Bruno Barreto.)
FILOSOFIA
O PRECONCEITO EM RELAÇÃO À FILOSOFIA
A filosofia pode ser
interpretada por varias forma, existe varias opinião sobre a filosofia, como o
preconceito que não é algo novo, nem recente, mas sim, algo quem vem deis da
Grécia Antiga.
Alguns dos estudiosos
falam que o preconceito pode ter ocorrido no inicio do século VII a.C. como
Tales de Mileto que foi o primeiro filosofo da historia, sendo um homem
inteligente, curioso e criativo, com isso foi considerado um lunático,
distraído e desligado.
O preconceito em
relação a filosofia, é a ação e o efeito de julgar as coisas sem ter pleno
conhecimento ou antes do tempo apropriado. Um preconceito, portanto, é uma
opinião anterior sobre algo pouco conhecido. O preconceito é uma função da
psique coletiva que sempre opera sob as mesmas normas gerais, mas que, por sua
vez, em cada situação dada apresenta características particulares, pois, todos
tendemos a julgar quando a idéia está à frente de fatos e coisas, porque
adquirimos o hábito de associar todo novo evento a experiências que aconteceram
no passado.
De acordo com o
filósofo Bobbio, o preconceito se constitui de uma opinião errônea que é aceita
passivamente, sem passar pelo crivo do raciocínio, da razão.
Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/20442160
disponível em 18/03/2020.
Pesquisa:
O que é senso comum?
Cite exemplos.
O que é senso crítico?
Cite exemplos
O que é filosofia
como reflexão espontânea?
O que é filosofia
como especialidade acadêmica?
O que significa
preconceito?
Conferir os QRCode da
página 67. (Boteco dos Deuses, Youtube- Sócrates e a Maiêutica, e Sócrates-
filosofo de Atenas).
Faça leitura da página
68, para uma melhor compreensão sobre Sócrates.
Assista ao vídeo:
Platão apologia de Sócrates parte 1 -
E parte 2 -
Agora faça um resumo
sobre seu entendimento e responda a questão da apostila com suas palavras.
“Levado a julgamento,
foi condenado à morte. Como e por que isso aconteceu?”
A FILOSOFIA COMO ATIVIDADE REFLEXIVA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.
A filosofia surge
como a ciência do conhecimento, do questionamento, das reflexões e da
autocrítica. Quando o indivíduo se permite filosofar, ele se permite descobrir
novas idéias e ver as coisas com outra perspectiva.
Essa característica
de ver as coisas com um novo olhar e não acreditar em uma verdade absoluta, mas
sim na relativização, é o que torna a filosofia tão importante para o exercício
da cidadania. O filósofo, quando imerso numa sociedade complexa e
contraditória, reflete de forma crítica para que possa estabelecer sua
liberdade e ajudar no desenvolvimento e melhoria de uma democracia
.
O PENSAMENTO E A
REFLEXÃO
O pensamento é um ato
corriqueiro, singelo, espontâneo, que realizamos descompromissadamente a todo
instante, até mesmo sem perceber. A reflexão, por sua vez, é uma atitude mais
consciente, mais comprometida, que implica pensar mais profundamente sobre um
determinado assunto, repensá-lo, problematizá-lo, submetendo-o à dúvida, à
crítica, à análise, buscando seu verdadeiro significado. Assim, o pensamento
pode ser reflexivo ou não.
Inútil? Útil?
O primeiro
ensinamento filosófico é perguntar: O que é o útil? Para que e para quem algo é útil? O que é o
inútil? Por que e para quem algo é inútil?O senso comum de nossa sociedade
considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos
resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa
expressão “levar vantagem em tudo”. Desse ponto de vista, a Filosofia é
inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil. Não poderíamos, porém,
definir o útil de outra maneira? Platão definia a Filosofia como um saber
verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.
Descartes dizia que a
Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que
os humanos podem alcançar para o uso da vida, aconservação da saúde e a invenção
das técnicas e das artes.Kant afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a
razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer,
tendo como finalidade a felicidade humana. Marx declarou que a Filosofia havia
passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de
conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e
felicidade para todos. Merleau-Ponty escreveu que a Filosofia é um despertar
para ver e mudar nosso mundo.Espinosa afirmou que a Filosofia é um caminho
árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a
liberdade e a felicidade.Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?
Se abandonar a
ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar
pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se
buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil;
se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política
for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes
de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para
todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os
saberes de que os seres humanos são capazes. (MARILENA CHAUÍ).
A Filosofia tem
utilidade? Se sim, qual? Explore o que o texto apresenta e articule-o com a sua
posição.
A CONDIÇÃO ANIMAL COMO PONTO INICIAL NO PROCESSO DE
COMPREENSÃO SOBRE O HOMEM.
O conceito de estado
de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual, os
indivíduos existem isoladamente. Duas foram às principais concepções do estado
de natureza:
1. A CONCEPÇÃO DE
HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos
vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos
ou "o homem lobo do homem". Nesse estado, reina o medo e,
principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos
outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas
duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o
mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não
tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é à força do mais
forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.
RESUMO: o homem é mal
e egoísta por natureza
2. A CONCEPÇÃO DE
ROUSSEAU (no século XVIII), segundo a qual, em estado de natureza, os
indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza
lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo
canto, numa língua generosa e benevolente. Esse estado de felicidade original,
no qual os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando
alguém cerca um terreno e diz: "É meu". A divisão entre o meu e o
teu, isto é, a propriedade privada, dá origem ao estado de sociedade, que
corresponde, agora, ao estado de natureza hobbesiano da guerra de todos contra
todos.
RESUMO: o homem é o
bom selvagem e a civilização que o corrompe
3. A CONCEPÇÃO DE FREUD Para Freud o homem é um
ser de desejo. Sigo com as três instâncias básicas: o id, regido pelo
"princípio do prazer", instância que acompanha o ente humano desde a
sua origem, tinha a função de descarregar as tensões biológicas, é a reserva
inconsciente dos desejos e impulsos de origem genética e voltados para a
preservação e propagação da vida. Para Freud, em grande parte, esses desejos
seriam de caráter sexual, tendo em mira o prazer. O superego, também inconsciente
é gradualmente formado no "Ego". O Superego faz a censura dos
impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao Id, impedindo o indivíduo de
satisfazer plenamente seus instintos e desejos. É o órgão da repressão,
particularmente a repressão sexual. Manifesta-se á consciência indiretamente,
sob a forma da moral, como um conjunto de interdições e de deveres, e por meio
da educação, pela produção da imagem do "Eu ideal", isto é, da pessoa
moral, boa e virtuosa.
O Superego ou censura
desenvolve-se em um período que Freud designa como período de latência, situado
entre os 6 ou 7 anos e o inicio da puberdade ou adolescência. Nesse período,
forma-se nossa personalidade moral e social. O ego é a consciência, ou a
racionalidade. É a menor e mais frágil parte da vida psíquica, subtraída aos
desejos do Id e à repressão do Superego.
Lida com a estimulação que vem tanto da
própria mente como do mundo exterior. Racionaliza em favor do Id, mas é
governado pelo "princípio de realidade", ou seja, a necessidade de
encontrar objetos que possam satisfazer ao Id sem transgredir as exigências do
Superego.
RESUMO: o homem é um
ser de instinto, parcialmente racional e imensamente influenciado pela
inconsciência.
4- NA CONCEPÇÃO DE
SARTRE: o homem é o nada de predisposições, tábula rasa ( não tem nada de
inato) foi lançado ao mundo sem justificativa, não decidiu existir e, por isso,
tem a liberdade absoluta de escolher o homem que deseja ser, isto é, de
fazer-se o homem que corresponde às expectativas do seu próprio projeto de vida.
A existência precede
a essência, ou seja, primeiro o homem nasce, se relaciona com os outros e
depois desenvolve a sua personalidade e o seu ponto de vista sobre a vida. Ou
seja, o homem é aquilo que faz de si mesmo enquanto existe. Nas palavras de Sartre:
O homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida em que se
realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais que sua vida
(SARTRE, 1987, p. 13).
RESUMO: O homem é o
nada a priori e será aquilo que fizer de si mesmo ao longo da sua existência
De: Michel Gustavo de Almeida Silva
Assista ao filme:
PENSE: O QUE NOS
MARCA COMO ANIMAIS DA ESPÉCIE HUMANA? (página 70.)
Discorra sobre o
assunto.
A
LINGUAGEM E A LINGUA COMO CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM A ESPÉCIE HUMANA.
Elabore uma pequena
definição de língua e linguagem, e a partir das consultas realizadas registre
em folha avulsa.
E faça as atividades
da página 71.
PESQUISA:
Qual a importância da
Linguagem?
Qual a origem da
linguagem?
E qual a visão dos
Empiristas e Racionalistas diante da linguagem?
Filme: Helen Keller e
o Milagre de Anne Sullivan The Miracle Worker.
Faça um breve resumo
do filme e aponte como Sullivan venceu seus limites e conseguiu se comunicar.
Você sabia que no
Brasil são faladas mais de 200 línguas?
Hoje no Brasil
existem cerca de 210 línguas. É o país com o oitavo maior número de línguas em
uso!!! A maioria delas é das comunidades indígenas: 180! Você acha muito? É
realmente muita coisa, mas na época do Descobrimento havia muito mais. Eram
1.078. Já pensou? Mas olha só, naquela época também existiam mais índios. Cinco
milhões viviam no Brasil quando os portugueses chegaram. Hoje são apenas 734
mil indígenas.
A partir do ano de
1550, há um tempão, chegaram muitos negros vindos da África. Eles não vieram
por vontade própria, chegaram como escravos, trazidos à força. A escravidão
aconteceu até o ano de 1888, quando foi decretada a Lei Áurea pela princesa
Isabel. Enquanto foi permitida, a escravidão trouxe para cá aproximadamente 3
milhões de africanos, muitas culturas e línguas.
Não podemos esquecer
de outras línguas: italiano, alemão e japonês. Elas chegaram no Brasil com os
imigrantes, que vieram buscar aqui a oportunidade de uma vida melhor. Esses
povos chegaram em maior número no Brasil a partir do ano de 1800. Mas antes
disso, já estavam por aqui portugueses, espanhóis e holandeses.
Somou isso tudo? O
resultado é um povo diverso, que fala, entre tantas outras línguas, o
Nheengatu, o Hunsruckisch e a Gira da Tabatinga. O Zé Plenarinho, que adora
estudar línguas, convida você para conhecer um pouco da história dessas três
línguas!
Lá em São Gabriel da
Cachoeira, no Amazonas, vive o povo indígena Baniwa. A primeira língua que um
indiozinho de lá aprende a falar é o Nheengatu. Essa língua tem uma história
muito interessante. Os missionários da igreja na época da colonização,
responsáveis por catequizar os índios, esforçaram-se para criar uma única língua
indígena para todos os povos. A idéia dos missionários era facilitar a
comunicação. Foi assim que surgiu o Nheengatu. Hoje cerca de duas mil pessoas
falam essa língua no Brasil.
Quer conhecer outra
língua falada no Brasil?! Pois então, fique sabendo do Hunsruckisch (que nome
difícil!!) falado por parte da população do Rio Grande do Sul. Essa língua é
uma mistura de Alemão e Português. E é resultado da chegada dos alemães na
região em 1924.
A Gira da Tabatinga,
língua dos filhos, netos e bisnetos de escravos, ainda é falada no nosso país.
Ela foi passada de pai para filho e é uma importante forma de resistência da
cultura africana.
Curiosidades:
Quer ver como o
Português é uma língua rica, resultado da contribuição e mistura de vários
povos? Lá vai o desafio: de onde vêm as palavras “cutucar”, “bagunça” e
“cochilar”?
Nosso professor Edu
Coruja tem a resposta: “Cutucar” vem da palavra kutúk, que em Tupinambá (uma
língua indígena) significa tocar com objeto pontudo, ferir.
E “bagunça”? Mesmo
não sabendo de onde vem, com certeza você sabe como fazer, não é? Pois fique
sabendo que “bagunça” vem da palavra bulungunza, que em Quicongo (língua
africana) é nada mais, nada menos que desordem, confusão. E “cochilar” também
vem do Quicongo: kushila quer dizer dormir levemente.
Na escola, muitas
vezes inventamos algumas línguas diferentes. Talvez você já tenha experimentado
se comunicar com seus colegas por meio de algum código secreto, como a Língua
do P ou a Língua do I, por exemplo.
Direitos autorais:
Creative Commons - CC BY 3.0
Texto disponível em:
http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2013/10/voce-sabia-que-no-brasil-sao-faladas-mais-de-200-linguas
Acesso em: 12 nov. 2014.
a pergunta 7 de matemática esta incompleta!
ResponderExcluirBoa tarde Efraim ,Tudo bem? Espero que estejam todos bem. Se cuida viu ,se possível permaneçam em casa é de suma importância. Postei no início da página do blog um comentário e vc não visualizou ,peço que por gentileza desconsidere a questão 7 .Desde já agradeço a atenção, foi erro de digitação. Obrigada!
ExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirOlá Boa Tarde , Os Trabalhos É Manu Escrito Ou Pode Ser impresso?
ResponderExcluirBoa tarde! O de matematica manuscrito para entregar.
Excluirnao entendi a materia de
ResponderExcluiringles
Bom Dia!
ResponderExcluirGostaria de saber quando chega a plataforma de estudo da escola.
Erick Venancio Rodrigues
3ºEM C
Caro aluno assim que estiver pronta divulgaremos aqui também, as matérias serão transmitida pela Tv Cultura Educação - Canal aberto.
Excluiros textos de filosofia, são todos pra copiar?
ResponderExcluiros professores de matemática poderiam fazer uma videoaula com passo a passo de como fazer os exercicios, acho que assim tirariam muitas das nossas duvidas.
ResponderExcluirBoa noite Kezia ,estamos caminhando para isto,rsrsrs.Vc esta participando das aulas do aplicativo de centro de midias. A partier da semana que vem teremos mais interatividade .
ExcluirA parte de português parece estar misturada com a parte de história...
ResponderExcluirErick
3º E.M C
não entendo direito as atividades de matemática nem com o professor quase pegando na minha mão pra ensinar, imagine pra eu mesma fazer sozinha em casa..
ResponderExcluirBoa noite Leticia ,qual a sua serie?
ExcluirOlá, ksksks abiguinhos
ResponderExcluir