Atividades voltada para as 3ª Séries do E.M.


GOVERNO DO ESTADO DE SÃO PAULO
SECRETARIA DE ESTADO DA EDUCAÇÃO
Av. Barbacena, 412 – Jardim Alegria – Francisco Morato – SP Telefone: (11) 4608-5513
E. E. JARDIM ALEGRIA II
Caro aluno, todas as atividades (envolvendo perguntas e respostas deverão ser registradas no caderno, exceto se na descrição da atividade o professor tenha solicitado para fazer em uma folha a parte), contudo os textos ficam em caráter  facultativo cabendo o bom senso de te-lo registrado em seu caderno  ou não.

Comentários desrespeitosos e ofensivos serão removidos.

As atualizações de atividades assim como indicação de links para estudo terão início à partir do dia 27/04.

ATIVIDADE DE LÍNGUA PORTUGUESA- 3ª SÉRIE E.M.

Pesquisar sobre as Vanguardas Europeias ;
ü  Leitura do texto “Os adolescentes e a perigosa dependência do mundo virtual” (Pág.88 apostila)
ü   Responder as questões A,B.C e D (pág  89 apostila)
ü   Fazer uma pesquisa sobre os elementos que fazem parte do artigo de Opinião;
ü   Elaborar um artigo de opinião com o tema “Corona Vírus”.

INGLÊS




ARTE




MATEMÁTICA

1)Calcule a distância entre os pontos A e B, sabendo que suas coordenadas são A (3,5) e B (– 7, – 2).

2)Qual é a distância entre os pontos A e B, em centímetros, sabendo que suas coordenadas são A = (2,3) e B = (-2,-2)?
a) 41 cm    b) 6 cm    c) 49 cm   d) 41,5 cm    e) 6,4 cm

3)A área do triângulo, cujos vértices são (1, 2), (3, 4) e (4, -1), é igual a:
a) 6.        b) 8.       c) 9.     d) 10.     e) 12.

4) Calcule a distância entre os pontos dados:
a) A(2,7)  e  B(1,4)
b) E(3,-2e  F(3,5)
c) H(-2,-7)  e  O(0,0)
d) P(3,-5)   e   Q(-3,3)

5)Dado o triângulo isósceles ABC, de base BC, sendo A=(2, p), B=(-1, -1) e C=(-2, 0). Calcule:
a) seu perímetro;
b) sua altura relativa ao lado BC;
c) sua área.

6) Determine as coordenadas do ponto P, pertencente ao eixo das abscissas, sabendo que ele é equidistante dos pontos A(3, 5) e B(-1, 7).

7) Determine as coordenadas do ponto P, pertencente à bissetriz dos quadrantes ímpares, sabendo que ele é equidistante dos pontos A(3, 5) e B(-1, 7). 12) Determine as coordenadas do ponto P, pertencente à bissetriz dos quadrantes pares, sabendo que ele é equidistante dos pontos A(3,


Atividade II

Pesquise sobre os temas abaixo e realize uma dissertação sobre o tema contendo, introdução, desenvolvimento e conclusão:

• Pontos: distância, ponto médio e alinhamento de três pontos
• Reta: equação e estudo dos coeficientes; problemas lineares
• Ponto e reta: distância


FÍSICA

Trabalho de pesquisa

Realize uma pesquisa referente aos temas abaixo e depois faça uma dissertação em seu caderno, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

ü  Grandezas elétricas;
ü  Circuito elétrico;
ü  O choque elétrico e seus efeitos;
ü  Magnetismo;


QUÍMICA

Realize uma pesquisa referente aos temas abaixo e depois faça uma dissertação em seu caderno, contendo introdução, desenvolvimento e conclusão.

ü  Processo de destilação fracionada do petróleo;
ü  Equilíbrio químico e velocidade de uma reação química;


BIOLOGIA



HISTÓRIA




GEOGRAFIA
 Tema: Os impactos da pandemia do  corona vírus nas economias global e  brasileira

 

 NOME :_________________________________________ANO :___Data:__ /___/____

1- Realize uma pesquisa sobre os impactos da pandemia do corona vírus nas economias Global e  Brasileira.       (com referência  bibliográficas).
R:______________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________ 

SOCIOLOGIA

Cidadania  no  Brasil.   Constituição   Brasileira  1988. ( Direitos civis, políticos, sociais e humanos)

1 .   Faça  uma  análise,   e escreva  de forma objetiva: 
A.           Direitos sociais 
B.           Direitos civis
C.           Direitos políticos 
D.           Direitos humanos.


2.  Faça uma  pesquisa  :  A expansão  da cidadania   no Brasil para  grupos especiais :  crianças e adolescentes, mulheres,  e idosos.  Quais documentos garantem  esses Direitos hoje?

3.  A partir da análise  dos  documentos ( Eca, Estatuto do Idoso)  faça uma dissertação   argumentando sobre a efetivação dos Direitos, dê exemplos a partir de fatos (no mínimo 20 linhas).

4. Pesquise sobre os conceitos ; Autoritarismo  e totalitarismos .  Faça um  comentário:  porque  esses tipos  de “governo” ameaçam a cidadania?   (10 linhas).

Filmes para refletir :  ( documentário: Origem do Brasil) , ( o que é isso companheiro? ,1997, Brasil\ Estados Unidos, direção de Bruno  Barreto.)



FILOSOFIA

O PRECONCEITO EM RELAÇÃO À FILOSOFIA
A filosofia pode ser interpretada por varias forma, existe varias opinião sobre a filosofia, como o preconceito que não é algo novo, nem recente, mas sim, algo quem vem deis da Grécia Antiga.
Alguns dos estudiosos falam que o preconceito pode ter ocorrido no inicio do século VII a.C. como Tales de Mileto que foi o primeiro filosofo da historia, sendo um homem inteligente, curioso e criativo, com isso foi considerado um lunático, distraído e desligado.
O preconceito em relação a filosofia, é a ação e o efeito de julgar as coisas sem ter pleno conhecimento ou antes do tempo apropriado. Um preconceito, portanto, é uma opinião anterior sobre algo pouco conhecido. O preconceito é uma função da psique coletiva que sempre opera sob as mesmas normas gerais, mas que, por sua vez, em cada situação dada apresenta características particulares, pois, todos tendemos a julgar quando a idéia está à frente de fatos e coisas, porque adquirimos o hábito de associar todo novo evento a experiências que aconteceram no passado.
De acordo com o filósofo Bobbio, o preconceito se constitui de uma opinião errônea que é aceita passivamente, sem passar pelo crivo do raciocínio, da razão.
Fonte: https://brainly.com.br/tarefa/20442160 disponível em 18/03/2020.

Pesquisa:

O que é senso comum? Cite exemplos.

O que é senso crítico? Cite exemplos

O que é filosofia como reflexão espontânea?

O que é filosofia como especialidade acadêmica?

O que significa preconceito?

Conferir os QRCode da página 67. (Boteco dos Deuses, Youtube- Sócrates e a Maiêutica, e Sócrates- filosofo de Atenas).

Faça leitura da página 68, para uma melhor compreensão sobre Sócrates.

Assista ao vídeo: Platão apologia de Sócrates parte 1 - 

E parte 2 - 

Agora faça um resumo sobre seu entendimento e responda a questão da apostila com suas palavras.
“Levado a julgamento, foi condenado à morte. Como e por que isso aconteceu?”

A FILOSOFIA COMO ATIVIDADE REFLEXIVA E SUA IMPORTÂNCIA PARA O EXERCÍCIO DA CIDADANIA.

A filosofia surge como a ciência do conhecimento, do questionamento, das reflexões e da autocrítica. Quando o indivíduo se permite filosofar, ele se permite descobrir novas idéias e ver as coisas com outra perspectiva.
Essa característica de ver as coisas com um novo olhar e não acreditar em uma verdade absoluta, mas sim na relativização, é o que torna a filosofia tão importante para o exercício da cidadania. O filósofo, quando imerso numa sociedade complexa e contraditória, reflete de forma crítica para que possa estabelecer sua liberdade e ajudar no desenvolvimento e melhoria de uma democracia
.

O PENSAMENTO E A REFLEXÃO

O pensamento é um ato corriqueiro, singelo, espontâneo, que realizamos descompromissadamente a todo instante, até mesmo sem perceber. A reflexão, por sua vez, é uma atitude mais consciente, mais comprometida, que implica pensar mais profundamente sobre um determinado assunto, repensá-lo, problematizá-lo, submetendo-o à dúvida, à crítica, à análise, buscando seu verdadeiro significado. Assim, o pensamento pode ser reflexivo ou não.
Inútil? Útil?
O primeiro ensinamento filosófico é perguntar: O que é o útil?  Para que e para quem algo é útil? O que é o inútil? Por que e para quem algo é inútil?O senso comum de nossa sociedade considera útil o que dá prestígio, poder, fama e riqueza. Julga o útil pelos resultados visíveis das coisas e das ações, identificando utilidade e a famosa expressão “levar vantagem em tudo”. Desse ponto de vista, a Filosofia é inteiramente inútil e defende o direito de ser inútil. Não poderíamos, porém, definir o útil de outra maneira? Platão definia a Filosofia como um saber verdadeiro que deve ser usado em benefício dos seres humanos.
Descartes dizia que a Filosofia é o estudo da sabedoria, conhecimento perfeito de todas as coisas que os humanos podem alcançar para o uso da vida, aconservação da saúde e a invenção das técnicas e das artes.Kant afirmou que a Filosofia é o conhecimento que a razão adquire de si mesma para saber o que pode conhecer e o que pode fazer, tendo como finalidade a felicidade humana. Marx declarou que a Filosofia havia passado muito tempo apenas contemplando o mundo e que se tratava, agora, de conhecê-lo para transformá-lo, transformação que traria justiça, abundância e felicidade para todos. Merleau-Ponty escreveu que a Filosofia é um despertar para ver e mudar nosso mundo.Espinosa afirmou que a Filosofia é um caminho árduo e difícil, mas que pode ser percorrido por todos, se desejarem a liberdade e a felicidade.Qual seria, então, a utilidade da Filosofia?
Se abandonar a ingenuidade e os preconceitos do senso comum for útil; se não se deixar guiar pela submissão às idéias dominantes e aos poderes estabelecidos for útil; se buscar compreender a significação do mundo, da cultura, da história for útil; se conhecer o sentido das criações humanas nas artes, nas ciências e na política for útil; se dar a cada um de nós e à nossa sociedade os meios para serem conscientes de si e de suas ações numa prática que deseja a liberdade e a felicidade para todos for útil, então podemos dizer que a Filosofia é o mais útil de todos os saberes de que os seres humanos são capazes. (MARILENA CHAUÍ).


A Filosofia tem utilidade? Se sim, qual? Explore o que o texto apresenta e articule-o com a sua posição.

A CONDIÇÃO ANIMAL COMO PONTO INICIAL NO PROCESSO DE COMPREENSÃO SOBRE O HOMEM.
O conceito de estado de natureza tem a função de explicar a situação pré-social na qual, os indivíduos existem isoladamente. Duas foram às principais concepções do estado de natureza:

1. A CONCEPÇÃO DE HOBBES (no século XVII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados e em luta permanente, vigorando a guerra de todos contra todos ou "o homem lobo do homem". Nesse estado, reina o medo e, principalmente, o grande medo: o da morte violenta. Para se protegerem uns dos outros, os humanos inventaram as armas e cercaram as terras que ocupavam. Essas duas atitudes são inúteis, pois sempre haverá alguém mais forte que vencerá o mais fraco e ocupará as terras cercadas. A vida não tem garantias; a posse não tem reconhecimento e, portanto, não existe; a única lei é à força do mais forte, que pode tudo quanto tenha força para conquistar e conservar.
RESUMO: o homem é mal e egoísta por natureza

2. A CONCEPÇÃO DE ROUSSEAU (no século XVIII), segundo a qual, em estado de natureza, os indivíduos vivem isolados pelas florestas, sobrevivendo com o que a Natureza lhes dá, desconhecendo lutas e comunicando-se pelo gesto, pelo grito e pelo canto, numa língua generosa e benevolente. Esse estado de felicidade original, no qual os humanos existem sob a forma do bom selvagem inocente, termina quando alguém cerca um terreno e diz: "É meu". A divisão entre o meu e o teu, isto é, a propriedade privada, dá origem ao estado de sociedade, que corresponde, agora, ao estado de natureza hobbesiano da guerra de todos contra todos.
RESUMO: o homem é o bom selvagem e a civilização que o corrompe

3.  A CONCEPÇÃO DE FREUD Para Freud o homem é um ser de desejo. Sigo com as três instâncias básicas: o id, regido pelo "princípio do prazer", instância que acompanha o ente humano desde a sua origem, tinha a função de descarregar as tensões biológicas, é a reserva inconsciente dos desejos e impulsos de origem genética e voltados para a preservação e propagação da vida. Para Freud, em grande parte, esses desejos seriam de caráter sexual, tendo em mira o prazer. O superego, também inconsciente é gradualmente formado no "Ego". O Superego faz a censura dos impulsos que a sociedade e a cultura proíbem ao Id, impedindo o indivíduo de satisfazer plenamente seus instintos e desejos. É o órgão da repressão, particularmente a repressão sexual. Manifesta-se á consciência indiretamente, sob a forma da moral, como um conjunto de interdições e de deveres, e por meio da educação, pela produção da imagem do "Eu ideal", isto é, da pessoa moral, boa e virtuosa.
O Superego ou censura desenvolve-se em um período que Freud designa como período de latência, situado entre os 6 ou 7 anos e o inicio da puberdade ou adolescência. Nesse período, forma-se nossa personalidade moral e social. O ego é a consciência, ou a racionalidade. É a menor e mais frágil parte da vida psíquica, subtraída aos desejos do Id e à repressão do Superego.
 Lida com a estimulação que vem tanto da própria mente como do mundo exterior. Racionaliza em favor do Id, mas é governado pelo "princípio de realidade", ou seja, a necessidade de encontrar objetos que possam satisfazer ao Id sem transgredir as exigências do Superego.
RESUMO: o homem é um ser de instinto, parcialmente racional e imensamente influenciado pela inconsciência.

4- NA CONCEPÇÃO DE SARTRE: o homem é o nada de predisposições, tábula rasa ( não tem nada de inato) foi lançado ao mundo sem justificativa, não decidiu existir e, por isso, tem a liberdade absoluta de escolher o homem que deseja ser, isto é, de fazer-se o homem que corresponde às expectativas do seu próprio projeto de vida.
A existência precede a essência, ou seja, primeiro o homem nasce, se relaciona com os outros e depois desenvolve a sua personalidade e o seu ponto de vista sobre a vida. Ou seja, o homem é aquilo que faz de si mesmo enquanto existe. Nas palavras de Sartre: O homem nada mais é do que o seu projeto; só existe na medida em que se realiza; não é nada além do conjunto de seus atos, nada mais que sua vida (SARTRE, 1987, p. 13).

RESUMO: O homem é o nada a priori e será aquilo que fizer de si mesmo ao longo da sua existência
 De: Michel Gustavo de Almeida Silva

Assista ao filme:
PENSE: O QUE NOS MARCA COMO ANIMAIS DA ESPÉCIE HUMANA? (página 70.)
Discorra sobre o assunto.

 A LINGUAGEM E A LINGUA COMO CARACTERÍSTICAS QUE IDENTIFICAM A ESPÉCIE HUMANA.

Elabore uma pequena definição de língua e linguagem, e a partir das consultas realizadas registre em folha avulsa.
E faça as atividades da página 71.

PESQUISA:
Qual a importância da Linguagem?

Qual a origem da linguagem?

E qual a visão dos Empiristas e Racionalistas diante da linguagem?

Filme: Helen Keller e o Milagre de Anne Sullivan The Miracle Worker.
Faça um breve resumo do filme e aponte como Sullivan venceu seus limites e conseguiu se comunicar.

Você sabia que no Brasil são faladas mais de 200 línguas?

Hoje no Brasil existem cerca de 210 línguas. É o país com o oitavo maior número de línguas em uso!!! A maioria delas é das comunidades indígenas: 180! Você acha muito? É realmente muita coisa, mas na época do Descobrimento havia muito mais. Eram 1.078. Já pensou? Mas olha só, naquela época também existiam mais índios. Cinco milhões viviam no Brasil quando os portugueses chegaram. Hoje são apenas 734 mil indígenas.
A partir do ano de 1550, há um tempão, chegaram muitos negros vindos da África. Eles não vieram por vontade própria, chegaram como escravos, trazidos à força. A escravidão aconteceu até o ano de 1888, quando foi decretada a Lei Áurea pela princesa Isabel. Enquanto foi permitida, a escravidão trouxe para cá aproximadamente 3 milhões de africanos, muitas culturas e línguas.
Não podemos esquecer de outras línguas: italiano, alemão e japonês. Elas chegaram no Brasil com os imigrantes, que vieram buscar aqui a oportunidade de uma vida melhor. Esses povos chegaram em maior número no Brasil a partir do ano de 1800. Mas antes disso, já estavam por aqui portugueses, espanhóis e holandeses.
Somou isso tudo? O resultado é um povo diverso, que fala, entre tantas outras línguas, o Nheengatu, o Hunsruckisch e a Gira da Tabatinga. O Zé Plenarinho, que adora estudar línguas, convida você para conhecer um pouco da história dessas três línguas!
Lá em São Gabriel da Cachoeira, no Amazonas, vive o povo indígena Baniwa. A primeira língua que um indiozinho de lá aprende a falar é o Nheengatu. Essa língua tem uma história muito interessante. Os missionários da igreja na época da colonização, responsáveis por catequizar os índios, esforçaram-se para criar uma única língua indígena para todos os povos. A idéia dos missionários era facilitar a comunicação. Foi assim que surgiu o Nheengatu. Hoje cerca de duas mil pessoas falam essa língua no Brasil.
Quer conhecer outra língua falada no Brasil?! Pois então, fique sabendo do Hunsruckisch (que nome difícil!!) falado por parte da população do Rio Grande do Sul. Essa língua é uma mistura de Alemão e Português. E é resultado da chegada dos alemães na região em 1924.
A Gira da Tabatinga, língua dos filhos, netos e bisnetos de escravos, ainda é falada no nosso país. Ela foi passada de pai para filho e é uma importante forma de resistência da cultura africana.

Curiosidades:
Quer ver como o Português é uma língua rica, resultado da contribuição e mistura de vários povos? Lá vai o desafio: de onde vêm as palavras “cutucar”, “bagunça” e “cochilar”?
Nosso professor Edu Coruja tem a resposta: “Cutucar” vem da palavra kutúk, que em Tupinambá (uma língua indígena) significa tocar com objeto pontudo, ferir.
E “bagunça”? Mesmo não sabendo de onde vem, com certeza você sabe como fazer, não é? Pois fique sabendo que “bagunça” vem da palavra bulungunza, que em Quicongo (língua africana) é nada mais, nada menos que desordem, confusão. E “cochilar” também vem do Quicongo: kushila quer dizer dormir levemente.
Na escola, muitas vezes inventamos algumas línguas diferentes. Talvez você já tenha experimentado se comunicar com seus colegas por meio de algum código secreto, como a Língua do P ou a Língua do I, por exemplo.
Direitos autorais: Creative Commons - CC BY 3.0
Texto disponível em: http://www.ebc.com.br/infantil/ja-sou-grande/2013/10/voce-sabia-que-no-brasil-sao-faladas-mais-de-200-linguas Acesso em: 12 nov. 2014.






15 comentários:

  1. a pergunta 7 de matemática esta incompleta!

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    1. Boa tarde Efraim ,Tudo bem? Espero que estejam todos bem. Se cuida viu ,se possível permaneçam em casa é de suma importância. Postei no início da página do blog um comentário e vc não visualizou ,peço que por gentileza desconsidere a questão 7 .Desde já agradeço a atenção, foi erro de digitação. Obrigada!

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  2. Este comentário foi removido pelo autor.

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  3. Olá Boa Tarde , Os Trabalhos É Manu Escrito Ou Pode Ser impresso?

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  4. Bom Dia!
    Gostaria de saber quando chega a plataforma de estudo da escola.

    Erick Venancio Rodrigues
    3ºEM C

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    1. Caro aluno assim que estiver pronta divulgaremos aqui também, as matérias serão transmitida pela Tv Cultura Educação - Canal aberto.

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  5. os textos de filosofia, são todos pra copiar?

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  6. os professores de matemática poderiam fazer uma videoaula com passo a passo de como fazer os exercicios, acho que assim tirariam muitas das nossas duvidas.

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    1. Boa noite Kezia ,estamos caminhando para isto,rsrsrs.Vc esta participando das aulas do aplicativo de centro de midias. A partier da semana que vem teremos mais interatividade .

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  7. A parte de português parece estar misturada com a parte de história...

    Erick
    3º E.M C

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  8. não entendo direito as atividades de matemática nem com o professor quase pegando na minha mão pra ensinar, imagine pra eu mesma fazer sozinha em casa..

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